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Produtos Not?veis no CAp UFRJ: Uma vis?o geom?trica/alg?brica do quadrado da soma de dois termos

Autor e Co-autor(es)

Rita Maria Cardoso Meirelles imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lilian K?ram Parente Cury Spiller

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica ?lgebra
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a ?rea de um todo com a soma das ?reas das partes do todo.

Concluir que (a + b)2 = a2 + 2ab + b2.

Desenvolver, algebricamente, o quadrado da soma de dois termos e transformar um trin?mio quadrado perfeito no quadrado da soma de dois termos.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?reas de quadrado e ret?ngulo.

Opera??es com n?meros racionais positivos

Opera??es com polin?mios

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o:

Os produtos not?veis s?o produtos de express?es alg?bricas utilizados com frequ?ncia e que podem ser obtidos pela correta aplica??o da propriedade distributiva ou f?rmulas resultantes desta, que facilitam sua determina??o.

Inicie a aula propondo o c?lculo da ?rea da figura a seguir, formada pela decomposi??o de um quadrado em dois quadrados menores e dois ret?ngulos.

 


Nota: Caso os alunos n?o se recordem do c?lculo das ?reas dos quadril?teros em quest?o, fa?a uma breve revis?o sobre o assunto.

Atribua valores para as medidas dos lados dos quadrados. Por exemplo: 3 unidades para o lado do quadrado azul e 1 unidade para o lado do quadrado amarelo.

Indique esses valores na figura e, com a participa??o dos alunos, complete as medidas dos lados dos ret?ngulos:

Mostre que a ?rea a ser calculada pode ser encontrada de duas formas diferentes.

1? Forma: Calcular a ?rea do quadrado maior, de lado (1 + 3): ?rea = (1 + 3)2 = 42 = 16.

2? Forma: Somar as ?reas dos quatro quadril?teros que formam o quadrado maior:

?rea = 12 + 1.3 + 1.3 + 32 = 1 + 2.1.3 + 9 = 9 + 6 + 1 = 16

Fa?a mais alguns exemplos, alterando apenas as medidas dos lados dos quadrados (atribuindo sempre valores num?ricos).

Introduza ent?o, um valor num?rico para a medida do lado de um dos quadrados e uma vari?vel para representar o lado do outro quadrado. Por exemplo, 1 e a.

Conclus?o: (a + 1)2 = a2 + 2 a + 1

Se perceber dificuldade nos alunos, repita o procedimento para, por exemplo, lados 2 e b.

Conclus?o: (b + 2)2 = b2 + 4b + 4

Finalmente, atribua as vari?veis a e b, para as medidas dos lados dos quadrados e conclua, sempre com a participa??o dos alunos que:

 (a + b)2 = a2 + 2ab + b2

Nomeie os dois termos da igualdade:

(a + b)2, l?-se: quadrado da soma de dois termos
a2 + 2ab + b2, l?-se: trin?mio quadrado perfeito

Square of the sum of two numbers

Recurso dispon?vel em:

recursos/mec_5084/SquareOfTheSumOfTwoNumbers.nbp

Nota: Registre e mostre que:

Para obter uma lista de exerc?cios propostos, clique aqui:

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Square of the sum of two numbers Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Duas atividades do Projeto Fund?o UFRJ: Atividade 1, Atividade 2.
Lista de exerc?cios.

Avaliação

A avalia??o ? feita atrav?s de:

? Participa??o em aula

? Resolu??o de lista de exerc?cios

? Trabalhos em grupo ou individuais, tais como: fazer as atividades do Projeto Fund?o UFRJ propostas nos links (Atividade 1, Atividade 2)

? Confec??o, numa folha de papel quadriculado, do quadrado formado por (a + b)2 com valores de a e b propostos pelo professor

? Resolu??o de quest?es desafio em aula etc.