UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCA FONSECA
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
| Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Fazer relações de quantidade um a um.
A alimentação das formigas.
Atividade 1 – Fazendo relações
1º Momento: Inicialmente o professor deve conversar com as crianças sobre a alimentação das formigas e destacar as folhas para a realização da atividade. O professor deve trazer para a roda imagens de quatro formigas recortadas e pedir para que as crianças contem quantas formigas tem. Depois o professor explica que as crianças vão alimentar as formigas dando uma folha para cada formiga (essas folhas podem ser figuras ou naturais). Nesse momento o professor deve fazer problematizações: Eu tenho quatro formigas, e quero dar uma folha para cada uma, quantas folhas eu tenho que pegar? Solicitar que as crianças peguem as folhas e distribua para as formigas, conte com elas as folhas, conte as formigas, pergunte se alguma ficou com mais folhas que as outras. Instigue as crianças a falarem suas hipóteses, observe como elas estão pensando, faça registro das idéias das crianças.
2º Momento: O professor pode entregar uma folha de papel ofício com quatro figuras de formiga recortadas e coladas, e deixar muitas folhas sobre a mesa e solicitar que cada criança cole uma folha para cada formiga.
SUGESTÃO: Distribuir nas mesas potinhos com cola para que as crianças colem as folhas.
Figura 1 - Imagem da atividade
Avaliar se as crianças:
Fizeram relações de quantidade um a um;
Contaram as formigas e as folhas.
Participaram da atividade com envolvimento.