Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sabendo utilizar a água.

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os diferentes tipos de uso do recurso água; Explicar a importância da preservação do recurso água; Explicitar o significado do uso racional do recurso água; Sensibilizar para a adequada utilização desse recurso;

Duração das atividades

Uma aula de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula conversando sobre a utilização do recurso água. Identifique situações cotidianas para iniciar o diálogo, tais como:

• Como vocês utilizam à água em casa?
• Quando vocês tomam banho, deixam o chuveiro aberto todo o tempo?
• Na hora de escovar os dentes, fecham à torneira em algum momento?
• Para lavar a área da sua casa, vocês utilizam água limpa?
• Vocês reutilizam a água que foi utilizada na lavagem de roupa?


A partir dessas respostas, conduza a discussão para a abordagem do tema, ressaltando que a água é indispensável à vida humana e que muitas vezes não a utilizamos de forma adequada.

Professor reforce a idéia de “adequação” para evidenciar que essa água –potável- pode diminuir ou até mesmo acabar, devido à má utilização ou a poluição causada pelo homem. Lembre-se de dizer que nem toda a água pode ser utilizada para o consumo humano, e que é um recurso que pode se renovar desde que utilizado de maneira adequada.

Utilize o vídeo Nina, uma amiga da água, disponível em

portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action


que mostra a utilidade da água.

Na sequência pode ser exibida a animação "Ciclo da Água" disponível em>

portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action


Considerando-se o que foi apresentado no vídeo, inicie uma conversa sobre a questão, explicando quais são as funções da água. Questione também se essas são as únicas possibilidades de uso da água. Identifique outras possibilidades com os alunos. Aproveite a oportunidade para reafirmar a importância de preservação desse recurso. Fale sobre a questão do desperdício no cotidiano, que muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Alguns exemplos são:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/665/imagens/dicas_desperdicio_214145.gif

Depois dessa conversa, solicite aos alunos que formem grupos e escrevam as conclusões a que chegaram. Na seqüência, peça que apresentem oralmente, e sistematiz e as conclusões no quadro negro. Complemente-as, se julgar necessário.

Professor, atenção: esse é o momento onde você deve verificar se todos os conceitos tratados foram empregados de forma correta. Aproveite o momento da sistematização para efetuar as correções que se fizerem necessárias.

Depois dessa sistematização, proponha a elaboração de cartazes, com slogans, que expliquem o uso racional da água e chamem a atenção para a essa necessidade. Peça aos alunos que tirem fotos da boa utilização da água e divulguem em um blog, comentando se aquela utilização é correta ou não e porque.
Para verificar se os alunos compreenderam o sentido da sensibilização quanto ao uso adequado da água, peça que abram o site

http://www.redescola.com.br/software/uacpr062/uacpr062.swf

e cliquem no jogo da memória.

Durante o jogo peça aos alunos para observar as figuras das cartas e vá perguntando o que elas representam em relação à adequada utilização da água.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Nina, a amiga da água Animação/simulação
Ciclo da água Animação/simulação

Avaliação

- Participação qualificada nos debates; - Proposição de sugestões para uso da água; - Participação durante o debate no jogo da memória.