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Aprendendo com os Diferentes Tipos de Textos

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Para o Construtivismo, em rela??o ao processo de alfabetiza??o, ? importante que a pessoa que esteja em tal processo, seja crian?a, jovem ou adulto, que tenha contato com diferentes tipos de textos, tais como: hist?rias infantis, romances e literaturas diversas (no caso dos adolescentes e adultos), poesias, parlendas, receitas entre outros. Por isso, ? fundamental que o professor fa?a a leitura e apresente em sala de aula diferentes tipos de textos.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: m?sicas, parlendas, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.

AULA 1

Atividade 1

Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:
- Vocês já ouviram música?
- Que tipo de música vocês gostam?
Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem uma música, de sua escolha. É importante que ao fazer isso o professor tenha em mente seu público de alunos, se são crianças, adolescentes ou adultos.
Depois que ouvirem a música o professor faz outros questionamentos.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
- Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?

Agora, nós vamos ouvir uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha.
 

Apresentar o Recurso.

 

Recurso:
 

Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com os alunos e pergunta se elas gostaram da história, pergunta o que elas acharam mais interessante.
O professor, neste momento mostra que tanto a música que elas ouviram como a história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças, são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores. Por isso é importante que na sala de aula tenha diferentes tipos de textos para auxiliar o professor na explicação e dar a oportunidade aos alunos de conhecer os exemplos.

Atividade 2

Fazer uma lista na lousa sobre os diferentes tipos de textos que as crianças conhecem. Os alunos continuam sentadas em círculo para continuar um clima de diálogo.
Se possível, mostrar às crianças, jornais, revistas, folhetos de supermercados e outros tipos de texto. É importante deixar que as crianças possam folhear os diferentes tipos de textos e falarem as diferenças que existem entre eles.

Atividade 3

Depois que as discussões sobre diferentes Tipos de Texto forem feitas, e quando o professor perceber que as crianças já são capazes de conhecer a diversidade de gêneros existentes, pedir para que as crianças façam um desenho, sobre a música ou sobre a história que ouviram. Cada aluno fica a vontade para escolher.
Depois disso, o professor, com o auxílio dos alunos coloca os desenhos na parede e pede para que algumas crianças voluntárias expliquem o que desenhou, se optaram por desenhar algo da música ou da história que ouviram.
Assim, o professor apresenta mais um tipo de texto, e explica que um desenho, apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o “lêem”.

AULA 2

Atividade 1

Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram como poesia, história, textos de jornal, desenho, música, receitas, parlenda entre outros, é importante instigá-los a escolher um tipo destes textos e escrever outro texto, uma poesia, uma receita de algo que conhece inventar uma música.
O professor pode colocar na lousa alguns exemplos destes textos e explicar a estrutura de um poema, de uma música, de uma receita, de uma história etc.


Neste momento, outros aspectos da alfabetização podem ser trabalhados, como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais etc.

Estas são aulas que podem ser trabalhadas com alunos que tenham Deficiência Visual, Deficiência Mental e Hiperatividade.
Para os alunos com Deficiência Visual, estas aulas serão importantes porque trabalharão o sentido da audição. Em relação à escrita de textos e desenhos, irá depender do recurso que o aluno utilizar, pois se for, por exemplo, o Braille ela fará seu texto em Braille.
Para o aluno com Deficiência Mental, ela poderá ter o auxílio de um colega ou mesmo do professor durante a escrita.
Para o aluno Hiperativo, estas são aulas, que despertam o interesse e os motivam, possibilitam que os mesmos possam se sentar em círculos e conversarem com os colegas, além de oferecer estímulos sonoros e visuais, o que faz com que o aluno Hiperativo se sinta mais ativo e instigado a realizar as atividades.


 


 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
S?rie forma??o do leitor: parte 1 [Categorias Liter?rias] ?udio

Recursos Complementares

Sugere-se que o professor disponha aos alunos outros tipos de textos, conforme elencados acima - receitas, poesias, parlendas, livros de hist?rias infantis, folhetos de supermercados entre outros, para que a crian?a possa perceber os diferentes g?neros textuais que existem al?m de perceber que todos t?m suas caracter?sticas peculiares e sua import?ncia. Sugere-se ainda outros recursos para o aprofundamento do conte?do. Tal como a leitura deste livro: FERREIRO, E. Reflex?es sobre alfabetiza??o. S?o Paulo, Cortez, 1998.

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma coletiva em todo o momento da atividade. Por isso, fazer perguntas antes da atividade, com o objetivo de fazer um diagn?stico para saber o que as crian?as sabem sobre ?Tipos de Textos? existentes e no final da atividade para verificar se elas aprenderam alguns exemplos. A avalia??o tamb?m pode ser feita atrav?s do desenho e do texto que o aluno fez. ? importante salientar, que por se tratar de s?ries iniciais do Ensino Fundamental, os n?veis de escritas dos alunos poder?o ser variados, por isso ? salutar que cada um seja avaliado de acordo com o n?vel da alfabetiza??o que se encontra. No entanto, esta ? uma oportunidade para que os alunos se sintam instigados a avan?ar nos conhecimentos que possuem.