![]() PORTO ALEGRE - RS ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO |
![]() PORTO ALEGRE - RS ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO |
![]() PORTO ALEGRE - RS ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Recursos Humanos |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.
Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa
Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.
Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou Faculdade.
www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzI
Estágio profissional
www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho
Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.
Sugestão de questionamentos:
Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”, apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 (Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)
Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e, consequentemente, as nossas escolhas profissionais.
A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.
Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou discuta com eles sobre:
Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no grupo durante esta etapa do trabalho.
O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade escolhida na primera fase do trabalho:
Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma, poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente com a pr ofes sora dia e horário.
Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das seguintes questões:
1 - Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que não gosta de trabalhar?
2 - Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia comentar como se sente quanto a este fato?
3 - Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?
4 - Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que são mais adequadas aos homens ou às mulheres?
5 - No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado profissionalmente?
6 - A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
7 - Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso? Na sua opinião porque isso acontece?
8 - O que sabe sobre economia informal?
9 - Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressar-se são importantes? Justifique.
10 - A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê essa posssibilidade?
Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as dissertações elaboradas pelos alunos.
Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas – incentivar comentários.
Nome | Tipo |
---|---|
Estágio profissional | Áudio |
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando, através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.