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MÚSICA – Oficina 2: composição com nomes ou outros termos.

Autor e Co-autor(es)

RODRIGO RUSSANO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.

O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

O aluno irá refletir sobre a diferença entre sons de altura definida (notas musicais), ruído e silêncio (pausa).

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.

Estratégias e recursos da aula

1. Caro professor, inicie o trabalho discutindo com os alunos sobre a matéria-prima da Música. De que são feitas as canções e as outras obras musicais? Com frequência, podemos ouvir a resposta: "As músicas são feitas de sons ou de notas musicais". Toque sons de altura definida ou notas musicais para os alunos em um instrumento qualquer: violão, teclado, cavaquinho ou qualquer instrumento de sopro. Enfim, qualquer instrumento capaz de produzir sons de altura definida.

2. Pergunte se não é verdade que o silêncio também é parte integrante das obras musicais. 

3. Pondere sobre a existência de outro material sonoro diferente dos sons de altura definida (notas musicais) e do silêncio para a música: o ruído. São muito bons os exemplos de boa parte do repertório de música contemporânea. Muitas correntes contemporâneas de composição, como a música concreta e a música eletrônica, ambas surgidas na segunda metade do século XX, usam o ruído para a criação musical. Exemplos:

“Étude aux chemin de fer”, de Pierre Schaeffer
 http://www.youtube.com/watch?v=N9pOq8u6-bA 

“Williams Mix”, de John Cage

 http://www.youtube.com/watch?v=T6pgklMAgIA 

“Klangstudie”, de Herbert Eimert
 http://www.youtube.com/watch?v=KKmIgDL4eGQ 

“Forbidden Planet”, de Louis and Bebe Barron.
 http://www.youtube.com/watch?v=ZIuc1_Qg4A8 

4. Assim, a partir dessa discussão e desses exemplos, proponha a seguinte tarefa para os alunos: em grupos de até quatro alunos, componha pequenas peças musicais usando apenas os próprios nomes dos alunos como matéria-prima. Estimule-os com dicas como: “você pode distorcer seu nome, alongá-lo, picotá-lo, etc.”.  Se achar adequado, exemplifique. No link abaixo, há um exemplo em que foram utilizados os nomes Gustavo e Rodrigo.

http://www.youtube.com/watch?v=MahpSPGc_mI 

5. Durante a elaboração, visite os grupos e observe como os trabalhos estão se estruturando. Estimule-os a explorar todas as sonoridades que os nomes escolhidos podem oferecer.

6. Ao final da atividade os grupos devem apresentar suas composições.

Avaliação

Os alunos devem apresentar suas impressões a respeito das peças apresentadas. 

Você pode e deve ajudar apontando características relevantes de cada trabalho realizado. Não permita que a discussão seja muito breve, estimule ressaltando aspectos que você poderá anotar durante as execuções. Uma boa ideia é fazer o trabalho com turmas diferentes, gravá-las e levar todas as músicas para apreciação e discussão em sala de aula.