Portal do Professor

Início do Conteúdo

Caracterizando a lua

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Caracterizar a lua;
  • Argumentar e discutir sobre o tema em estudo.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Obs. Depois do sol a lua é o corpo celeste mais visível no céu. Isto acontece por que a Lua  é o objeto do sistema solar mais próximo à Terra.

1º Momento: O (a) professor (a) deve selecionar textos informativos e imagens sobre a lua e promover discussões em relação ao tema com as crianças.

Problematização

  • Como a lua é vista no céu?
  • De que ela é formada?
  • O que é um satélite?
  • Podemos ir a lua? Dá para morar lá?

Fonte:   http://wendelcandido.files.wordpress.com/2009/06/mosaico_lua_web1.jpg

2º Momento: O professor senta com as crianças em uma roda e solicita  que as mesmas, oralmente falem o que sabem sobre a lua e a medida que vão oralizando o o professor anota as informações. A partir das discussões os alunos iniciam um processo de observação durante a noite e cada observação é registrada por meio do desenho.

Obs: O professor deverá iniciar essa atividade, preferencialmente, no início do ciclo lunar, podendo assim solicitar essa observação durante quatro vezes no mês. É importante que o professor acompanhe no calendário essas mudanças de fases da lua para então escolher os dias nos quais as atividades serão enviadas. Ao final do estudo poderá ser organizado um calendário lunar a partir das observações e registros das crianças.

Recursos Complementares

Avaliação

O nível das representações da criança através do desenho e linguagem escrita.