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?lcoois e ?lcool gel: diferentes finalidades

Eziquiel Menta

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

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TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Marco Antonio Amaral

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais
Ensino M?dio Qu?mica Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, ser? poss?vel aos estudantes compreenderem  como se definem, classificam e s?o produzidos os ?lcoois. Poder?o ainda, saber como ? produzido o ?lcool em gel e, se realmente ? eficaz no combate a gripe suina H1N1.

Duração das atividades

3 a 5 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante dever? ser capaz de reconhecer f?rmulas dos elementos qu?micos presentes na tabela per??dica, rea??es qu?micas, balanceamento e equil?brio qu?mico.

Estratégias e recursos da aula

    

Com o surgimento da gripe Influenza A H1N1 passou-se a recomendar o uso do ?lcool em gel como forma de preven??o. No cotidiano n?o tinhamos como h?bito o seu uso. Desta forma, o seu consumo aumentou quando a popula??o passa a adquir?-lo com mais frequ?ncia. A quest?o: o uso do ?lcool em gel na concentra??o 70% ? realmente eficaz na preven??o da gripe suina H1N1?

Outra pr?tica que pode tornar a aula mais din?mica ? interessante solicitar com anteced?ncia ? turma que providenciassem os ingredientes apontados no experimento ?Como fazer ?lcool em gel? para que o desenvolvam.
Link do experimento: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146

Antes de iniciar a produ??o, solicite ? turma que acessem o v?deo ?Escola ensina como fazer ?lcool gel? para que saibam como ocorre o processo de produ??o do ?lcool em gel.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=gHAlFk9GiN0

?lcoois: s?o compostos org?nicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (? OH) preso a um ou mais carbonos saturados.

A classifica??o dos ?lcoois depende da posi??o da hidroxila:

  • ?lcoois prim?rios ? apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo caracter?stico ? CH2OH.
  • ?lcoois secund?rios ? apresentam sua hidroxila unida a carbono secund?rio da cadeia. Possuindo o grupo caracter?stico ? CHOH.
  • ?lcoois terci?rios ? apresentam sua hidroxila ligada a carbono terci?rio. Possuindo o grupo ? COH.

Os ?lcoois prim?rios e saturados de cadeia normal com at? onze carbonos s?o l?quidos incolores, os demais s?o s?lidos. Os ?lcoois de at? tr?s carbonos possuem cheiro agrad?vel e ? medida que a cadeia carb?nica aumenta, esses l?quidos v?o se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam s?lidos inodoros, semelhantes ? parafina.

Propriedades qu?micas dos ?lcoois: s?o compostos muito reativos devido ? presen?a da hidroxila. Apresentam car?ter ?cido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ?cidos, metais alcalinos.

Principais ?lcoois:

Glicerol: l?quido xaroposo, incolor e adocicado, ? obtido atrav?s de uma saponifica??o (rea??o que origina sab?o) dos ?steres que constituem ?leos e gorduras. Empregado na fabrica??o de tintas, cosm?ticos e na prepara??o de nitroglicerina (explosivo). Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/alcoois.htm

Etanol (?lcool et?lico): ? usado como solvente na produ??o de bebidas alco?licas, na prepara??o de ?cido ac?tico, ?ter, tintas, perfumes e como combust?vel de autom?veis. 
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/st orage/recursos/10797/c 2h6o.jpg


Etanol

Metanol (?lcoo l met?lico): f?rmula H3C ? OH, ? produzido em escala industrial a partir de carv?o e ?gua, ? usado como solventes em muitas rea??es e como mat?ria-prima em pol?meros.

Link: recursos/mec_3381/metanol.jpg

Metanol

labinfo

Solicite aos estudantes que se organizem em equipes de no m?ximo tr?s pessoas e reflitam sobre as quest?es abaixo e criem um blog com o t?tulo "?lcoois, ?lcool em gel: diferentes finalidades".

