Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.
O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.
Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.
1. Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento musical e sua finalidade dentro do panorama da Música. Discuta sobre o que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento (um exemplo é o bater de palmas das mãos). Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de se tocar a pele e o corpo de um tambor.
Exemplos de vídeos com diferentes formas de se tocar as cordas de um violão:
percussivo - http://www.youtube.com/watch?v=EuAEYCaRk5s
batida 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GnC3ek3BleM&feature=related
batida 2 - http://www.youtube.com/watch?v=jF9D9j7pJq0&feature=channel_page
dedilhado - http://www.youtube.com/watch?v=H0ADXnwV7cg&feature=related
Exemplos com diferentes formas de se tocar instrumentos de percussão:
http://www.percussionista.com.br/videos/index.html
2. Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: transforme o corpo de um colega em um instrumento musical. Um aluno será o instrumentista e o outro será o instrumento. Trabalhe em duplas (no máximo, em trios). Eleja duas partes do corpo do aluno-instrumento para serem tocadas. O aluno-instrumento deverá responder com sons aos diferentes gestos do aluno-instrumentista. Por exemplo: combine que um toque no ombro feito pelo aluno-instrumentista fará com que o aluno-instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele imite uma campainha distorcida. Peça à dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente, improvise e, ao final, apresente uma peça breve (aproximadamente 30 segundos).
http://www.youtube.com/watch?v=AAUCsUgh0iU
3. Ao apresentar para a turma, peça à dupla que descreva seu instrumento e mostre seus sons antes de apresentar a peça.
4. Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento, professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.
O trabalho deverá ser avaliado em conjunto com os alunos, procurando guiar o grupo a uma reflexão sobre a complexidade dos instrumentos criados, levando em conta aspectos como:
a) dinâmica - o instrumento criado é capaz de realizar sons com diferentes intensidades (forte/fraco)?
b) timbre - o instrumento criado possui diversidade timbrística? Quantos timbres diferentes é capaz de produzir? Que ações são necessárias para isso?
c) duração - o instrumento criado é capaz de executar sons com durações diferentes?
d) altura - o instrumento criado é capaz de executar sons de diferentes alturas? Qual é o som mais grave e qual é o mais agudo?