Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ALIMENTAÇÃO DAS FORMIGAS: FAZENDO RELAÇÕES MATEMÁTICAS

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
 Fazer relações de quantidade um a um.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A alimentação das formigas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazendo relações


1º Momento: Inicialmente o professor deve conversar com as crianças sobre a alimentação das formigas e destacar as folhas para a realização da atividade. O professor deve trazer para a roda imagens de quatro formigas recortadas e pedir para que as crianças contem quantas formigas tem. Depois o professor explica que as crianças vão alimentar as formigas dando uma folha para cada formiga (essas folhas podem ser figuras ou naturais). Nesse momento o professor deve fazer problematizações: Eu tenho quatro formigas, e quero dar uma folha para cada uma, quantas folhas eu tenho que pegar? Solicitar que as crianças peguem as folhas e distribua para as formigas, conte com elas as folhas, conte as formigas, pergunte se alguma ficou com mais folhas que as outras. Instigue as crianças a falarem suas hipóteses, observe como elas estão pensando, faça registro das idéias das crianças.


2º Momento: O professor pode entregar uma folha de papel ofício com quatro figuras de formiga recortadas e coladas, e deixar muitas folhas sobre a mesa e solicitar que cada criança cole uma folha para cada formiga.


SUGESTÃO: Distribuir nas mesas potinhos com cola para que as crianças colem as folhas.

Figura 1 - Imagem da atividade

Avaliação

Avaliar se as crianças:
 Fizeram relações de quantidade um a um;
 Contaram as formigas e as folhas.
 Participaram da atividade com envolvimento.