Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula aluno irá perceber as diferentes formas de corrida, identificando as variações de posturas corporais e de velocidade. Vivenciará a técnica de saída de bloco, realizadas em corridas curtas.
Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não necessidades de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, a aula se iniciará com a brincadeira do “coelhinho na toca”. Os alunos ficarão na linha de fundo da quadra e serão espalhados vários bambolês no outro lado da quadra. Quando o professor pronunciar: "coelhinho na toca", todos correrão para entrar nos bambolês. Nessa brincadeira ninguém é eliminado, à medida que vai tirando os bambolês, os alunos serão obrigados a dividi-los. A brincadeira acabará quando o professor perceber que não há mais condições de tirar nenhum bambolê.
Dica: Caso não tenha bambolê suficiente, sugiro que faça círculos com cordas, ou barbantes ou até mesmo poderá fazer círculos com giz no chão.
Na sequência, o professor reunirá a turma e perguntará aos alunos se alguém sabe outras formas de sair em direção aos bambolês sem ser em pé. Depois de escutar as respostas, o professor explicará a existência da técnica de partida chamada “saída de bloco”, que é utilizada no atletismo nas corridas de curta distância (100m, 200m e 400m).
Em seguida, os alunos formarão duplas e ficarão colocados na linha lateral da quadra, um aluno(a) da dupla ficará atrás do seu parceiro e sentará com uma perna esticada e outra perna flexionada, reproduzindo um bloco de saída. O outro companheiro flexionará o corpo e colocará a planta do seu pé com a planta do pé do colega, as mãos ficarão colocadas apoiadas no chão, na altura do ombro, paralelas uma a outra, na frente da perna de apoio, realizando a técnica de saída de bloco. E ao sinal do professor, todos os alunos que estão nessa posição de saída deverão correr até a outra linha lateral da quadra. Sugiro ao professor que execute essa série em três repetições para cada aluno.
Fonte: http://esportesocial.com/
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/
Após terem vivenciado a técnica da saída de bloco, será proposto um "pique-cola" onde os alunos colados ficam na posição de saída de bloco e, para sairem desta posição ou serem descolados, outro aluno deverá encostar a mão em suas costas, ou em outras partes do corpo escolhida pelo professor.
Para encerrar, será pedido para a aula seguinte, que os alunos tragam recortes de jornal, revistas ou matérias da internet com imagens de uma pista de atletismo.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, para essa avaliação sugiro que selecione um tempo ao final da aula e inicie perguntando aos alunos: qual a técnica de saída utilizada pelos atletas nas corridas de curtas distâncias e também quais são estas corridas. A seguir, pergunte se eles acham melhor sairem em pé ou agachado na posição de saída de bloco. Na sequência, peça a uma dupla de alunos que demonstre a postura que aprenderam na aula e, peça a turma para identificar se há a necessidade de algum acerto na postura. Peça para fazerem essa demonstração de frente para a turma, de lado e de costas para visualizarem de vários ângulos.