Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poder? perceber e experimentar:
? A import?ncia da vis?o na percep??o das coisas e no registro do que temos no mundo e ao nosso redor;
? A contribui??o da vis?o e, na sua aus?ncia, a dos outros sentidos no movimento corporal;
? Conscientiza??o do seu papel enquanto cidad?o no aux?lio aos deficientes e na luta pela igualdade de oportunidades para todos (deficientes ou n?o).
? Identifica??o dos ?rg?os dos sentidos (vis?o, audi??o, tato, olfato e paladar) e suas fun??es;
1? Momento ? Ap?s recordar com a turma quais s?o os ?rg?os dos sentidos, enfatizar e refletir sobre a vis?o e suas particularidades, atrav?s de questionamentos como:
1. Voc?s j? observaram com aten??o tudo que temos ? nossa volta?
2. Ser? que algo nos chama a aten??o em especial? Por qu??
3. Agora me descreva o que v?em: Cores, estruturas, caracter?sticas, etc.
4. No seu ponto de vista, o que ? mais bonito nesse local?(Feio, maior, menor, etc.).
5. Se n?o pud?ssemos ver, ser? que conseguir?amos ter todas essas impress?es sobre as coisas?
6. E o nosso movimento, ser? que ter?amos as mesmas facilidades de locomo??o se n?o possu?mos a vis?o?
? Nesse caso espec?fico, podemos tirar a prova. Vamos experimentar nosso movimento em duas atividades com e sem o uso da vis?o.
Atividade 1 ? Escolher junto com a turma uma brincadeira que possibilite explorar todo o local (exemplo: Pique Altura)
? Vivenciar a atividade escolhida.
Ap?s a atividade, fazer uma breve reflex?o com os alunos:
? Viram quantos movimentos diferentes fizemos durante essa brincadeira? (saltar, correr, andar, trepar, abaixar, etc.).
? Ser? que conseguir?amos fazer movimentos semelhantes sem a ajuda da vis?o?
Atividade 2 ? Construir com a turma um pequeno circuito, utilizando materiais diversos presentes no local (pneus, bancos, arcos, cones, etc.) ou at? mesmo a pr?pria geografia do local (desn?veis, ?rvores, cercas, etc.). Tal circuito dever? oportunizar a crian?a experimentar todos os movimentos realizados na brincadeira anterior.
Pedir para que as crian?as se dividam em duplas e com o aux?lio de vendas, dupla por dupla os alunos passariam pelo circuito (um vendado e o outro sem a venda - como guia). Ao final do circuito os pap?is se inverteriam.
Ap?s a atividade reunir a turma para uma reflex?o final acerca das viv?ncias (avalia??o)
? O movimento se tornou mais f?cil ou dif?cil quando n?o podemos contar com a vis?o?
? Al?m do colega que nos ajudou, quais foram os outros sentidos que usamos para nos ajudar a passar pelos obst?culos?
? E os deficientes visuais? Assim como arrumamos uma forma de todos que n?o enxergavam temporariamente passar por todo esse circuito que montamos, devemos lembrar que ruas, casas, jogos e outras atividades podem ser adaptados para que todos possam participar independente de possuir ou n?o uma defici?ncia. Assim como nosso colega nos ajudou nessa atividade, cabe a n?s fazermos a nossa parte na conscientiza??o de todas as pessoas.
Atrav?s das impress?es e di?logos com a turma verificar o n?vel de apreens?o nas atividades vivenciadas acerca:
1. A contribui??o da vis?o para o movimento corporal, bem como suas rela??es com os demais sentidos;
2. O envolvimento dos alunos em viv?ncias corporais dentro de situa??es diferentes do habitual;
3. O comportamento dos alunos durante o ac?mulo de viv?ncias em movimentos sem a orienta??o da vis?o.