| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
É importante desde o início da vida escolar, mostrar para nossos alunos a necessidade de economizar e preservar nossa água potável.
Conversa informal com as crianças sobre o que elas entendem sobre cuidados com a água. Explorar os alunos verificando se possuem o mínimo de atenção para evitar o uso excessivo da água. Entrevista dos pais pelos alunos sobre quais cuidados eles têm com a água.
1º Momento
• Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;
• Numa roda de conversa elencar os conhecimentos que os alunos possuem sobre os cuidados com a água;
• Num breve passeio dentro da escola observar aos redores com os demais alunos e funcionários da escola utilizam a água;
• Em sala de aula questionar:
1. O que vocês observaram?
2. Havia algum funcionário ou aluno usando a água de forma exagerada?
3. O que podemos fazer para evitar isso?
4. Em nossa casa nós cuidamos da água?
5. Vamos registrar com imagens e frases o que observamos hoje?
2º Momento
• Receber as pesquisas dos alunos por escrito e oralmente e discutir;
• Na Sala de Tecnologia Educacional propor que assistam o vídeo “Terra das águas”;
• À partir deste vídeo discutir no grande grupo de forma que amplia os conhecimentos dos alunos e registrar os elementos significativos do vídeo.
3º Momento
• Após os registros, organizar a turma em grupos para que produzam pequenas mensagens mostrando e pedindo que todos cuidem da nossa água;
• Construir um cartaz por grupo com a mensagem e ilustrações que chamem a atenção para a leitura das mensagens;
• É importante registrar com fotos o desenvolvimento desta atividade desde seu início.
4º Momento
• Na sala de Tecnologia Educacional propor a atividade “jogo da gota de água” contextualizando com o conteúdo em desenvolvimento;
• No projetor assistir o desenvolvimento das atividades registradas com fotos para que os alunos observem o envolvimento e participação da turma, de modo que se sintam importantes e fundamentais nesse processo e expor os cartazes no pátio da escola para que todos tenham conhecimento do trabalho desenvolvido.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Terra das águas | Vídeo |
| Jogo das gotas de água | Animação/simulação |
Livros de Ciência, projetor, Internet e Máquina digital.
A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.