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O Baile espacial, movimentos da Terra no Sistema Solar

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fen?menos naturais, sua regularidade e possibilidade de previs?o pelo homem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Explicar como se formam os dias e as noites a partir dos movimentos terrestres

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

No quadro escreva: A Terra é dinâmica!

Pergunte aos alunos o que eles entendem dessa afirmação. Com as respostas, reforce a idéia de que a Terra está em constante movimento, mas alguns desses nós não percebemos.

Procure identificar, com os alunos, quais são os movimentos perceptíveis. Se eles não mencionarem, destaque os movimentos de rotação e translação.

Passe o vídeo De onde vem os dias e as noites, disponível em:

 

 

Professor lembre-se de “carregar” o vídeo antes da apresentação.

Professor, depois do vídeo recapitule os principais conceitos apresentados:
• rotação, que é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo e tem como conseqüência os dias e as noites.
• Translação que é o movimento que a Terra realiza em torno do sol e que tem como conseqüência as estações do ano no percurso temporal de um ano

Nesse momento vá recordando os acontecimentos mostrados no vídeo para ilustrar um pouco mais a explicação dos movimentos da terra.

Se houver um globo terrestre em sua escola, seria interessante que ele fosse utilizado. Assim, para ilustrar o movimento de rotação da Terra monte um experimento com uma lâmpada ou lanterna e um Globo Terrestre, como na figura abaixo. Observe que nesse experimento parte da Terra é iluminada pela laterna, enquanto a outra parte é escura.

Leve-os a perceber que a as áreas iluminadas correspondem ao dia, por terem luz solar e que as áreas escuras correspondem à noite, pela ausência da mesma luz solar. E que é justamente o movimento de rotação, que faz a terra girar e por isso, ocasiona a alternância de dias e noites.
 

Outra sugestão de recurso para trabalhar o movimento de rotação com seus alunos é:

 






Você também poderá ilustrar que parte da sombra projetada na Terra deve-se a rotação da Terra que dá uma idéia de movimento aparente do sol.

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Demonstre o experimento, quantas vezes for necessário, para que os alunos compreendam o raciocínio transposto do globo para o planeta Terra. Somente depois disso, solicite aos alunos que respondam as seguintes perguntas

• A terra é dinâmica? Por que gira?
• Quais são os movimentos que a Terra realiza?
• Quais as conseqüências desses movimentos?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Capit?o Tormenta e Paco em movimentos da terra Anima??o/simula??o
Capit?o Tormenta e Paco em esta??es do ano Anima??o/simula??o
De onde vem o dia e a noite? V?deo

Avaliação

? Participa??o nas discuss?es e atividades realizadas em sala.