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VALORES E DECOMPOSIÇÃO

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria josé Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de comparar valores e tomar como base a equivalencia; fazer decomposição de valores.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Agrupamentos e trocas na base 2 e 3;
  • Valor posicional dos algarismos

Estratégias e recursos da aula

                                        

Atividade 1 -  Fazer troca de valores

1º Momento -  O professor deverá anunciar a atividade explicando às crianças que elas irão trocar uma determinada ficha colorida por outras de valores menores, de modo que, elas devem obter o mesmo  valor. Primeiro, o professor explica na grande, depois organiza as crianças em grupos e orienta para uma compreensão maior.


1ª Jogada- Decompor a ficha azul (valor 5)

Fonte: http://www.pedramoca.com/Imagens/fotos_pedr_produtos/quadrado%20azul.gif

2ª jogada- Decompor a ficha verde (valor 4)

Fonte: http://www.caoazul.com/images/clientedomes/quadrado_verde.gif

As crianças deverão arrumar as fichas no chão e, fazendo o caminho inverso, chegarão ao total dos valores das fichas azul e verde.

Obs. As crianças necessitam de material concreto (material de contagem) para efetuar a atividade proposta, pois a maioria, ainda, não realiza cálculo mental. É necessário construir com a turma uma tabela com os valores como um recurso visual de orientação da atividade.  Como segue na figura abaixo:

             Figura 1- Tabela construida pelas crianças no coletivo

2º Momento – O professor deve organizar as crianças  em duplas e/ou trios como achar melhor. O importante é que o grupo trabalhe no sentido de ajudar o colega a perceber o processo de decomposição. Dessa forma, procurarão as diversas possibilidades de decompor o valor da ficha.

  • Decomposição da ficha azul:

         Figura 2- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI

  • Decomposição da ficha verde

              Figura 3- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI

Obs. O professor registra as relações de quantificação e de equivalência que as crianças vão fazendo durante a atividade, para ajudar as crianças a reconstruir a sua atividade material, utilizando a linguagem. 

Recursos Complementares

  • Cartolina colorida;
  • material de contagem;
  • números de 0 a 10.

Avaliação

Analisar as ações das crianças e verificar se suas explicações expressam a atividade realizada pelas mesmas; observar se elas conseguem trocar valores menores por valores maiores de modo que haja equivalência.