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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos |
A partir desta aula, ser? poss?vel aos estudantes compreenderem como se definem, classificam e s?o produzidos os ?lcoois. Poder?o ainda, saber como ? produzido o ?lcool em gel e, se realmente ? eficaz no combate a gripe suina H1N1.
O estudante dever? ser capaz de reconhecer f?rmulas dos elementos qu?micos presentes na tabela per??dica, rea??es qu?micas, balanceamento e equil?brio qu?mico.
Com o surgimento da gripe Influenza A H1N1 passou-se a recomendar o uso do ?lcool em gel como forma de preven??o. No cotidiano n?o tinhamos como h?bito o seu uso. Desta forma, o seu consumo aumentou quando a popula??o passa a adquir?-lo com mais frequ?ncia. A quest?o: o uso do ?lcool em gel na concentra??o 70% ? realmente eficaz na preven??o da gripe suina H1N1?
Outra pr?tica que pode tornar a aula mais din?mica ? interessante solicitar com anteced?ncia ? turma que providenciassem os ingredientes apontados no experimento ?Como fazer ?lcool em gel? para que o desenvolvam.
Link do experimento: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146
Antes de iniciar a produ??o, solicite ? turma que acessem o v?deo ?Escola ensina como fazer ?lcool gel? para que saibam como ocorre o processo de produ??o do ?lcool em gel.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=gHAlFk9GiN0
?lcoois: s?o compostos org?nicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (? OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
A classifica??o dos ?lcoois depende da posi??o da hidroxila:
Os ?lcoois prim?rios e saturados de cadeia normal com at? onze carbonos s?o l?quidos incolores, os demais s?o s?lidos. Os ?lcoois de at? tr?s carbonos possuem cheiro agrad?vel e ? medida que a cadeia carb?nica aumenta, esses l?quidos v?o se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam s?lidos inodoros, semelhantes ? parafina.
Propriedades qu?micas dos ?lcoois: s?o compostos muito reativos devido ? presen?a da hidroxila. Apresentam car?ter ?cido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ?cidos, metais alcalinos.
Principais ?lcoois:
Glicerol: l?quido xaroposo, incolor e adocicado, ? obtido atrav?s de uma saponifica??o (rea??o que origina sab?o) dos ?steres que constituem ?leos e gorduras. Empregado na fabrica??o de tintas, cosm?ticos e na prepara??o de nitroglicerina (explosivo). Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/alcoois.htm
Etanol (?lcool et?lico): ? usado como solvente na produ??o de bebidas alco?licas, na prepara??o de ?cido ac?tico, ?ter, tintas, perfumes e como combust?vel de autom?veis.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/st
orage/recursos/10797/c
2h6o.jpg
Metanol (?lcoo l met?lico): f?rmula H3C ? OH, ? produzido em escala industrial a partir de carv?o e ?gua, ? usado como solventes em muitas rea??es e como mat?ria-prima em pol?meros.
Link: recursos/mec_3381/metanol.jpg
Solicite aos estudantes que se organizem em equipes de no m?ximo tr?s pessoas e reflitam sobre as quest?es abaixo e criem um blog com o t?tulo "?lcoois, ?lcool em gel: diferentes finalidades".
Link para criar o blog: https://www.blogger.com/start
Para avaliar a aprendizagem da turma, proponha uma pesquisa sobre os diferentes tipos de ?lcoois e solicite que produzam um mapa conceitual.
Antes de iniciar a produ??o de mapas conceituais recomendamos a leitura dos textos dispon?veis no link:
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp
Para produzir os mapas conceituais os estudantes podem acessar o link abaixo:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
Os estudantes poder?o implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar o n?mero de casos de pessoas que sofrem pelos males do alcoolismo. Ap?s desenvolverem a pesquisa dever?o tabular e apresentar os dados ? comunidade escolar posteriormente, em um ve?culo de comunica??o.
Neste s ite a partir do Relato de Experi?ncia Disciplina: Qu?mica ? 3? Ano - EM ? poss?vel saber como os estudantes do Cent ro Estadual de Educa??o Profissional (CEEP) - Curitiba produziram um dosador de ?lcool (gel ou l?quido) com Garrafa Pet orientados pelo professor Arthur Auwerter.
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=99
UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Qu?mica fundamental. S?o Paulo: FTD, 1998.
Esta aula est? baseada na proposta did?tica elaborada pelo professor Jo?o Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, Jo?o Luiz. Uma Did?tica para a Pedago gia Hist?rico-Cr?tica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Nome | Tipo |
---|---|
Metanol | Imagem |
Etanol | Imagem |
Etanol | Imagem |
Etano | Imagem |
Neste link ? poss?vel saber se o ?lcool em gel ? mais eficaz do que lavar as m?os com ?gua e sab?o
Neste endere?o ser? poss?vel saber que efeitos produz o ?lcool em gel em nossa pele bem como se prevenir de seus efeitos.
Neste site ? poss?vel encontrar a receita para fazer ?lcool em gel.
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146
Neste link ser? poss?vel conhecer os diferentes tipos de ?lcoois.
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/talcooll.html
Neste outro endere?o h? informa??es sobre os diferentes tipos de ?lcoois.
http://deflexao.blogspot.com/2004/09/tipos-de-lcoois.html
Este site apresente a defini??o de ?lcool e sua classifica??o.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool
A avalia??o fundamenta-se na an?lise observacional. Busca-se avaliar o n?vel de compreens?o dos estudantes, o que em muito poder? contribuir para com o planejamentos das pr?ximas aulas. Postula-se um encaminhamento em que a avalia??o diagn?stica esteja sempre presente para que o processo seja de fato formativo. Pode-se avaliar os conhecimentos a partir da an?lise da produ??o e uso de mapas mentais ou conceituais. A avalia??o poderia considerar a evolu??o (expans?o) do mapa ? medida que os estudantes avan?assem nos estudos sobre ?lcoois.