Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO AS PARTES EXTERNAS DA FORMIGA

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer as características externas das formigas, identificando e nomeando as suas partes externas;

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecer as partes externas das formigas.

1º Momento: Inicialmente o professor deve perguntar o que as crianças sabem sobre as formigas, depois deve  convidá-las para irem procurar formigas no pátio da escola. Caso achem, o professor deve indagar: Ela tem cabeça? Tem bumbum? Tem barriga? Tem asas? Nesse momento o professor deve evidenciar todas as características físicas externas das formigas. Quantos olhos ela tem? Quantas pernas a formiga tem? A formiga tem boca? Tem dentes? Caso não encontrem formigas na escola, solicite que as crianças tragam de casa, colocando num vidro transparente.
Obs.: O professor deverá providenciar uma lupa para que as crianças observem as formigas. As fotos abaixo ilustram o momento.


2º Momento: Depois o professor deve juntamente com crianças desenhar uma formiga, evidenciando todas as partes (cabeça, tórax, abdômen, antenas, pernas). O professor enquanto desenha deve indagar para as crianças: Quantos olhos a formiga tem? E quantas pernas? Quem sabe que parte é esta? (Abdômem). Lembrar que a figura das formigas não está no tamanho real.

Figura 1 - Formiga


SUGESTÃO: O professor que tem dificuldade em desenhar, poderá fazer um esboço do corpo da formiga com grafite bem claro, e depois durante a discussão na sala deve reforçar o desenho com caneta hidrocor.

3º Momento: O professor deverá trazer para sala imagens de diferentes insetos, para que as crianças comparem suas semelhanças e evidencie suas diferenças.

Indagando: Quantas pernas tem a formiga? E a abelha? Quantas pernas tem a borboleta? Será que existe formiga com asas? A mosca também tem 6 pernas?

O professor deverá instigar as crianças a observarem as imagens, possibilitando que elas elaborem e construam suas hipóteses acerca das diferenças e semelhanças entre os insetos, e reconhecendo a formiga dentre outros insetos. 

Figura 2 - Imagem dos insetos


Atividade 2 – Montando um quebra-cabeça

1º Momento: O professor deve dividir o desenho da formiga em três partes (Cabeça/tórax/abdômen), para que as crianças montem o quebra-cabeça. Nesse momento o professor deve questionar as crianças sobre o nome das partes e identificar o local onde deve colar cada uma. Entregar a cada criança a sua folha de papel e as partes da formiga para a montagem do quebra-cabeça.


SUGESTÃO: Colocar sobre mesa um potinho com cola para que cada dupla de crianças cole sua figura.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

- Identificaram as características das formigas, nomeando suas partes externas.

- Evidenciam as diferenças e semelhanças das formigas dentre outros insetos.