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Estudar, brincar e ser feliz: direito de todas as crian?as

Autor e Co-autor(es)

Fabiane de OLiveira Braga Fel?cio imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das aulas que aqui ser?o propostas deseja-se que os alunos sejam capazes de:

 1) Ter refer?ncias sobre  a Declara??o Universal dos Direitos das Crian?as;

 2) Relacionar um fato ocorrido,vivenciado ou noticiado com os seus direitos;

 3) Produzir novos textos sobre o tema;

 4) Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas rela??es pessoais, sendo capazes de expressar seus direitos quando os mesmos forem afetados;

5) Usar os conhecimentos adquiridos para relacionar imagens aos artigos dos Direitos das crian?as;

6) Produzir Hist?rias em Quadrinhos a partir de uma tem?tica;

7) Fazer entrevistas e transcrev?-las em forma de texto informativo;

8) Resumir principais id?ias de um texto ou textos estudados;

10)Estabelecer causa-consequ?ncia entre as perguntas e respostas de uma entrevista.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para as aulas que ser?o propostas ser? necess?rio que os alunos j? saibam produzir (mesmo que embrionariamente) os seguintes tipos de  textos:  informativos, Hist?rias em Quadrinhos; conhe?am os suportes textuais para se fazer uma entrevista e tenham habilidades para utilizar as imagens como meio de comunica??o n?o-verbal.
Para motivar os alunos para as atividades que ser?o feitas, sugiro que fa?a uma breve introdu??o ao tema, conversando com os alunos sobre a conven??o dos direitos da crian?a adotada em 20 de novembro de 1989. Esse documento enuncia um conjunto de direitos fundamentais: direitos civis, pol?ticos, econ?micos, sociais e culturais e contempla 54 artigos.
Fa?a uma breve apresenta??o desse documento e diga que ir? trabalhar apenas com os 10 artigos que comp?em a Declara??o dos Direitos das Crian?as, criada pela ONU em 1959.

Estratégias e recursos da aula


Prepara??o para a 1? aula:
Providencie c?pia dos Deveres e Direitos das Crian?as.

Deveres e direitos

PRINC?PIO I - "A crian?a tem direito ? igualdade, sem distin??o de ra?a, religi?o ou nacionalidade."
PRINC?PIO II - "A crian?a tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidade de se desenvolver em condi??es de igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade."

PRINC?PIO III - "A crian?a tem direito ? um nome e a uma nacionalidade."
PRINC?PIO IV - "A crian?a tem direito ? alimenta??o, direito de crescer com sa?de e a m?e deve Ter cuidados m?dicos antes e depois do parto."

PRINC?PIO V - "A crian?a deficiente tem direito ? educa??o e cuidados especiais."

PRINC?PIO VI - "A crian?a tem direito ao amor e a compreens?o, deve crescer sob a prote??o dos pais com afeto e seguran?a para desenvolver a sua personalidade."
PRINC?PIO VII - "A crian?a tem direito a educa??o, para desenvolver as suas aptid?es, suas opini?es e o seu sentimento de responsabilidade moral e social
PRINC?PIO VIII - "A crian?a em qualquer circunst?ncia deve ser a primeira a receber prote??o e socorro."
PRINC?PIO IX - "A crian?a n?o deve ser abandonada, espancada ou explorada; n?o deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educa??o, sa?de e o seu desenvolvimento f?sico, mental ou moral."
PRINC?PIO X - "A crian?a deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o esp?rito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes

http://scriptproducoes.com.br/antigo/letras2.html

(Acesso feito dia 18/9/2009)

1? aula


Primeiro trabalhe em grupo com os direitos, separadamente:


1) Confeccione tiras com os princ?pios dos direitos das crian?as. Vide modelo abaixo:


Cada grupo dever? ler, discutir e interpretar o princ?pio que o professor lhe entregar. A partir da an?lise feita, os alunos dever?o redigir um texto explicando e exemplificando esse principio.


2) Posteriormente, pe?a aos alunos para sentarem-se em c?rculo e inicie uma conversa com algumas perguntas.


a) O que voc?s conhecem sobre seus direitos?
b) O que ? ter um direito?
c) S? adultos t?m direitos?
d) Crian?as t?m direitos? Quais?
e) Voc? acha que os direitos das crian?as s?o respeitados?

3)A pr?xima etapa consiste na exibi??o do texto por um redator escolhido pelo grupo que dever? apresentar sua an?lise ? frente da sala para os colegas.

Dica: Professor fa?a durante as apresenta??es, as considera??es que julgar necess?rias para organizar com clareza o pensamento dos alunos.

Para a pr?xima aula, solicite que os alunos levem para a sala de aula, revistas e jornais que possam ser recortados, cola, tesoura e pinc?is at?micos. Providencie 10 cartolinas ou papel craft para confec??o de cartazes.

2? aula


Professor, es creva em cada cartol ina um princ?pio dos d ireitos das crian?as e organize a sa la em c?rculo. Coloque as cartolinas em cima das mesas (cada cartaz em uma mesa) e no centro da sala as revistas que os alunos levar?o.
Explique a din?mica que ser? feita:
Os alunos dever?o procurar gravuras que caracterizem (exemplifiquem) os direitos.
Por exemplo:

PRINC?PIO VII - "A crian?a tem direito a educa??o, para desenvolver as suas
aptid?es, suas opini?es e o seu sentimento de responsabilidade moral e social

(Figura retirada do clipart em 10/9/2009)

Determine um prazo para que fa?am essa atividade. Quando os alunos terminarem, sugira que se sentem no ch?o da sala fazendo um c?rculo, criando um ambiente favor?vel ? manifesta??o do porqu? da escolha das gravuras, o que os levaram a recort?-las e col?-las naquela cartolina. Identifique com os alunos qual (quais) desses direitos n?o est?o sendo cumpridos em muitas comunidades.


