Portal do Professor

Início do Conteúdo

FICHAS COLORIDAS: uma forma de representar valores

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir a noção de valores relacionados a quantidade de objetos;
  • Fazer a relação entre os valores das fichas e a quantidade de palitos necessários a representação desse valor;
  • Realizar trocas.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Trocas simples na base 2 e 3.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 -Trocar palitos por fichas de valores.

1º Momento - O professor deve chamar a atenção das crianças para que realizem uma leitura da tabela de forma coletiva. Inicia com uma brincadeira onde cada criança recebe uma ficha de colorida com valores diferentes. O procedimento da atividade é o seguinte, o professor:

a) distribui as fichas com as seguintes cores: amarela, azul, verde, vermelha e rosa, de modo que, cada criança receba uma;

b ) coloca a ficha de menor valor, no caso a ficha rosa (valor 1) e solicita  a criança  que estiver com a ficha rosa que venha ao centro da roda etroque-a pela quantidade de palitos correspondente. 

Obs. Em outro momento, pedirá que outra criança com ficha de cor diferente que realize a troca por número de palitos correspondentes e assim até proporcionar a realização da atividade por todos..

Obs. É importante que as crianças realizem essa atividade várias vezes para que se familiarizem com as regras e as formas de jogar, pois as crianças na faixa etária de 5  anos, precisam  do objeto real para pensar e realizar operações.

2º Momento - O professor pede a duas crianças, com fichas de valores iguais, que representem por meio de palitos o valor das mesmas. Outra variação,  solicita   que representem o valor das suas fichas,  com palitos. Em seguida,  que façam a leitura da tabela e questione se o valor da sua ficha está corresponde a quantidade de palitos por eles fixados.

Obs.  No momento do questionamento, exige-se da criança uma organização do seu pensamento, o professor orienta as ações que ela deve realizar e os  materiais de apoio que deve, nesse caso,  a tabela e aos palitos são os recursos a resolução da tarefa.

3º Momento -  O professor orienta as crianças para registrar (ainda com apoio de maerial concreto) as trocas de fichas coloridas pelo número correspondente de palitos. Como pode ser observado nas figuras abaixo:

Recursos Complementares

  • Fichas coloridas;
  • Palitos de picolé;
  • Material de contagem.

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram representar as atividades, relacionando os valores das fichas às quantidade de palitos; desenhando as operações realizadas com os objetos concretos; fazendo troca de valor por quantidades.