![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Como pr?tica social inicial sugerimos que o professor obtenha duas imagens do munic?pio/cidade onde o aluno reside. Esta imagem deve demonstrar de alguma forma as modifica??es ambientais ocorridas nos ?ltimos anos naquele local. Al?m disso, o professor poder? disponibilizar um mapa da cidade, para que os alunos possam localizar a regi?o em quest?o. Discutir sobre as causas de tal mudan?a. (Aqui o professor poder? mapear o que os alunos j? sabem sobre o assunto ou o que gostariam de saber mais)
Outra sugest?o ? que o professor trabalhe com charges, como exemplo:
Dispon?vel em: http://grafar.blogspot.com/2008/06/charge-bier_18.html Acesso em: 04/09/2009.
Dispon?vel em: http://www.opcaoguarulhos.com.br/blogdoedu.asp Acesso em: 04/09/2009.
Dispon?vel em: http://www.brasilautogestionario.org/category/agronegocio/ Acesso em: 04/09/2009.
Segue roteiro que poder? ser solicitado aos alunos para o trabalho com as charges:
Tal an?lise dever? ser registrada por escrito. Ap?s o registro poder?o ser selecionados alguns alunos que escolheram a mesma charge para que se inicie um pequeno debate sobre as imagens.
H? mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemora??o ao dia da ?rvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Ap?s todos estes anos recordando a import?ncia da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?
Queimadas e desmatamentos s?o igualmente danosos ao meio ambiente. Quais seriam as principais consequ?ncias destas atividades ? vida humana? Vamos descobrir?
Como contextualiza??o ao assunto produzimos o seguinte material:http://www.siteda escola.com/aulas_inova doras/suelen/DESMATAME NTO.ppt
Este pode ser exibido pelo professor em recurso multim?dia, ou at? mes mo no pr?prio laborat? rio de inform?tica (ca da aluno visualiza a a presenta??o em seu computador). Na apresenta??o h? sugest?o de atividade a ser trabalhada com os alunos.
Ainda para debate e constru??o de conceitos sobre os temas, sugerimos os seguintes materiais:
V?deo dispon?vel em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13248
Sobre o v?deo: O v?deo aborda um dos maiores problemas brasileiros para as mudan?as clim?ticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as ?rvore s liberam para a atmosfera o di?xido de carbono que havia nelas. ? assim que acontece cerca de 75% das emiss?es de gases de efeito estufa no Brasil, levando o pa?s a ser o 4? maior emissor do planeta.
Muito se tem falado sobre aquecimento global. Vamos descobrir a rela??o dos desmatamentos e queimadas com o aumento do aquecimento global?
Para isso vamos assistir ao seguinte v?deo:
Sobre o recurso: Este recurso aborda sobre aquecimento global, em que as queimadas e o desmatamento fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.
Sugest?o de roteiro para trabalho com o v?deo:
Na atividade acima o professor pode solicitar que os alunos aprofundem a pesquisa sobre aquecimento global. Descubra quais s?o os pa?ses que est?o em primeiro lugar na emiss?o de gases poluentes e por qu? est?o nesta posi??o.
O que podemos fazer para mudar esta situa??o?
Vamos descobrir algumas a??es que parecem muito simples, mas que se realizadas em conjunto, poder?o realmente causar boas mudan?as.
Plante uma ?rvore!
Aqui o professor poder? ao menos explicar a t?cnica de como plantar uma ?rvore, caso n?o haja possibilidade de realizar esta a??o na pr?tica.
O processo de catarse ser? observado durante as atividades propostas, de forma que o Professor deve perceber se o s estudantes s?o capazes de expressarem o seu entendimento do tema proposto, com suas pr?pri as palavras e organiza??o textual, caso contr? rio, deve-se retomar os conceitos que n?o fica ram bem claros.
Produzir cartazes que englobem as seguintes tem?ticas e propor as solu??es, onde cada cidad?o poder? assumir, para cada caso:
Nome | Tipo |
---|---|
Como plantar uma ?rvore | Experimento pr?tico |
Aquecimento global - 2 | V?deo |
Site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/ acessado em 18/09/2009.
Portal do Professor - MEC. Conhecendo o bioma em que vivo - O cerrado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acessado em 18/09/2009.
Destacamos alguns crit?rios norteadores da avalia??o: