Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como fazer um bom resumo?

Autor e Co-autor(es)

Denis Leandro Francisco imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Localizar e distinguir, em um mesmo texto, as id?ias principais e as secund?rias;

2) Depreender o tema de um texto;

3) Perceber a ideia central de um texto;

4) Desenvolver a capacidade de s?ntese;

5) Produzir textos menores a partir de um texto fonte maior, contemplando suas ideias principais;

6) Construir/aprimorar concep??o de resumo;

7) Refletir sobre e praticar estrat?gias para elabora??o de resumos.

Duração das atividades

3 aulas (50 minutos cada).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1) Dom?nio das habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1: 50 minutos

PROFESSOR, anote no quadro as seguintes perguntas:

RESUMO

O que ??

Para que serve?

Quem usa?

Como podemos fazer um bom resumo?

PROFESSOR, em seguida, pe?a para os alunos anotarem as perguntas em seus cadernos e tentarem respond?-las com base em suas experi?ncias, seus contatos com esse g?nero textual. Pe?a para alguns deles lerem suas respostas, em voz alta, para a turma e incentive-os a opinarem sobre as ideias que os colegas apresentaram sobre o resumo.

ATIVIDADE TEXTO 1

Agora, ? hora de ler um pouco sobre resumo. Apresente aos alunos o Texto 1:http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/producaotextos/resumo_nbr6028.htm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Pe?a aos alunos que:

1) Durante a leitura do texto, localizem e grifem as ideias principais de uma cor e as secund?rias de outra;

2) Ap?s a leitura do texto, interpretem as partes grifadas: eles ter?o que traduzir de forma breve (sem repetir as frases do texto lido) o que leram (ou seja, organizar, em forma de esquemas, a sua compreens?o do que foi lido).

PROFESSOR, essa pr?tica ajuda na identifica??o, interpreta??o e compreens?o do texto, bem como oferece uma forte no??o de como o texto se organiza. Al?m disso, o aluno precisa ter claro que o RESUMO n?o ? uma c?pia resumida, mas um novo texto que traz as ideias principais de outro texto maior e reflete a COMPREENS?O DE UMA LEITURA FEITA.

Feitas a leitura e a atividade, verifique, com os alunos, se eles perceberam diferen?as entre os conceitos que eles tinham de resumo antes de ler um pouco sobre esse g?nero e agora que eles j? conhecem mais sobre ele. Proponha perguntas como as que se seguem OU PE?A QUE ELES ELABOREM SUAS PR?PRIAS PERGUNTAS, EXPRESSANDO AS D?VIDAS EXISTENTES OU AS CURIOSIDADES.

ROTEIRO Texto 1:

1) O que voc? achou da defini??o da ABNT para "resumo"?

2) Essa defini??o era parecida com a sua? Em que elas se aproximam e em que elas se diferenciam?

3) O texto lido te ajuda a responder ?s 4 primeiras perguntas (escritas no quadro) sobre resumo? Tente indicar quais s?o as respostas da ABNT para essas 4 perguntas.

AULA 2: 50 minutos

PROFESSOR, agora, apresente aos alunos alguns exemplos reais de resumos. Voc? pode trazer resumos para a sala de aula: resumos de apresenta??es em congressos, resumos de livros, etc. Pe?a para eles analisarem os resumos a seguir:

Resumo 1: http://bibliotec a.universia.net/html_b ura/ficha/params/id/12 729557.html. [Acesso em: 30 ago . 2009].

Resumo 2:

 

ROTEIRO Resumo 1:

PROFESSOR, pe?a ao s alunos que:

1) Leiam o resumo 1 e observem como ele ? constru?do - como ? a linguagem utilizada? a forma de organiza??o do texto?

2) Identifiquem a quem se destina esse resumo (qual o p?blico-alvo do texto);

3) Avaliem se o resumo est? bem feito , se ? adequado ? situa??o comunicativa a que pertence.