A partir desse momento, converse com os alunos sobre o trabalho dom?stico infantil:


*Quais motivos levam crian?as e adolescentes a trabalharem na casa de outras pessoas, em fazendas, outros lugares e quais as consequ?ncias disso?


*Quais mudan?as seriam necess?rias para solucionar esse problema t?o grave que assusta nosso pa?s?
Observa??o:? importante ressaltar a diferen?a entre trabalho dom?stico, que ? remunerado, e a ajuda aos pais em suas casas.

Dica: Fa?a um mural na sala de aula com as produ??es dos alunos.

Fa?a a reprodu??o do texto abaixo e distribua aos alunos para o fechamento dessa aula.

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=203

(Acesso feito dia 10/9/2009)

Prepara??o para a 3? aula

Solicite aos alunos que fa?am uma pesquisa com alguns adultos sobre os Direitos das Crian?as. Em conjunto, professor e alunos, elaborem os questionamentos que ser?o feitos aos entrevistados:
Abaixo, sugest?o de perguntas a serem feitas:

a) Voc? sabia que as crian?as t?m direitos?
b) Os adultos t?m direitos diferentes aos das crian?as?
c) O que um adulto deve fazer para garantir os direitos de uma crian?a em rela??o ? fam?lia, escola e sa?de?
d) Conhecem crian?as que tiveram os direitos violados?
e) O que voc? sabe sobre trabalho infantil e trabalho dom?stico?
f) Como as crian?as e os adolescentes que trabalham est?o sendo prejudicados?
g) O que ? preciso ser feito para que todas as crian?as tenham seu futuro preservado?
h) Voc? conhece os ?rg?os onde se pode fazer uma den?ncia de trabalho infantil?

Dica:Veja tamb?m a viabilidade de solicitar uma pesquisa na Internet sobre o tema em estudo.
Com base nas respostas da entrevista (e pesquisa, caso solicite), pe?a que os alunos produzam um texto informativo sobre como est? a quest?o dos direitos da crian?a no Brasil.

Professor,os textos abaixo servir?o de apoio a voc?, professor. Caso julgue necess?rio, reproduza-o para seus alunos.

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_sKaouND_vJQ/SRjAlvt1KYI/AAAAAAAAAL0/QAkNsg2rzAg/S240/trabalho_domestico_coisa_ad.jpg&imgrefurl=http://criancanaotrabalha1.blogspot.com/2008/11/honduras.html&usg=__7ZnILXb00czh4sGPew8fMnEwCbs=&h=128&w=130&sz=8&hl=pt-BR&start=6&um=1&tbnid=JHbPsgCKtYBfzM:&tbnh=90&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Dtrabalhos%2Bdomesticos%2Be%2Binfantis%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7SUNA_pt-BR%26um%3D1

(Acesso feito dia 18/9/2009)

3? aula


Trabalhe com os alunos os textos que eles levaram a partir da entrevista feita. Indague se eles se surpreenderam com alguma res posta, como foi a en trevista e se houve alguma dificuldade para produzir o te xto informativo.
Ap?s a fala dos alunos sobre a entrevista, recolha os textos para que fa?a as suas considera??es em rela??o ? ortografia, pontua??o, escrita do g?nero solicitado e etc.

Para finalizar,proponha aos alunos a cria??o de Hist?rias em Quadrinhos a partir dos direitos das crian?as (para isso, ? fundamental que esse tipo de texto j? tenho sido trabalhado previamente).
Essa atividade poder? ser feita em duplas,em trios ou como preferir  e dever? ser apresentada ? turma.

Dica: voc? poder? pegar uma HQ em que os personagens proporcionem algo relacionado ao tema, retirar as falas e pedir que os alunos as criem a partir dos direitos das crian?as.

Recursos Complementares

1)O site abaixo apresenta o Portal da crian?a e do adolescente. Nele, as pessoas interessadas participam de sua constru??o atrav?s de not?cias, eventos, v?deos,publica??o de cartilhas,projetos e etc.

http://www.direitosdacrianca.org.br/        (Acesso feito dia 14/9/2009)

2) Sugest?o de livro sobre os Direitos humanos para crian?as.

Sinopse: Ilustrado com muita sensibilidade, este livro pretende conscientizar as crian?as, com uma abordagem bastante acess?vel, a respeito dos direitos humanos, declarados pela ONU.

http://www.avemaria.com.br/lojavirtual/produto.jsp?cID=20&pID=010008     (Acesso feito dia 14/9/2009)


3) Esse site apresenta os 10 princ?pios dos Direitos das Crian?as. Se poss?vel, trabalhe cada gravura pedindo que indiquem qual o direito correspondente ?quela gravura e depois clique nela e confira a resposta.

http://www2.uol.com.br/ecokids/dircrian.htm ( Acesso feito dia 14/9/2009)


4) M?sicas de Toquinho e Elifas Andreato: CD: Can??o dos Direitos das Crian?as.

Avaliação

Professor, selecione um dos textos produzidos pelos alunos a partir da entrevista (com a autoriza??o do autor) e reproduza-o para todos os alunos ou transcreva-o na lousa ou ainda em transpar?ncia para retroprojetor e fa?a a an?lise, juntamente com os alunos, dos aspectos textuais, ortogr?ficos e morfossint?ticos. Finalize a atividade, fazendo a reescrita do texto analisado com os alunos.