Portal do Professor

Início do Conteúdo

MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.

Autor e Co-autor(es)

RODRIGO RUSSANO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.

O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.

Estratégias e recursos da aula

                                                                                           

1. Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento musical e sua finalidade dentro do panorama da Música. Discuta sobre o que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento (um exemplo é o bater de palmas das mãos). Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de se tocar a pele e o corpo de um tambor.

Exemplos de vídeos com diferentes formas de se tocar as cordas de um violão:

percussivo - http://www.youtube.com/watch?v=EuAEYCaRk5s
batida 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GnC3ek3BleM&feature=related
batida 2 - http://www.youtube.com/watch?v=jF9D9j7pJq0&feature=channel_page
dedilhado - http://www.youtube.com/watch?v=H0ADXnwV7cg&feature=related

Exemplos com diferentes formas de se tocar instrumentos de percussão:

http://www.percussionista.com.br/videos/index.html

2. Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: transforme o corpo de um colega em um instrumento musical. Um aluno será o instrumentista e o outro será o instrumento. Trabalhe em duplas (no máximo, em trios). Eleja duas partes do corpo do aluno-instrumento para serem tocadas. O aluno-instrumento deverá responder com sons aos diferentes gestos do aluno-instrumentista. Por exemplo: combine que um toque no ombro feito pelo aluno-instrumentista fará com que o aluno-instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele imite uma campainha distorcida. Peça à dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente, improvise e, ao final, apresente uma peça breve (aproximadamente 30 segundos).

http://www.youtube.com/watch?v=AAUCsUgh0iU


3. Ao apresentar para a turma, peça à dupla que descreva seu instrumento e mostre seus sons antes de apresentar a peça.

4. Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento, professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.

Avaliação

O trabalho deverá ser avaliado em conjunto com os alunos, procurando guiar o grupo a uma reflexão sobre a complexidade dos instrumentos criados, levando em conta aspectos como:

a) dinâmica - o instrumento criado é capaz de realizar sons com diferentes intensidades (forte/fraco)?

b) timbre - o instrumento criado possui diversidade timbrística? Quantos timbres diferentes é capaz de produzir? Que ações são necessárias para isso?

c) duração - o instrumento criado é capaz de executar sons com durações diferentes?

d) altura - o instrumento criado é capaz de executar sons de diferentes alturas? Qual é o som mais grave e qual é o mais agudo?