Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando de jogar volei

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover o esp?rito de grupo e desenvolver a socializa??o. Tendo em vista as diversas possibilidades de adapta??o, os alunos devem compreender atrav?s da viv?ncia e tamb?m da constru??o e de desconstru??o das regras, que o esporte caracteriza-se como um campo de a??o aberto, a atribui??o de sentidos e significados pode ser orientada a objetivos tais como a satisfa??o de um prazer intr?nseco, uma atividade com fins sociais, uma viv?ncia voltada ? aquisi??o e manuten??o da sa?de, entre outras possibilidades.
Inicia??o dos fundamentos de saque por baixo, recep??o de saque, levantamento, toque e manchete por meio de jogos e brincadeiras que tornem o v?lei uma atividade tamb?m l?dica.
Vivenciar as diferentes formas da pr?tica do v?lei: escola, clubes, rua, v?lei de areia e v?lei adaptado

Duração das atividades

4 aulas de 50 min. /total: 150 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade.

Estratégias e recursos da aula

                                               

Espa?o: Quadra de v?lei, p?tio ou um espa?o que possa desenvolver a pr?tica de voleibol
Materiais: 15 bolas, uma rede ou uma corda 

Reunir a turma e relatar o hist?rico do v?lei. Verificar quais os conhecimentos os alunos j? possuem sobre o v?lei. Expor regras oficiais para compreens?o do jogo.

            Quadra de V?lei

      

     Posicionamento e rota??o


Atividade 1

O alongamento dever? ser feito individualmente e conforme orienta??o do professor.

Atividade 2 ? Percep??o e contato com a bola
Propor primeiramente um pique linha. O professor escolher? um aluno para ser o pegador que dever? correr somente em cima das linhas da quadra de v?lei juntamente com o restante da turma para que a mesma familiarize-se com as marca??es da quadra de v?lei. Quando um aluno for pego o mesmo vira pegador. Ser? tamb?m proposto um pique est?tua, onde o professor escolher? o pegador e ao seu grito de estatua todos devem ficar im?veis e imitar um movimento do v?lei.
Atividade 3

A turma ser? dividida em dois grupos, um para cada lado da quadra de v?lei, e cada aluno ter? uma bola. Ao comando do professor, os alunos dever?o jogar a bola para cima com as duas m?os e deixar a bola quicar no solo uma vez e passar o mais r?pido poss?vel por debaixo da bola.
Atividade 4

Quando o professor der um novo comando, todos os alunos devem jogar a bola para cima e bater palma uma vez antes de segurar a bola novamente. Em seguida jogar a bola para cima e bater palma duas vezes antes de segurar a bola novamente
Atividade 5

Quando o professor der um novo comando todos os alunos devem jogar a bola para cima com as duas m?os, sentar e pegar a bola sem deix?-la tocar no solo.
Atividade 6

Em duplas e com uma bola de v?lei os alunos deslocar?o pelos mais variados espa?os da quadra e observando as demonstra??es, posteriores corre??es e escutando as orienta??es, dever?o praticar as seguintes atividades:
1. Um aluno impulsiona a bola para cima com as duas m?os, o outro dever? esperar a bola quicar no solo uma vez e dar um toque para cima e segura a bola. O mesmo devolve a bola de modo que o colega fa?a o mesmo exerc?cio.

2. Mesma din?mica do exerc?cio anterior, por?m o aluno espera a bola quicar no solo duas vezes e executa uma manchete para cima e segura a bola.

3. Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, dever? praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes quem estiver na recep??o poder? segurar a bola ap?s o saque do colega e, ent?o, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 7

Mesma din?mica do exerc?cio anterior, por?m executando uma manchete para cima e segurando a bola. Alternar tamb?m fazendo um toque para cima.
Atividade 8

Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, dever? praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes q uem estiver na recep??o poder? segurar a bola ap?s o saque do colega e, ent?o, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 9

Mesma din?mica do exerc?cio anterior, por?m executando uma manchet e para cima e segurando a bola. Alternar tamb?m fazendo um toque para cima.
Receber a bola de manchete com o intuito de recepcionar a bola e mand?-la diretamente para o seu colega.
Atividade 10

Conversar com os alunos sobre os fundamentos do voleibol
* ver fotos para consulta


Fundamento passe (Manchete)


Fundamento Levantamento (Toque)

www.cbv.com.br
www.fiv.com


Atividade 11
Os alunos ser?o divididos em grupos iguais e formarem c?rculos e com uma bola de v?lei para cada grupo, quando dever?o trocar passes (toques e manchetes) sem deixar a bola cair.

Jogo do Recorde
O grupo dever? contar em voz alta quantos toques e manchetes conseguiram executar entre seus membros e ganha a equipe que conseguir controlar a bola pelo maior tempo.

Ser? proposto um jogo de Mini-Volei, onde a quadra ser? dividida em duas colocando uma antena no meio da rede proporcionando uma maior participa??o de todos os alunos.

Atividade 12

Com os alunos divididos em grupos e sentados em c?rculo come?ar um v?lei sentado com troca de passes de toque e man chete entre os alunos de cada grupo. Essa ser? uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclus?o, dificuldades e din?mica do jogo.

Atividade 13

Com os alunos divididos em grupos e sentados em c?rculo come?ar um v?lei sentado com troca de passes de toque e manchete entre os alunos de cada grupo. Essa ser? uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclus?o, dificuldades e din?mica do jogo.

undefined

undefined

Voleibol Sentado

www.cpb.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/voleibol_sentado

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar o que seus alunos aprenderam sobre o jogo. Entendimento sobre quais s?o os fundamentos, suas fun??es, e principais regras. Realizar este levantamento em cada aula. Verificar se os alunos identificaram as principais dificuldades encontradas na aplica??o de regras e fundamentos e se compreenderam e prop?e altera??es da regras para realiza??o do jogo.
Explorar as possibilidades de adequa??o das regras b?sicas do v?lei para uma melhor participa??o dos alunos na aula.