Portal do Professor

Início do Conteúdo

"Voc? tem fome de qu??" - Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais

Autor e Co-autor(es)

Luzani Cardoso Barros imagem do usuário

DIANOPOLIS - TO NTE - DIANOPOLIS

Professoras ?NGELA, LUZANI

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Ensino M?dio Sociologia Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar as causas e consequ?ncias do problema da fome sob diversos pontos de vista (pol?tico, ?tico, social etc). - Posicionar-se diante do problema sob o ponto de vista social, econ?mico, pol?tico e outros, assumindo a responsabilidade individual e cobrando a responsabilidade de governantes e outros que possuem mecanismos institucionais capazes de transforma??o das condi??es desumanas ora vivenciadas. - Identificar quest?es locais adotando atitudes favor?veis a sua resolu??o.

Duração das atividades

5h/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modelos econ?micos de produ??o:

  • defini??o de modelo econ?mico;
  • como se caracteriza cada um dos modelos econ?micos (feudalismo, socialismo e capitalismo) quanto ?s classes sociais; formas de trabalho; distribui??o dos bens produzidos; acesso ? educa??o e outros benef?cios sociais.

.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

- Pesquisa no laborat?rio de inform?tica: em duplas ou grupos os alunos v?o realizar pesquisa pr?via sobre os temas indicados (feudalismo, socialismo e capitalismo);

- Orienta??o pr?via da pesquisa e verifica??o do cumprimento das regras a sere m seguidas para atividades no LABIN (Laborat?rio de Inform?tica).

- Divida os alunos em grupos com quatro (04) ou se a sua escola disp?e de laborat?rio bem equipado ser? interessante se cada aluno estiver , individualmente, fazendo sua pr?pria pesquisa;

- Roteiro de orienta??o para os alunos utilizarem no momento da pesquisa;

  • Quanto aos Modos de Produ??o feudal, socialista e capitalista pesquise:
  1. Rela??es de trabalho (como acontece; de que forma o trabalhador ? remunerado; h? explora??o do trabalhador?).
  2. Propriedade dos fatores de produ??o (de quem s?o a terra e os instrumentos de produ??o?)
  3. H? produ??o de excedente nesse modo de produ??o? Como isso ocorre? Que consequ?ncias tem para o trabalhador e para o patr?o?
  4. Como a sociedade est? organizada em cada um dos modos de produ??o pesquisados?
  5. H? rela??o entre o modo de produ??o e a organiza??o da sociedade?
  6. Identifique em que lugares do mundo existiram ou est?o em pr?tica os modos de produ??o estudados.
  7. Descreva como, em cada um dos modos de produ??o, as pessoas s?o assistidas quanto a: sa?de, educa??o, seguran?a, alimenta??o, emprego e outros quest?es sociais.
  8. A partir da pesquisa explique qual o modo de produ??o vivenciado no Brasil e quais as consequ?ncias do mesmo para a sociedade brasileira.
  9. Para o grupo, qual o modo de produ??o que mais se adequaria a uma sociedade menos desigual socialmente? Ou indiquem uma alternativa vi?vel para uma organiza??o social que se caracterizasse pelo equil?brio social. Explique a sua resposta.
  10. Organizem uma apresenta??o das conclus?es obtidas pelo grupo durante a pesquisa, para ser realizada na sala de aula, utilizando uma das sugest?es seguintes: utiliza??o de um editor de apresenta??o (impress, power point, movie maker ou outro); uso de um filme pesquisado em alguns dos sites indicados; uso de um esquema ou mapa conceitual com as conclus?es do grupo.

Sites apresentados previamente aos alunos (para que os grupos pesquisem em fontes distintas):

http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao

 

 

http://www.portaldaeconomia.com.br/artigos/socialismo-capitalismo/ocapitalismo_fim.html

 

http://www.slideshare.net/camos72/karl-marx-e-a-histria-da-explorao-atualizado

http://www.slideshare.net/demetriosobrinho/modos-de-produo

?

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/a-formacao-sociologia.htm

?

Atividade 2

- Estudo de textos pelos grupos de alunos em sala de aula cujo tema sejam os cl?ssicos da sociologia, para que os alunos compreendam o porqu? de determinadas formas de pensar e agir observadas hoje, relacionando assim a teoria ? pr?tica vivenciada.

