Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogando o Soletrando – estratégias alfabetizadoras

Autor e Co-autor(es)

Soymara Vieira Emiliao imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre Gloria Maria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a reflexão sobre a categorização gráfica e funcional das letras ;

Incrementar o reconhecimentos das unidades fonológicas, através de um jogo;

Desperta o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo;

Desenvolver estratégias de leitura e o reconhecimento global das palavras;

Apresentar o gênero "texto instrucional";

Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;

Duração das atividades

1 aula - 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno conheça o programa da televisão

Estratégias e recursos da aula

Atividades preliminares
1 - Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de escolha do ajudante da semana.
2 – Elaborar com a turma as regras do jogo. Na minha turma ficaram decididas as seguintes regras:



3 – Apresentar listas dentro do mesmo campo semântico que ficarão expostas na sala e também afixadas no caderno.
4- Como rotina, deve-se fazer a leitura da lista diariamente, assim como elaborar outras atividades tendo como base as mesmas palavras, tais como: caça-palavras, cruzadinha, força, trilha, etc...
5 – Na sexta-feira, organize a sala, colocando 4 cadeiras de costas para o quadro , voltada para o restante dos alunos, como se estes fossem uma platéia. Sorteie 4 alunos e os posicione nas cadeiras. Distribuía para os não sorteados uma cartela em formato de bingo, para que os alunos acompanhem e marquem as palavras sorteadas, conforme o exemplo:


6 – O professor deverá sortear as palavras , registrando no quadro as letras ditadas pelo aluno participante. Ao final da soletração a criança deverá ser  convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor é o ajudante da semana;

Recursos Complementares

Mural das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras

Avaliação

A manutenção do jogo “Soletrando” como uma atividade semanal possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:

A atenção para ouvir o outro;

Desenvolvimento do hábito do estudo em casa;

Reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas.