Portal do Professor

Início do Conteúdo

LUA, LUAR VAMOS CANTAR

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Cantar e desenvolver o prazer pela música;
  • Despertar o interesse pela leitura através da música " A LUA", do grupo MPB4;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver a capacidade criativa.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lua conceito cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Ouvir e cantar a música " A Lua", do grupo MPB4.

1º Momento: O professor reune as crianças para o ouvir a  música "A lua".

2º Momento: Após apreciação da a canção, o professor apresenta a letra da música de forma escrita  para crianças  vivenciarem a musicalidade e a experiencia com estilo escrito. Assim, elas podem simular a leitura acompanhar com a visão e com o dedo indicador. 

undefined

Letra da música

A Lua- MPB4

A lua
Quando ela roda é nova
Crescente ou meia-lua

É cheia
E quando ela roda minguante e meia
Depois é lua novamente
Quando ela roda é nova
Crescente ou meia-lua

É cheia
E quando ela roda minguante e meia
Depois é lua nova
Mente quem diz que é lua velha
M ente quem diz
Que a lua é velha

3º Momento: O professor ensina a música e faz brincadeiras na sala com os elementos que vão surgindo na letra da música. O professor e as crianças vão discutindo o que aparece na música.

Avaliação

Observar quais estratégias são utilizadas pelos alunos que ainda não lêem convencionalmente para localizar os trechos da música; o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.