Simone Alencastre Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Desenvolver a reflexão sobre a categorização gráfica e funcional das letras ;
Incrementar o reconhecimentos das unidades fonológicas, através de um jogo;
Desperta o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo;
Desenvolver estratégias de leitura e o reconhecimento global das palavras;
Apresentar o gênero "texto instrucional";
Ampliar a percepção entre os modos de falar e escrever;
É necessário que o aluno conheça o programa da televisão
Atividades preliminares
1 - Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de escolha do ajudante da semana.
2 – Elaborar com a turma as regras do jogo. Na minha turma ficaram decididas as seguintes regras:
3 – Apresentar listas dentro do mesmo campo semântico que ficarão expostas na sala e também afixadas no caderno.
4- Como rotina, deve-se fazer a leitura da lista diariamente, assim como elaborar outras atividades tendo como base as mesmas palavras, tais como: caça-palavras, cruzadinha, força, trilha, etc...
5 – Na sexta-feira, organize a sala, colocando 4 cadeiras de costas para o quadro , voltada para o restante dos alunos, como se estes fossem uma platéia. Sorteie 4 alunos e os posicione nas cadeiras. Distribuía para os não sorteados uma cartela em formato de bingo, para que os alunos acompanhem e marquem as palavras sorteadas, conforme o exemplo:
6 – O professor deverá sortear as palavras , registrando no quadro as letras ditadas pelo aluno participante. Ao final da soletração a criança deverá ser convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor é o ajudante da semana;
Mural das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras
A manutenção do jogo “Soletrando” como uma atividade semanal possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:
A atenção para ouvir o outro;
Desenvolvimento do hábito do estudo em casa;
Reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas.