Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tipos de fra??es

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar uma fra??o pr?pria, fra??o impr?pria e uma fra??o aparente

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisores e m?ltiplos

Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, vamos colocar uma maneira divertida para seus alunos aprenderem os diversos tipos de classificação de frações. Verifique se eles sabem alguns conceitos prévios sobre frações, como por exemplo:

  • O que é fração?
  • O que é numerador?
  • O que é denominador?

              Procure sondar também se eles já ouviram falar alguma coisa sobre fração própria, fração imprópria e fração aparente, para isto, coloque alguma situação onde eles possam identificar quantidades e diferenciar se elas são partes inteiras exatamente ou não, como por exemplo, utilize três copos d’água e:

  • Encha o primeiro copo pela metade e pergunte a eles que fração a parte com água representa?
  • Encha o segundo copo completamente e pergunte a eles que fração representa a parte com água dos dois copos juntos?
  • Agora encha completamente o três copos com água e pergunte a eles que fração representa a parte com água dos três copos juntos?

          Agora Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/fracao.xls, trata-se de uma planilha eletrônica muito interessante, como mostra a figura abaixo:

 data/img-1

               Esta planilha apresenta as seguintes informações:

  • Na sua parte superior, a representação uma fração e com se faz a leitura da fração. 

 data/img-2 

  •  Logo abaixo, apresenta uma linha que contém a classificação e o conceito do tipo de fração

 data/img-3

  • Um pouco mais abaixo, apresenta um quadro que representa como seria a representação gráfica da fração.

data/img-4

  • Vale ressaltar esta parte é muito interessante pois quando as frações são impróprias, na parte direita, o numeral será mostrado na forma de número misto, que pode ser motivo de aprendizado também; e quando for uma fração aparente, será mostrado o numeral que representa a parte inteira. Mas Professor, a parte gráfica tem limitação a três partes inteiras, quando exceder a isto, será mostrada somente as três partes gráficas, mas o numeral correspondente à fração será mostrado corretamente.

 data/img-5

               Ok, depois destas explicações, vamos as atividades com os alunos. Na parte superior do lado direito, há um link  data/img-6, que contém uma lista de exercícios para seus alunos. As atividades são:

1) Digite o numerador e o denominador dentro das células verdes e de um enter. Observe a figura que representa essa fração e associe sua nomenclatura.

a) Frações próprias: 1/5; 2/7; 8/15; 20/33.

b) Frações impróprias: 6/5; 10/9; 7/3; 54/33.

c) Frações aparentes: 6/3; 4/2; 9/3; 4/4

d) Qual é a diferença entre os três tipos de frações? Anote-as.
 

Avaliação

A avalia??o poder? ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a explora??o dos alunos e seus coment?rios, seja na resolu??o dos questionamentos propostos. Como recurso de avalia??o, elabore uma lista de exerc?cios e pe?a a seus alunos que a resolva.