Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 3: A técnica de saída de bloco no atletismo nas aulas de Educação Física no CAp UFRJ.

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula aluno irá perceber as diferentes formas de corrida, identificando as variações de posturas corporais e de velocidade. Vivenciará a técnica de saída de bloco, realizadas em corridas curtas. 

Duração das atividades

50 minutos/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, a aula se iniciará com a brincadeira do “coelhinho na toca”. Os alunos ficarão na linha de fundo da quadra e serão espalhados vários bambolês no outro lado da quadra. Quando o professor pronunciar: "coelhinho na toca", todos correrão para entrar nos bambolês. Nessa brincadeira ninguém é eliminado, à medida que vai tirando os bambolês, os alunos serão obrigados a dividi-los. A brincadeira acabará quando o professor perceber que não há mais condições de tirar nenhum bambolê.

Dica: Caso não tenha bambolê suficiente, sugiro que faça círculos com cordas, ou barbantes ou até mesmo poderá fazer círculos com giz no chão.

Na sequência, o professor reunirá a turma e perguntará aos alunos se alguém sabe outras formas de sair em direção aos bambolês sem ser em pé. Depois de escutar as respostas, o professor explicará a existência da técnica de partida chamada “saída de bloco”, que é utilizada no atletismo nas corridas de curta distância (100m, 200m e 400m).
Em seguida, os alunos formarão duplas e ficarão colocados na linha lateral da quadra, um aluno(a) da dupla ficará atrás do seu parceiro e sentará com uma perna esticada e outra perna flexionada, reproduzindo um bloco de saída. O outro companheiro flexionará o corpo e colocará a planta do seu pé com a planta do pé do colega, as mãos ficarão colocadas apoiadas no chão, na altura do ombro, paralelas uma a outra, na frente da perna de apoio, realizando a técnica de saída de bloco. E ao sinal do professor, todos os alunos que estão nessa posição de saída deverão correr até a outra linha lateral da quadra. Sugiro ao professor que execute essa série em três repetições para cada aluno.

saida de bloco

Fonte: http://esportesocial.com/

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/
Após terem vivenciado a técnica da saída de bloco, será proposto um "pique-cola" onde os alunos colados ficam na posição de saída de bloco e, para sairem desta posição ou serem descolados, outro aluno deverá encostar a mão em suas costas, ou em outras partes do corpo escolhida pelo professor.
Para encerrar, será pedido para a aula seguinte, que os alunos tragam recortes de jornal, revistas ou matérias da internet com imagens de uma pista de atletismo.

Recursos Complementares

Como recursos complementares indico o site: http://esportesocial.com/  Nele há vídeos e fotos sobre a saida de bloco.

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

Avaliação

Professor, para essa avaliação sugiro que selecione um tempo ao final da aula e inicie perguntando aos alunos: qual a técnica de saída utilizada pelos atletas nas corridas de curtas distâncias e também quais são estas corridas. A seguir, pergunte se eles acham melhor sairem em pé ou agachado na posição de saída de bloco. Na sequência, peça a uma dupla de alunos que demonstre a postura que aprenderam na aula e, peça a turma para identificar se há a necessidade de algum acerto na postura. Peça para fazerem essa demonstração de frente para a turma, de lado e de costas para visualizarem de vários ângulos.