Portal do Professor

Início do Conteúdo

BINGO DIGESTIVO

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CL?UDIA REGINA M.G. FERNANDES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos, por meio desta atividade l?dica, far?o uma revis?o de aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema digest?rio.

Duração das atividades

50 minutos (01 aula)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e fisiologia do sistema digest?rio.

Estratégias e recursos da aula

Instru??es:
1.Os alunos construir?o uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:

2. O professor passar? no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo) relacionadas ao sistema digest?rio. Em seguida solicitar? aos alunos que escolham 10 destas palavras que dever?o ser copiadas ? caneta nos espa?os em branco da tabela.

                                         BANCO DE PALAVRAS:                      

                      INTESTINO  DELGADO                             BILE
                      ?LCERAS                                          PEPSINA
                      F?GADO                              AMILASE SALIVAR
                      AMIDO                                      AMINO?CIDO
                      PROTE?NA         MOVIMENTOS PERIST?LTICOS
                      GORDURA                                        GLICOSE
                      BOCA                                                 SALIVA
                      SUCO G?STRICO             SUCO PANCRE?TICO
                      SUCO ENT?RICO                             P?NCREAS
                      DIGEST?O                            VES?CULA BILIAR
                      FEZES                                        MASTIGA??O

3. O professor elaborar? um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco ? material de consulta apenas para o professor.


                                         BANCO DE FRASES:

01. Suco produzido pelo p?ncreas que ? lan?ado no intestino delgado.
02. Produto final da decomposi??o das prote?nas.
03. Processo de decomposi??o dos alimentos para serem aproveitados pelas c?lulas.
04. Armazena a bile produzida pelo f?gado.
05. Subst?ncia produzida pelas gl?ndulas salivares.
06. ?rg?o que produz o suco pancre?tico que auxilia a digest?o no intestino.
07. ? produzida pelo f?gado e prepara as mol?culas de gordura para serem decompostas.
08. Nutriente que come?a a ser decomposto na boca pela amilase salivar.
09. ?rg?o que produz a bile.
10. Suco produzido pelo est?mago que atua no processo da digest?o.
11. ?rg?o que produz o suco ent?rico.
12. Nutriente que ? decomposto no intestino delgado.
13. Feridas estomacais causadas pela a??o do suco g?strico.
14. Enzima que decomp?e as prote?nas no est?mago.
15. Processo realizado na boca pela a??o dos dentes.
16. Enzima encontrada na saliva que decomp?e o amido.
17. Restos alimentares  e alimentos que n?o foram digeridos, nem absorvidos e que precisam ser eliminados do organismo.
18. Nutriente que inicia sua decomposi??o no est?mago.
19. Movimentos musculares r?tmicos que empurram o bolo alimentar por todo o trajeto do tubo digest?rio.
20. Suco produzido pelo intestino que cont?m subst?ncias digestivas.
21. Produto final da decomposi??o do amido.
22. ?rg?o no qual os alimentos s?o mastigados e insalivados.


4.O professor sorteia o n?mero da frase que ser? lida, por ele,  em voz alta.


5. Os alunos dever?o dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso n?o consigam o professor dever? auxili?-los em suas dificuldades.


6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela dever?o marc?-la. Isto ser? feito ? l?pis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poder? ser reutilizada numa nova rodada). Este processo ? repetido at? que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras dever? gritar BINGO e ser? o vencedor do jogo.

Sugest?es:
1.O professor poder? entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras poder?o ser marcadas com um gr?o de feij?o.
2.O professor poder? presentear o vencedor ou os vencedores com balas, bombons, r?guas, canetas, entre outros.

Avaliação

A avalia??o se processa durante o desenvolvimento do jogo permitindo ao professor verificar a apropria??o, pelos alunos,  dos conceitos relativos ao sistema digest?rio.