Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ao final da aula o professor identificará:
a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante.
b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal dentro do contexto onde a palavra pesquisada está inserida.
c) A auto-avaliação do(a) aluno(a) sobre sua aprendizagem demonstrando por si mesmo a confiança em usar o dicionário como instrumento de aprendizagem.
Para que o trabalho seja bem desenvolvido, o aluno deverá reconhecer as vogais, diferenciá-las plenamente das consoantes e principalmente identificar as sílabas simples para poder atingir a meta de reconhecer a ordem das palavras dispostas no dicionário.
Para que os alunos atinjam os objetivos o professor deverá apresentar o tema, colocando de imediato a problematização, inclusive com enfoque futuro para que o aluno entenda desde o início que o trabalho que ele desenvolver durante a aula irá refletir em seu futuro, para tal o professor deverá:
Primeira aula
1- Se possível o professor deve organizar a turma em círculo para anunciar o problema: "Alguém aqui já leu um livro e encontrou algumas palavras que você não sabia o significado?"
2- Explorar o tema: - E o que você fez? Pergunte para um e outro, até que as respostas comecem a ficar repetidas e copiadas, esse é o momento em que você deve prosseguir para o próximo passo.
3- Motivar as trocas: - Nos primeiros meses do 6º ano, o (a) aluno(a) gosta muito de interagir, de se manisfestar, tente ouvir o maior número de alunos e alunas possível para que nenhum sinta exclusão. Em seguida, repita o alfabeto por 3 (três) vezes em rotatividade, ou seja, cada aluno deverá dizer uma letra do alfabeto ininterruptamente, aquele que errar deverá permanecer de cabeça baixa. Falar e ouvir desenvolve a memorização.
4- Coloque na lousa as seguintes palavras em ordem aleatória: abacaxi, anaconda, azedo, casa, cozimento, cumprimento, faca, fissura, fome, papel, porta, puxar, zebra. Sugerimos que as palavras estejam impressas em papel de gramatura firme, tamanho 18 a 24, ou grudadas em EVA. Em seguida, faça uma tabela, ordenando do 1º até o número de palavras que o professor sentir sejam suficientes para o alcance do objetivo. Peça que os alunos copiem as palavras em ordem alfabética.
5- Escolher alguns alunos para lerem suas palavras (escolha prefencialmente aqueles que não participaram da etapa anterior). Após a leitura seguir o próximo passo: Era uma vez um professor que queria saber muito, mas, veio do mundo do Esqueci de Tudo... como você explicaria o significado de porta para ele? Pedir que os alunos votem a melhor definição.
6- Agora precisamos confirmar se o significado de porta está correto mesmo, para isso, existe um livro especial onde encontramos o significado de muitas palavras, eu tenho uma amiga a Jéssica Leite, ela quem me apresentou esse livro, vocês a conhecem? Mostrar o vídeo: Aprenda a usar o Dicionário! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dDtJQulK8J4
7- Bem, vou escrever algumas frases e vocês vão escolher qual o significado adequado para as palavras que estão sublinhadas:
a) "Mamãe disse que o Senhor Manoel da padaria cumprimenta as pessoas muito mal!"
b) "Que suco azedo, Josefa!"
c) O combate à fome é assunto mundial!
d) Vixi! Deu zebra no computador!
Segunda Aula
Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos, para que o objetivo seja alcançado de forma satisfatória, os grupos deverão atingir o número máximo de 5 grupos de 7 alunos, já que a numeração par nem sempre é possível. Distribua os exercícios a seguir em folhas avulsas, cada exercício em uma folha separadamente, é uma oportunidade de avaliar as habilidades interpretativas. O total de três exercícios para cada grupo será suficiente. Dê meia hora para que os alunos respondam, permaneça visitando os grupos para que a tarefa seja executada de maneira harmônica, é oportunidade de integração, cooperação e o professor deve direcionar os alunos neste sentido. Dentro dos 20 minutos restantes o professor deverá pedir que os alunos apresentem suas respostas para a turma.
Os exercícios a seguir foram retirados do blog: Língua Portuguesa - SMEd Santo Ângelo http://lpsmedsantoangelo.blogspot.com.br/2014/07/atividades-com-dicionario.html
ATIVIDADE 1
1
|
peixe
|
peixaria
|
peixeiro
|
2
|
casa
|
casal
|
casamento
|
3
|
nadar
|
nado
|
nadadeira
|
4
|
rosa
|
roseira
|
rosa-dos-ventos
|
5
|
carta
|
cartão
|
Cartaz
|
6
|
provavelmente
|
provável
|
prova
|
7
|
regra
|
régua
|
regular
|
8
|
caráter
|
característica
|
caracteres
|
9
|
coisa
|
cousa
|
Causa
|
10
|
botica
|
butique
|
bodega
|
1
|
felicíssimo
|
|
2
|
explorável
|
|
3
|
cabeção
|
|
4
|
dramaticamente
|
|
5
|
escutou
|
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Sugerir para casa os exercícios do blog APRENDER E NADA MAIS, pedindo que tragam-nos impressos na aula seguinte para correção. Para acessar, clique no link: http://aprenderenadamais.blogspot.com.br/2013/07/atividade-de-gramatica-uso-do-dicionario.html . Se preferir imprimir e entregar para os alunos, abaixo estão os exercícios sugeridos:
a. O prego entrou na planta do meu pé.
b. D.Joana rega a planta todo dia.
c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
|
( ) vegetal
( )plano detalhado de imóvel
( ) coloca-se
( ) parte do pé que assenta
no chão
( ) fincar na terra
|
a. Frederico bateu as botas.
b. De manhã, o menino batia o queixo.
c. O sol bate nesta sala.
d. A mulher bateu toda a roupa.
|
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer
|
Sugestões para internalização:
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Uemuqo50MPk
Os exercícios: http://letrasenumerosmagicos.blogspot.com.br/2012/04/dicionario-atividades.html
A reportagem: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml
E caso ainda sintam dificuldades acessem nosso site e entrem em contato conosco, seu depoimento é muito importante para a nossa aprendizagem: https://sites.google.com/site/vivaensineaprenda/home/didaticaeconteudo
Vamos checar o que você aprendeu com o dicionário até agora?
Divida a turma em duplas e entregue os exercícios abaixo impressos para cada dupla. Os exercícios foram retirados do blog:http://lpsmedsantoangelo.blogspot.com.br/2014/07/atividades-com-dicionario.html
|