- Discuss?o com os alunos sobre a pesquisa e sistematiza??o das defini??es estudadas em sala de aula por todo o grupo, com a media??o docente.

Refer?ncias(textos):

- Textos:

- Jornal Mundo Jovem: http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-02-2010.php

-ARANHA, Maria L?cia A. Filosofando.: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html

   http://pt.wikibooks.org/wiki/Sociologia_no_Ensino_M%C3%A9dio/Propostas_tem%C3%A1ticas/Rela%C3%A7%C3%A3o_indiv%C3%ADduo_e_sociedade

  - Refer?ncia para fundamenta??o do PROFESSOR.

- Os textos, que cont?m conte?dos distintos, ser?o lidos por pequenos grupos (no m?ximo de quatro componentes) e para estimular essa atividade, os grupos dever?o socializar a ideia central para o restante da turma (essa atividade faz com que os alunos realmente leiam e compreendam, j? que precisam comunicar seu conhecimento a outrem).

- os alunos assistir?o ao filme com a orienta??o de observarem atentamente os aspectos abordados no filme que j? tenham sido objeto de estudo nas aulas;

Atividade 3:

-Exibi??o do filme "Amor sem fronteiras"  - http://www.baixefilmesgratis.org/2010/02/download-filme-amor-sem-fronteiras-dublado.html;

Outros filmes sugeridos:

* Fome no mundo! Ser? se isso acabar?? - http://www.youtube.com/watch?v=Hwu1floRDmk

*T? Chovendo Hamburger - http://www.baixeaquigratis.net/download-filme-ta-chovendo-hamburger-dublado

?

-T?cnica para explora??o do filme: GVGO -  grupo de verbaliza??o e grupo de observa??o: a classe ser? dividida em dois grupos com fun??es definidas (um grupo ir? verbalizar e outro observar, anotando); ap?s 20 min. os pap?is se invertem, para que todos tenham a oportunidade de participar;

-Discuss?o sobre os conhecimentos adquiridos com os estudos e a din?mica, e complementa??o do docente, ampliando a vis?o dos educandos para aspectos que tenham sido omitidos e ressaltando a import?ncia de se estudar a teoria para melhor compreens?o das rela??es humanas e ado??o de determinado modelo econ?mico.

Exibi??o do v?deo sobre a fome no Brasil:

http://www.brasilescola.com/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm

Reflex?es sobre o v?deo:

  • semelhan?as e diferen?as entre o filme e as informa??es  contidas no site;
  • quais os objetivos de cada um?
  • a forma de comunicar a quest?o da fome cumpriu melhor o seu papel em algum dos materiais? Por qu?? Explique.

Divis?o da turma em equipes de quatro (04) alunos para analisarem o problema da fome na perspectiva local. Os grupos poder?o aprofundar sua pesquisa em dados da realidade e apresentar de forma expressiva (com m?sica, dramatiza??o, painel com imagens etc).

Apresenta??o de alguns dados sobre a fome (ap?s as apresenta??es dos alunos) dispon?veis no link abaixo (do Portal do Professor):

http://www.ecodebate.com.br/2009/10/15/relatorio-da-onu-adverte-que-seculo-21-podera-ser-seculo-da-fome/

Conclus?o:

Ap?s as apresenta??es, discuss?o sobre o que aprenderam com o estudo da tem?tica, se houve alguma modifica??o na maneira de ver e agir no mundo e que proposta de a??o consideram vi?vel para, se n?o resolver, pelo menos amenizar as graves quest?es sociais que assolam o nosso Pa?s e o mundo.

Recursos Complementares

-Livros e revistas da biblioteca. -Computadores do LABIN. -X?rox dos textos pesquisados. -DVD e TV. -Data show.

Avaliação

- Roda reflexiva para an?lise dos pontos comuns e divergentes observados nas apresenta??es dos grupos.

- Leitura dos relat?rios produzidos verificando a coer?ncia entre as discuss?es e os estudos te?ricos realizados.

- Avalia??o oral das atividades desenvolvidas e aprendizagens proporcionadas.