Portal do Professor

Início do Conteúdo

Queimadas e Desmatamentos

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Suelen Fernanda Machado

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • O que s?o queimadas e desmatamentos na natureza;
  • Porque eles ocorrem;
  • O que o homem est? fazendo para solucionar estes problemas.

Duração das atividades

2 a 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Como pr?tica social inicial sugerimos que o professor obtenha duas imagens do munic?pio/cidade onde o aluno reside. Esta imagem deve demonstrar de alguma forma as modifica??es ambientais ocorridas nos ?ltimos anos naquele local. Al?m disso, o professor poder? disponibilizar um mapa da cidade, para que os alunos possam localizar a regi?o em quest?o. Discutir sobre as causas de tal mudan?a. (Aqui o professor poder? mapear o que os alunos j? sabem sobre o assunto ou o que gostariam de saber mais)

Outra sugest?o ? que o professor trabalhe com charges, como exemplo:

undefined

Dispon?vel em: http://grafar.blogspot.com/2008/06/charge-bier_18.html Acesso em: 04/09/2009.

Dispon?vel em: http://www.opcaoguarulhos.com.br/blogdoedu.asp Acesso em: 04/09/2009.

Dispon?vel em: http://www.brasilautogestionario.org/category/agronegocio/ Acesso em: 04/09/2009.

Segue roteiro que poder? ser solicitado aos alunos para o trabalho com as charges:

  • Escolha uma das charges;
  • Fa?a uma descri??o da mesma com o m?ximo de detalhamento poss?vel (personagens, cen?rio, vestu?rio, localiza??o, tempo, espa?o);
  • O que considera mais importante nesta chage: a ilustra??o ou o texto? Por qu??
  • Que objetivo esta charge pretende nos passar? Explique.
  • A charge ? engra?ada? Apresenta ironia? Imagina o porqu??

Tal an?lise dever? ser registrada por escrito. Ap?s o registro poder?o ser selecionados alguns alunos que escolheram a mesma charge para que se inicie um pequeno debate sobre as imagens.

H? mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemora??o ao dia da ?rvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Ap?s todos estes anos recordando a import?ncia da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?

Queimadas e desmatamentos s?o igualmente danosos ao meio ambiente. Quais seriam as principais consequ?ncias destas atividades ? vida humana? Vamos descobrir?

Como contextualiza??o ao assunto produzimos o seguinte material:http://www.siteda escola.com/aulas_inova doras/suelen/DESMATAME NTO.ppt

Este pode ser exibido pelo professor em recurso multim?dia, ou at? mes mo no pr?prio laborat? rio de inform?tica (ca da aluno visualiza a a presenta??o em seu computador). Na apresenta??o h? sugest?o de atividade a ser trabalhada com os alunos.

Ainda para debate e constru??o de conceitos sobre os temas, sugerimos os seguintes materiais:

V?deo dispon?vel em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13248

Sobre o v?deo: O v?deo aborda um dos maiores problemas brasileiros para as mudan?as clim?ticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as ?rvore s liberam para a atmosfera o di?xido de carbono que havia nelas. ? assim que acontece cerca de 75% das emiss?es de gases de efeito estufa no Brasil, levando o pa?s a ser o 4? maior emissor do planeta.

Muito se tem falado sobre aquecimento global. Vamos descobrir a rela??o dos desmatamentos e queimadas com o aumento do aquecimento global?

Para isso vamos assistir ao seguinte v?deo:

Aquecimento global - 2

Sobre o recurso: Este recurso aborda sobre aquecimento global, em que as queimadas e o desmatamento fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.

Sugest?o de roteiro para trabalho com o v?deo:

  • Conceitos j? trabalhados e que s?o tratados no v?deo;
  • Novos conceitos que surgem no v?deo;
  • Porque o brasil ? considerado o quarto colocado na emiss?o de gases poluentes?
  • Porque a temperatura aumenta?
  • Quais consequ?ncias do aumento de temperatura s?o informadas no v?deo?
  • O que o aquecimento tem a ver com nossa agricultura?

Na atividade acima o professor pode solicitar que os alunos aprofundem a pesquisa sobre aquecimento global. Descubra quais s?o os pa?ses que est?o em primeiro lugar na emiss?o de gases poluentes e por qu? est?o nesta posi??o.

O que podemos fazer para mudar esta situa??o?

Vamos descobrir algumas a??es que parecem muito simples, mas que se realizadas em conjunto, poder?o realmente causar boas mudan?as.

Plante uma ?rvore!

Aqui o professor poder? ao menos explicar a t?cnica de como plantar uma ?rvore, caso n?o haja possibilidade de realizar esta a??o na pr?tica.

Como p lantar uma ?rvore

O processo de catarse ser? observado durante as atividades propostas, de forma que o Professor deve perceber se o s estudantes s?o capazes de expressarem o seu entendimento do tema proposto, com suas pr?pri as palavras e organiza??o textual, caso contr? rio, deve-se retomar os conceitos que n?o fica ram bem claros.

pr?tica social final

Produzir cartazes que englobem as seguintes tem?ticas e propor as solu??es, onde cada cidad?o poder? assumir, para cada caso:

  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Aquecimento Global;

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Como plantar uma ?rvore Experimento pr?tico
Aquecimento global - 2 V?deo

Recursos Complementares

Site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/ acessado em 18/09/2009.

Portal do Professor - MEC. Conhecendo o bioma em que vivo - O cerrado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acessado em 18/09/2009.

Avaliação

Destacamos alguns crit?rios norteadores da avalia??o:

  • Participou efetivamente das discuss?es propostas pelo professor;  
  • Realizou a atividade de pesquisa proposta pelo professor;
  • Na pesquisa apresentou dados relevantes e atuais sobre a tem?tica;
  • Na elabora??o dos cartazes colaborou efetivamente com o grupo, demonstrou criatividade e capricho durante a produ??o;
  • Participou do semin?rio e apresentou sua pesquisa conforme orienta??es do professor;