| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico |
Aula 01
Caro professor (a)
Inicie perguntando aos alunos:
• O que precisamos para sobreviver?
• De onde vêm esses produtos?
Leve os alunos a entender que os alimentos que consumimos, o lugar que habitamos, as roupas que vestimos e todos os bens que temos e que são necessários à nossa sobrevivência, são provenientes dos recursos que encontramos na natureza.
Explique aos alunos que o recurso retirado da natureza é considerado bruto e em muitos casos, necessita beneficiamento: seja para o consumo direto, seja para ser transformado em matéria prima. Identifique com eles exemplos dessas duas situações.
Explique aos alunos que é por meio do trabalho que os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos encontrados na natureza. E que depois de extrair os recursos, para se transformarem em um produto, ele passa por fases que vão refletir a atividade econômica.
Professor, ressalte que as atividades mais elementares, das quais dependem as demais, são aquelas referentes a agricultura, pecuária e extrativismo. Por serem condicionantes das demais atividades, são denominadas primárias e constituem o setor primário da produção.
Destaque que o setor secundário transforma o recurso natural em matéria prima e a matéria prima em produto. Além disso, promove a distribuição dos produtos em forma de atacado (comercialização de grandes quantidades de produtos).
Diga que o setor terciário é responsável pela comercialização do produto, das unidades fabris até os centros de distribuição e desses, às lojas. Além disso, esse setor engloba a prestação de serviços: professores, advogados, vendedores, motoristas, seguranças, entre outros.
A conclusão dessa explicação deverá conduzir os alunos ao entendimento de que todas as atividades econômicas organizam-se por setores.
Com o objetivo de ilustrar essa explicação, passe o vídeo De onde vem o plástico, abaixo especificado. Ressalte que beneficiamento do produto em questão passa por todos os setores de produção econômica
portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action
Após a apresentação, será realizado um debate. Nesse sentido, oriente seus alunos para anotar todas as discussões, a fim de elaborar, como exercício de casa, um texto sobre o assunto. As seguintes questões deverão ser analisadas pelo grupo:
• Qual é a matéria-pr ima utilizada na fabricação do plástico?
• Depois de extraído o recurso, qual é a sua destinação?
• Quando o plástico é produzido, qual é a sua destinação final?
Professor, conduza o debate respondendo a tais questionamentos. Explore o caso do plástico, como um exemplo de produto, que passa por várias etapas de beneficiamento e atesta a distinção entre os setores de produção econômica. Procure identificar outros exemplos.
2ª aula
Professor:
• recapitule as conclusões da aula anterior;
• separe a turma em três equipes;
• peça que eles entrem no site
www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm
• selecione os temas que serão apresentados por cada equipe;
• Estabeleça 15 minutos para preparação da apresentação: cada equipe terá a responsabilidade de ler todo o texto do site e preparar a apresentação
• Estabeleça 20 minutos para apresentação dos grupos
Ao final dessa atividade deverão ser estabelecidas conclusões sobre o tema tratado.
3ª Aula
Recorde as conclusões da aula anterior
Depois disso promova uma competição onde as equipes elaborem uma tabela. Essa deverá ter a especificação de um produto qualquer e identificação das etapas de seu beneficiamento, bem como a especificação do setor da economia onde se insere. Vence o jogo aquele que identificar o maior número de produtos
Exemplo: Milho: cultivo - colheita – debulhagem – armazenamento – beneficiamento – produção de ração – venda
O milho passa pelos três setores da economia até chegar as nossas casas: na agricultura pela produção e beneficiamento do grão (setor primário); na indústria para a transformação do grão em produto e no setor terciário para a venda do produto.
Se houver disponibilidade de tempo na aula, sugira um fórum de discussão sobre as relações existentes entre os setores, para que produtos cheguem até nós. E o que aconteceria se algum dos setores deixasse de existir.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| De onde vem o plástico? | Vídeo |