Portal do Professor

Início do Conteúdo

Profissões e o mercado de trabalho

Heloisa Bastianelli

imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

Marcos José Krindges

imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

JAINI MARIA LOPES FERREIRA

imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS

ESC EST DE ENS MEDIO CRISTOVAO COLOMBO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Recursos Humanos
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.

Duração das atividades

6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa

Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa: motivação

Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.


Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou Faculdade.

www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzI Estágio profissional 

www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho

Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.
Sugestão de questionamentos:

  • Quais as vantagens de um curso técnico?
  • Quais as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho?
  • Por que a auto-avaliação é importante para a permanência no mercado de trabalho?
  • Quando é possível considerar-se preparado para o mercado de trabalho?
  • Quais são os desafios a serem enfrentados na atualidade para integrar-se no mercado de trabalho?

2ª. Etapa:


Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”, apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 (Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)


Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e, consequentemente, as nossas escolhas profissionais.

A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.


Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou discuta com eles sobre:

  • Como se realiza sua atividade?
  • Quais as chances de progredir na sua empresa e o que é necessário?
  • Você está contente com seu trabalho? Por quê?
  • Na sua opinião, o que é mais importante no seu trabalho, a criatividade ou a experiência?
  • Qual a sua opinião sobre o emprego como estagiário?


Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no grupo durante esta etapa do trabalho.

3ª. Etapa


O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade escolhida na primera fase do trabalho:

  • Se é necessário curso superior ou não?
  • Quais as escolas de nível superior ou médio oferecem este curso? Onde se localizam estas es colas?
  • Quais as possibilidades d e crescimento profis sional nesta profissão ?
  • Com o é o mercado de trabalho?


Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma, poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente com a pr ofes sora dia e horário.

4ª. Etapa


Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das seguintes questões:


1 - Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que não gosta de trabalhar?
2 - Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia comentar como se sente quanto a este fato?
3 - Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?
4 - Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que são mais adequadas aos homens ou às mulheres?
5 - No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado profissionalmente?
6 - A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
7 - Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso? Na sua opinião porque isso acontece?
8 - O que sabe sobre economia informal?
9 - Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressar-se são importantes? Justifique.
10 - A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê essa posssibilidade?

5ª. Etapa


Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as dissertações elaboradas pelos alunos.
Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas – incentivar comentários.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Estágio profissional Áudio

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando, através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.