Link para criar o blog: https://www.blogger.com/start

  • Quais os tipos de ?lcoois que podemos encontrar dispon?veis e como s?o classificados? 
  • O ?lcool em gel ? mais eficaz do que lavar as m?os com ?gua e sab?o?
  • Porque o ?lcool deve ter concentra??o igual 70 ?GL?
  • Ele remove os lip?dios naturais que hidratam e protegem a pele?
  • O ?lcool com creme hidratante ? base de lip?dios da oliva, evita o ressecamento, protege e hidrata a pele?

 
Para avaliar a aprendizagem da turma, proponha uma pesquisa sobre os diferentes tipos de ?lcoois e solicite que produzam um mapa conceitual.
Antes de iniciar a produ??o de mapas conceituais recomendamos a leitura dos textos dispon?veis no link:
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp

Para produzir os mapas conceituais os estudantes podem acessar o link abaixo:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

praticafinal

Os estudantes poder?o implementar uma pesquisa na comunidade afim de investigar o n?mero de casos de pessoas que sofrem pelos males do alcoolismo. Ap?s desenvolverem a pesquisa dever?o tabular e apresentar os dados ? comunidade escolar posteriormente, em um ve?culo de comunica??o.

  • Biologia e Ci?ncias: pode-se trabalhar a quest?o da gripe Influenza A H1N1 sobretudo sobre os cuidados e tratamentos.
  • Hist?ria: sugerimos trabalhar as epidemias presentes no mundo ao longo da hist?ria. 

Neste s ite a partir do Relato de Experi?ncia Disciplina: Qu?mica ? 3? Ano - EM ? poss?vel saber como os estudantes do Cent ro Estadual de Educa??o Profissional (CEEP) - Curitiba produziram um dosador de ?lcool (gel ou l?quido) com Garrafa Pet orientados pelo professor Arthur Auwerter.

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=99

UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Qu?mica fundamental. S?o Paulo: FTD, 1998.

Esta aula est? baseada na proposta did?tica elaborada pelo professor Jo?o Luiz Gasparin (UEM).

GASPARIN, Jo?o Luiz. Uma Did?tica para a Pedago gia Hist?rico-Cr?tica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Metanol Imagem
Etanol Imagem
Etanol Imagem
Etano Imagem

Recursos Complementares

Neste link ? poss?vel saber se o ?lcool em gel ? mais eficaz do que lavar as m?os com ?gua e sab?o

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/alcool-gel-mais-eficaz-lavar-maos-agua-sabao-gripe-suina-490911.shtml

Neste endere?o ser? poss?vel saber que efeitos produz o ?lcool em gel em nossa pele bem como se prevenir de seus efeitos.

http://vidaeestilo.terra.com.br/inverno/2009/interna/0,,OI3958285-EI14007,00-Alcool+gel+amigo+da+saude+mas+inimigo+da+pele.html

Neste site ? poss?vel encontrar a receita para fazer ?lcool em gel.
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7146

Neste link ser? poss?vel conhecer os diferentes tipos de ?lcoois.
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/talcooll.html

Neste outro endere?o h? informa??es sobre os diferentes tipos de ?lcoois.
http://deflexao.blogspot.com/2004/09/tipos-de-lcoois.html

Este site apresente a defini??o de ?lcool e sua classifica??o.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool

Avaliação

A avalia??o fundamenta-se na an?lise observacional. Busca-se avaliar o n?vel de compreens?o dos estudantes, o que em muito poder? contribuir para com o planejamentos das pr?ximas aulas. Postula-se um encaminhamento em que a avalia??o diagn?stica esteja sempre presente para que o processo seja de fato formativo. Pode-se avaliar os conhecimentos a partir da an?lise da produ??o e uso de mapas mentais ou conceituais. A avalia??o poderia considerar a evolu??o (expans?o) do mapa ? medida que os estudantes avan?assem nos estudos sobre ?lcoois.