ROTEIRO Resumo 2:

PROFESSOR, pe?a aos alunos que:

1) Leiam o resumo 2 e observem como ele ? constru?do - como ? a linguagem utilizada? a forma de organiza??o do texto?

2) Identifiquem a quem se destina esse resumo (qual o p?blico-alvo do texto);

3) Avaliem se o resumo est? bem feito, se ? adequado ? situa??o comunicativa a que pertence;

5) Comparem o resumo 1 com o resumo 2 e respondam:

a) Quais as diferen?as entre esses dois resumos?

b) Quais os seus pontos em comum?

c) Onde esses resumos foram publicados?

d) Qual, em sua opini?o, est? melhor elaborado?

AULA 3: 50 minutos

PROFESSOR, agora  ? hora de os alunos botarem a m?o na massa, digo, no resumo!

Apresente a eles o texto 2;Texto 2: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/08/24/ult4432u2399.jhtm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Pe?a aos alunos que leiam o texto. Chame a aten??o deles para o fato de esse texto j? estar dividido em partes e que cada uma delas apresenta uma informa??o diferente da outra, ao mesmo tempo em que acrescenta uma ideia nova ? parte anterior, dando progress?o ao texto. Proponha o seguinte exerc?cio de pr?tica textual:

1) Voc? foi convidado para participar de um concurso para ser "Rep?rter J?nior por um dia" em um importante jornal de circula??o nacional.

? parte do concurso reescrever uma mat?ria lida, mantendo as informa??es mais importantes do texto original, mas dando outro t?tulo ao seu texto. Outro detalhe: nesse jornal, voc? ter? menos espa?o para escrever o seu texto (apenas 15 linhas!), ent?o, voc? ter? que fazer um ?timo resumo se quiser mostrar que voc? pode ser um bom rep?rter j?nior! Seu resumo dever? apresentar, de forma breve e clara, as principais ideias de cada uma das tr?s partes que comp?em a mat?ria original. M?os ? obra!

Recursos Complementares

Aqui h? mais informa??es sobre resumos e, inclusive, um pequeno v?deo sobre como fazer um resumo para uma apresenta??o oral! (voc?, aluno, pode aprender com esse v?deo estrat?gias e t?cnicas para melhorar as apresenta??es de seus trabalhos em sala de aula, em grupo ou individualmente).

http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm. [Acesso em: 30 ago. 2009].

http://www.slideshare.net/dzornoff/como-fazer-um-bom-resumo-de-sua-publicao. [Acesso em: 30 ago. 2009].

 

Avaliação

Caro professor, n?o se esque?a que a avalia??o ? uma oportunidade para os alunos mostrarem o que e como aprenderam.

Apresente aos alunos o Texto 2: http://cienciahoje.uol.com.br/151844. [Acesso em: 30 ago. 2009].

Pe?a que o aluno:

1) Divida o texto em partes e identifique qual o t?pico (ideia principal) de cada uma;

2) D? um subt?tulo a cada parte do texto;

3) Utilize esses t?tulos para produzir um resumo do texto "Dor, febre, tosse e espirro: ? gripe ou resfriado?".

4) Pense, para produzir o resumo, nas defini??es lidas, nos resumos analisados e nas condi??es de produ??o desse g?nero textual (tamb?m analisadas nas Aulas 1 e 2).

Os alunos dever?o ser avaliados em termos de:

1) Qualidade do resumo produzido: ? poss?vel entender o resumo sem ter lido o texto original? O resumo est? bem organizado e bem articulado?

2) O resumo atende ao que foi proposto? Ou seja, os alunos criaram um resumo com outro t?tulo e em um espa?o m?ximo de 15 linhas?

3) O resumo est? em harmonia com o texto orginal ou o contradiz?

4) As ideias mais importantes do texto original foram, de fato, recuperadas no resumo?

5) O resumo ser? publicado em um jornal de circula??o nacional: ele est? escrito de acordo com a norma padr?o da l?ngua? Utiliza linguagem adequada ao ve?culo de divulga??o e ao p?blico-alvo?