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Sistema Nervoso

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Constitui??o do sistema nervoso; Aspectos da vida cotidiana (mem?ria) e sua correla??o com o sistema nervoso. Atividade neuronal.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

C?lula e tecido celular.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/atividade.gif

As atividades dividem-se em atividades no laboratório e uma atividade lúdica, sobre a memória.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/memoria.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/nolaboratorio.gif

Sabemos que o sistema nervoso é o centro regulador de nossas ações e também recordações.
As sugestões de objetos de aprendizagem que seguem, tratam da constituição do sistema nervoso, as células que formam seus órgãos constituintes e a maneira com que se transmite a informação neste sistema (sinapse). Também há um objeto de aprendizagem no que diz respeito à memória. Peça aos alunos para visualizarem os objetos sugeridos e se prepararem para as atividades que se seguirão.
Neste endereço, é possível visualizar as partes que constituem o encéfalo e suas respectivas funções. http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm E aqui tem a imagem de um neurônio e suas partes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Complete_neuron_cell_diagram_pt.svg
Em seguida, temos este objeto de aprendizagem que mostra a diferenciação celular, gerando neurônios e estes o cérebro.

Diferenciação celular

E este que mostra o funcionamento da sinapse.

 


Aqui o professor pode pedir aos alunos que escutem as informações do áudio sobre memória

 

Sono e glicose ajudam na memória , pode acessar este mesmo conteúdo pelo endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3291
A partir deste passo, o professor pode pedir aos alunos que pesquisem na internet, bons hábitos para melhorar a memória e as doenças que afetam o sistema nervoso.
A pesquisa poderá ser feita individualmente ou em grupo, e deverá ser apresentada para os demais colegas em sala de aula. Os alunos poderão escolher o formato em que apresentarão os resultados de sua pesquisa (Cartazes, apresentação feita em computador e apresentada em data-show ou TV Multimídia, encenação de esquete que trabalhe o assunto, entre outras).

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Atividade lúdica
O professor se desejar pode trabalhar a memória com seus alunos. Para isto, é necessário que ele traga para a sala de aula um pano grande o suficiente para cobrir a mesa que ele usará e uma infinidade de pequenos objetos diversos (chave, tampa de caneta, borracha, tachinha, brinco, clips.... e o que mais for possível e conveniente).
Ele colocará sem os alunos verem os objetos dispostos em fileiras. E cobrirá com o pano, ocultando-os. Ai pedirá aos alunos que testem a memória. Os alunos que desejarem participar, levantam-se um a um e dirigem-se para a mesa. Eles terão 30 segundos para observar e memorizar os objetos. O tempo pode ser redimensionado segundo a turma e a quantidade de objetos a ser memorizados. Se estiver muito fácil, o professor pode pedir que além do nome dos objetos, coloque-se a seqüência que eles estão dispostos.

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O cérebro é um dos mais complexos e fascinantes órgãos do corpo humano. As pesquisas em neurociência não param de trazer novidades sobre o funcionamento do cérebro. A memória é apenas um dos pontos pesquisados, mas sem dúvida não de menor importância. É ela que ajuda a lembrar tudo o que aprendemos, como também das recordações mais queridas e mais doloridas que temos. É interessante levar aos alunos este aspecto do corpo humano, que trabalha com as recordações e emoções. Pode-se discutir com os alunos as profissões que trabalham neste setor, tais como: neurocirurgião, neurocientista, psiquiatras, psicólogos, entre outros e a importância que eles tem para o bem estar das pessoas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/652/imagens/sitios.gif

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp
http://www.cerebromente.org.br/n09/fundamentos/transmissao/voo.htm
http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm
http://br.geocities.com/neurokidsbr/Explore.htm

AVALIAÇÃO

A tabela abaixo relaciona-se com a avaliação sugerida.

 

  Regular: 1,0 Bom:3,0 Ótimo: 5,0
Participação O aluno não participou, ou participou muito pouco. O aluno participou algumas vezes, fazendo apenas o que era pedido. O aluno participou ativamente, perguntando e pesquisando muito sobre o assunto.
Conteúdo da apresentação A apresentação teve conteúdo fraco ou incorreto. O conteúdo apresentado está correto, mas ainda superficial. Abordou o conteúdo de maneira correta e aprofundada.
Criatividade na exposição Não houve criatividade e pouco capricho na exposição. Apresentação cuidadosa, mas sem muito diferencial. Houve cuidado e originalidade na forma de apresentar.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Diferencia??o celular Anima??o/simula??o
Sono e glicose ajudam na mem?ria ?udio
Sinapse 3D Anima??o/simula??o

Avaliação

A avalia??o poder? se dar pela participa??o dos alunos nas atividades e produ??o dos mesmos. Uma t?cnica interessante de pontuar a participa??o e produ??o dos alunos ? a rubrica. A avalia??o poder? ser feita por meio da apresenta??o da pesquisa sobre as doen?as do sistema nervoso e a mem?ria. Nesta apresenta??o, os crit?rios a serem analisados pelo professor devem ser revelados antes, para que os alunos saibam como proceder. Uma planilha de rubrica ? ?til para a mensura??o da performance dos alunos em cada crit?rio. Apresentamos abaixo um exemplo de planilha.