Professoras ?NGELA, LUZANI
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
- Analisar as causas e consequ?ncias do problema da fome sob diversos pontos de vista (pol?tico, ?tico, social etc). - Posicionar-se diante do problema sob o ponto de vista social, econ?mico, pol?tico e outros, assumindo a responsabilidade individual e cobrando a responsabilidade de governantes e outros que possuem mecanismos institucionais capazes de transforma??o das condi??es desumanas ora vivenciadas. - Identificar quest?es locais adotando atitudes favor?veis a sua resolu??o.
Modelos econ?micos de produ??o:
.
Atividade 1:
- Pesquisa no laborat?rio de inform?tica: em duplas ou grupos os alunos v?o realizar pesquisa pr?via sobre os temas indicados (feudalismo, socialismo e capitalismo);
- Orienta??o pr?via da pesquisa e verifica??o do cumprimento das regras a sere m seguidas para atividades no LABIN (Laborat?rio de Inform?tica).
- Divida os alunos em grupos com quatro (04) ou se a sua escola disp?e de laborat?rio bem equipado ser? interessante se cada aluno estiver , individualmente, fazendo sua pr?pria pesquisa;
- Roteiro de orienta??o para os alunos utilizarem no momento da pesquisa;
Sites apresentados previamente aos alunos (para que os grupos pesquisem em fontes distintas):
http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao
http://www.portaldaeconomia.com.br/artigos/socialismo-capitalismo/ocapitalismo_fim.html
http://www.slideshare.net/camos72/karl-marx-e-a-histria-da-explorao-atualizado
http://www.slideshare.net/demetriosobrinho/modos-de-produo
?
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/a-formacao-sociologia.htm
?
Atividade 2
- Estudo de textos pelos grupos de alunos em sala de aula cujo tema sejam os cl?ssicos da sociologia, para que os alunos compreendam o porqu? de determinadas formas de pensar e agir observadas hoje, relacionando assim a teoria ? pr?tica vivenciada.
- Discuss?o com os alunos sobre a pesquisa e sistematiza??o das defini??es estudadas em sala de aula por todo o grupo, com a media??o docente.
Refer?ncias(textos):
- Textos:
- Jornal Mundo Jovem: http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-02-2010.php
-ARANHA, Maria L?cia A. Filosofando.: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/Sociologia_no_Ensino_M%C3%A9dio/Propostas_tem%C3%A1ticas/Rela%C3%A7%C3%A3o_indiv%C3%ADduo_e_sociedade
- Refer?ncia para fundamenta??o do PROFESSOR.
- Os textos, que cont?m conte?dos distintos, ser?o lidos por pequenos grupos (no m?ximo de quatro componentes) e para estimular essa atividade, os grupos dever?o socializar a ideia central para o restante da turma (essa atividade faz com que os alunos realmente leiam e compreendam, j? que precisam comunicar seu conhecimento a outrem).
- os alunos assistir?o ao filme com a orienta??o de observarem atentamente os aspectos abordados no filme que j? tenham sido objeto de estudo nas aulas;
Atividade 3:
-Exibi??o do filme "Amor sem fronteiras" - http://www.baixefilmesgratis.org/2010/02/download-filme-amor-sem-fronteiras-dublado.html;
Outros filmes sugeridos:
* Fome no mundo! Ser? se isso acabar?? - http://www.youtube.com/watch?v=Hwu1floRDmk
*T? Chovendo Hamburger - http://www.baixeaquigratis.net/download-filme-ta-chovendo-hamburger-dublado
?
-T?cnica para explora??o do filme: GVGO - grupo de verbaliza??o e grupo de observa??o: a classe ser? dividida em dois grupos com fun??es definidas (um grupo ir? verbalizar e outro observar, anotando); ap?s 20 min. os pap?is se invertem, para que todos tenham a oportunidade de participar;
-Discuss?o sobre os conhecimentos adquiridos com os estudos e a din?mica, e complementa??o do docente, ampliando a vis?o dos educandos para aspectos que tenham sido omitidos e ressaltando a import?ncia de se estudar a teoria para melhor compreens?o das rela??es humanas e ado??o de determinado modelo econ?mico.
Exibi??o do v?deo sobre a fome no Brasil:
http://www.brasilescola.com/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm
Reflex?es sobre o v?deo:
Divis?o da turma em equipes de quatro (04) alunos para analisarem o problema da fome na perspectiva local. Os grupos poder?o aprofundar sua pesquisa em dados da realidade e apresentar de forma expressiva (com m?sica, dramatiza??o, painel com imagens etc).
Apresenta??o de alguns dados sobre a fome (ap?s as apresenta??es dos alunos) dispon?veis no link abaixo (do Portal do Professor):
Conclus?o:
Ap?s as apresenta??es, discuss?o sobre o que aprenderam com o estudo da tem?tica, se houve alguma modifica??o na maneira de ver e agir no mundo e que proposta de a??o consideram vi?vel para, se n?o resolver, pelo menos amenizar as graves quest?es sociais que assolam o nosso Pa?s e o mundo.
-Livros e revistas da biblioteca. -Computadores do LABIN. -X?rox dos textos pesquisados. -DVD e TV. -Data show.
- Roda reflexiva para an?lise dos pontos comuns e divergentes observados nas apresenta??es dos grupos.
- Leitura dos relat?rios produzidos verificando a coer?ncia entre as discuss?es e os estudos te?ricos realizados.
- Avalia??o oral das atividades desenvolvidas e aprendizagens proporcionadas.