Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cuidando da nossa água

Autor e Co-autor(es)

neide figueiredo de souza imagem do usuário

DOURADOS - MS EM SOCRATES CAMARA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

É importante desde o início da vida escolar, mostrar para nossos alunos a necessidade de economizar e preservar nossa água potável.

Duração das atividades

Quatro momentos de uma hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa informal com as crianças sobre o que elas entendem sobre cuidados com a água. Explorar os alunos verificando se possuem o mínimo de atenção para evitar o uso excessivo da água. Entrevista dos pais pelos alunos sobre quais cuidados eles têm com a água.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

•        Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;

•        Numa roda de conversa elencar os conhecimentos que os alunos possuem sobre os cuidados com a água;

•        Num breve passeio dentro da escola observar aos redores com os demais alunos e funcionários da escola utilizam a água;

•        Em sala de aula questionar:

1. O que vocês observaram?

2. Havia algum funcionário ou aluno usando a água de forma exagerada?

3. O que podemos fazer para evitar isso?

4. Em nossa casa nós cuidamos da água?

5. Vamos registrar com imagens e frases o que observamos hoje?

2º Momento

•        Receber as pesquisas dos alunos por escrito e oralmente e discutir;

•        Na Sala de Tecnologia Educacional propor que assistam o vídeo “Terra das águas”;

•        À partir deste vídeo discutir no grande grupo de forma que amplia os conhecimentos dos alunos e registrar os elementos significativos do vídeo.

3º Momento

•        Após os registros, organizar a turma em grupos para que produzam pequenas mensagens mostrando e pedindo que todos cuidem da nossa água;

•        Construir um cartaz por grupo com a mensagem e ilustrações que chamem a atenção para a leitura das mensagens;

•         É importante registrar com fotos o desenvolvimento desta atividade desde seu início.

4º Momento

•        Na sala de Tecnologia Educacional propor a atividade “jogo da gota de água” contextualizando com o conteúdo em desenvolvimento;

•        No projetor assistir o desenvolvimento das atividades registradas com fotos para que os alunos observem o envolvimento e participação da turma, de modo que se sintam importantes e fundamentais nesse processo e expor os cartazes no pátio da escola para que todos tenham conhecimento do trabalho desenvolvido.

Terra das águas

  Jogo das gotas de água

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Terra das águas Vídeo
Jogo das gotas de água Animação/simulação

Recursos Complementares

Livros de Ciência, projetor, Internet e Máquina digital.

Avaliação

A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.