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Orçamento público: construindo a cidadania

ROSANGELA MENTA MELLO

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TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Gílian Cristina Barros

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender e analisar como se planeja e executa as finanças públicas e quais os impactos de uma má administração para a sociedade.

Duração das atividades

2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sem conhecimentos prévios necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

Em grupo, no laboratório de informática, solicite aos alunos que façam a leitura do seguinte recurso.

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Disponível em: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/flashs/diversos/ConstruindoCidadania/construindo.htm, acesso em 19 de set. de 2009.

Professor, proponha aos alunos que realizem a atividade de simulação a seguir, apresentando a seguinte questão:

Na atividade anterior conhecemos a Vila Esperança, nela foi realizada um movimento pelos moradores para resolver os problemas da localidade. Você saberia como agir em tal situação?

Vamos simular uma situação de gerencia dos recursos municipais na atividade a seguir.

Atividade 02

Esse jogo simula uma administração pública através do orçamento público que possibilita aos governantes o orçamento e a execução das finanças públicas da cidade de Legislândia.

Como já estudado na atividade anterior, as finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, por meio dos impostos, sua gestão e seu gasto para atender às necessidades da coletividade e do próprio Estado.

Jogo do orçamento

O desafio neste jogo é que os alunos administrem o dinheiro da cidade de Legislândia e resolvam os problemas que afligem os cidadãos. A cidade tem 50 mil habitantes, os parques estão abandonados, a metade dos postos de saúde foram fechados, o transporte público funciona mal. Mesmo com todos estes problemas a segurança e educação vão bem. Mas...mesmo assim a população tem se manifestado com protestos em frente à prefeitura. A moeda de Legislândia ;e o LEGAL (L$).

Todas as intruções devem ser lidas para que possam realizar o jogo com sucesso.

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Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_do_orcamento/jogo_do_orcamento.htm, acesso em 19 de set. de 2009.

Atividade 03

Solicite aos alunos que apresentem individualmente um relatório final, em forma de dissertação, do jogo realizado, relatando sobre a opinião dos cidadãos, o total de recursos, as áreas e os itens nos quais ele realizou os investimentos.

A população ficou contente com os resultados?

O que poderia ser feito para melhores resultados serem alcançados?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo do orçamento Animação/simulação

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliação permeará a:

  • Observação dos aspectos cognitivos e atitudinais.
  • Análise da mudança quanto a postura e formação cidadã frente a ações que permeiam a educação fiscal.
  • Intervenção pela análise do domínio da língua portuguesa e seus gêneros textuais propostos na atividade de catarse.