| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Fen?menos naturais, sua regularidade e possibilidade de previs?o pelo homem |
No quadro escreva: A Terra é dinâmica!
Pergunte aos alunos o que eles entendem dessa afirmação. Com as respostas, reforce a idéia de que a Terra está em constante movimento, mas alguns desses nós não percebemos.
Procure identificar, com os alunos, quais são os movimentos perceptíveis. Se eles não mencionarem, destaque os movimentos de rotação e translação.
Passe o vídeo De onde vem os dias e as noites, disponível em:
Professor lembre-se de “carregar” o vídeo antes da apresentação.
Professor, depois do vídeo recapitule os principais conceitos apresentados:
• rotação, que é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo e tem como conseqüência os dias e as noites.
• Translação que é o movimento que a Terra realiza em torno do sol e que tem como conseqüência as estações do ano no percurso temporal de um ano
Nesse momento vá recordando os acontecimentos mostrados no vídeo para ilustrar um pouco mais a explicação dos movimentos da terra.
Se houver um globo terrestre em sua escola, seria interessante que ele fosse utilizado. Assim, para ilustrar o movimento de rotação da Terra monte um experimento com uma lâmpada ou lanterna e um Globo Terrestre, como na figura abaixo. Observe que nesse experimento parte da Terra é iluminada pela laterna, enquanto a outra parte é escura.
Leve-os a perceber que a as áreas iluminadas correspondem ao dia, por terem luz solar e que as áreas escuras correspondem à noite, pela ausência da mesma luz solar. E que é justamente o movimento de rotação, que faz a terra girar e por isso, ocasiona a alternância de dias e noites.
Outra sugestão de recurso para trabalhar o movimento de rotação com seus alunos é:
Você também poderá ilustrar que parte da sombra projetada na Terra deve-se a rotação da Terra que dá uma idéia de movimento aparente do sol.

Demonstre o experimento, quantas vezes for necessário, para que os alunos compreendam o raciocínio transposto do globo para o planeta Terra. Somente depois disso, solicite aos alunos que respondam as seguintes perguntas
• A terra é dinâmica? Por que gira?
• Quais são os movimentos que a Terra realiza?
• Quais as conseqüências desses movimentos?
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Capit?o Tormenta e Paco em movimentos da terra | Anima??o/simula??o |
| Capit?o Tormenta e Paco em esta??es do ano | Anima??o/simula??o |
| De onde vem o dia e a noite? | V?deo |