Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos conhecerão os animais e plantas em risco de extinção que habitam o bioma da região em que a comunidade escolar está inserida. Também conhecerão as características do bioma, hábitos e habitat dos animais e plantas, para, posteriormente, promover atos de conscientização voltados para a preservação dos mesmos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos já devem ter noções de:
-
Conceito de plantas;
-
Conceito de animais;
-
Conceito de região;
-
Conceito de extinção.
Estratégias e recursos da aula
Etapa 1: Conhecer as espécies da região
Dividir a classe em duas equipes e solicitar que, junto à comunidade, façam um levantamento das espécies de animais e plantas que existem na região, sendo que uma equipe fica responsável pelas plantas e outra pelos animais. Se possível, que os alunos fotografem os exemplares ou busquem imagens na internet.
Em seguida, no laboratório de informática, solicitar que os alunos, busquem informações sobre os exemplares que encontraram: nome(s) populares e nome científico, características principais, habitat, reprodução, alimentação, etc. A partir desta pesquisa, os alunos confeccionarão fichas informativas sobre cada um, contendo estas informações encontradas e as fotografias que fizeram ou imagens encontradas na internet. Estas fichas deverão ser confeccionadas em cartolina ou papel-cartão e, se possível, plastificadas, para que possam ser manuseadas sem risco de desgaste. Um bom modelo de ficha informativa seria as cartas do jogo Super Trunfo, que o aluno pode confeccionar:

Imagens Super Trunfo: http://virtude-ag.com/prod-super-rg-guainumbi/
Etapa 2: Estudar conceitos ecológicos
Preparar e executar uma aula expositiva sobre os conceitos: ecologia, espécie, bioma, habitat, preservação, conservação, extinção, a fim de assegurar que compreendam o que estará sendo discutido com a turma;
Obs: deter-se no conceito de “extinção” e seus níveis (extinto, extinto na natureza, em perigo, ameaçados, vulnerável, etc.): pode-se pesquisar sobre esses critérios de classificação nos seguintes sites:
http://www.biodiversitas.org.br/florabr/criterios.asp
http://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf
Etapa 3: Identificar as espécies em risco de extinção
Pedir aos alunos que classifiquem os animais e plantas entre risco de extinção e os que não estão em risco, escrevendo seus nomes em um cartaz de papel metro branco, fixando-o na parede da classe. Para realizar esta classificação, o aluno pode, juntamente com o professor, consultar o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Separar entre os alunos as fichas (pode ser individual ou em grupos), pra que pesquisem na internet a situação de cada animal ou planta atualmente: se em risco de extinção ou não, causas e consequências de sua extinção, e sugestões do que fazer para preservá-los. O professor, para esta atividade, deve dar alguns dias de prazo para que os alunos realizem-na, tendo em vista que as informações deverão ser pesquisadas em sites ou livros.
Realizar o momento de socialização dos resultados das pesquisas na classe. Iniciar um debate acerca das causas e consequências da extinção das espécies pesquisadas. A partir deste momento, levar a turma a perceber a necessidade de comunicação da situação atual das espécies para a comunidade, a fim de que se sintam também responsáveis pela preservação.
Etapa 4: Comunicação dos resultados
Organizar com os alunos uma feira ou exposição dos animais e plantas da região, com um destaque especial aos que se encontram em risco de extinção;
A exposição pode ser organizada com o uso de fotos, vídeos e painéis expondo o trabalho dos alunos.
Atentar para as apresentações, cuidando para que os mesmos tenham claro o que apresentar, de que maneira etc. Os alunos devem atentar-se para não falar de maneira geral e sim, especificamente referir-se ao local em que se encontra a comunidade.
Observação: As etapas não representam aulas ou dias. Cada uma pode durar vários dias, ou mesmo, apenas um.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor avaliará os alunos de acordo com sua atuação durante as atividades. Perguntas como: o aluno deixou-se envolver pelo tema da aula? O aluno se interessou em realizar as atividades? Demonstrou aquisição de conhecimento através de comentários e sugestões sobre as atividades?
Também deverá ser promovido um momento de auto-avaliação. Caso os alunos não tenham hábito de se auto-avaliar, o professor poderá utilizar uma ficha de orientação, ou até mesmo promover um momento coletivo para isso, afim de que se discutam o desempenho individual e do grupo.