Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar valores;
  • Compreender e perceber a função da tabela;
  • Realizar leitura e utilizá-la como recurso nas atividades propostas.

Duração das atividades

A aula será dividida em três momentos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Atribuir valores as fichas;
  • Perceber e identificar o símbolo numérico;
  • Fazer a relação número/ quantidade por meio de leitura da tabela

Estratégias e recursos da aula

É importante familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabela e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolvendo atividades para que possam analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.

ATIVIDADE 1 - Interpretação e construção de tabelas

1º momento - O professor e os alunos conferem os brinquedos da sala de aula e registram as quantidades na tabela, levando os alunos a familiarizar-se com esse recurso e, em seguida, explica a finalidade de seu uso e de sua função. Nessa atividade o professor estabelece um diálogo com os alunos e pergunta a partir das seguintes questões: O que será que está escrito aqui nessa tabela? Como podemos ler as informações? E lê com as crianças as informações; para que servem as informações? Como poderemos completar as informações? A partir da última questão, começam a buscar na sala os brinquedos indicados, levam até a roda da conversa e faz a contagem e completa a tabela.                                       

atividade 2 - Atribuir valores as fichas coloridas


1º momento - O professor deve conversar e orientar para que as crianças atribuam valores às fichas apresentadas. Inicialmente, apresenta ao grupo: Cinco fichas de cores distintas; em voz alta, anuncia que as crianças irão atribuir valores a cada uma das fichas; os valores devem ser fixos, isto é, cada cor terá sempre o mesmo valor; os valores atribuídos serão de 1 a 5, dependendo da idade do grupo poderá atribuir valores maiores ao que foram mencionados; definido os valores as crianças irão construir a tabela.

Atividade 2 -  Construção coletiva da tabela.


1º momento - A  tabela deve ser construída passo a passo com a participação das crianças para que percebam como são organizados os dados contidos nela. Dessa forma, irá facilitar o momento da leitura da mesma, uma vez que, construída com a participação dos alunos possibilita o  reconhecimento dos dados  por eles. Assim, o professor deverá seguir os seguintes passos:


• dividir uma cartolina em cinco colunas e três linhas;
• Elaborar o título da tabela e escrever com a participação das crianças;
•  colar somente as fichas de cores variadas, as cores representaram os números;
• Colar a quantidade de palitos de acordo com o valor fixado para as cores;
• representar pelo numeral a quantidade de objetos.


Obs. 1- É importante que as crianças percebam que uma determinada coleção pode ser representada de diferentes modos: pelo símbolo numérico, pela quantidade de objetos e, também, representada por qualquer outro símbolo.

Obs. 2 - É necessário familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabelas e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolver atividades para  analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram:

  • Fazer a identificação de valores;
  • Compreender e perceber a função da tabela depois de sua construção e no momento de utilização nas tarefas;
  • Realizar leitura de tabelas e utilizá-la como recurso para a resolução de problemas.