Portal do Professor

Início do Conteúdo

Compreendendo História em Quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Ampliar os conhecimentos lingüísticos sobre o gênero, através do trabalho escrito de interpretação e compreensão de uma história em quadrinhos.

Duração das atividades

2 aulas (100 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar imerso no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

               

A)   Distribuir revistas em quadrinhos para que eles possam interagir livremente com esse gênero. Ouvir comentários sobre algumas histórias.

B)   Distribuir aos alunos uma história em quadrinhos xerocada. Após a leitura silenciosa, os alunos responderão as questões escritas sobre a história.

C)   Deixar que os alunos  levem a revista em quadrinhos para casa ( atividade relacionada)

ATIVIDADES RELACIONADAS:

1)   Quais são os personagens que aparecem na história?

2)   Por que a mãe da Mônica queria que ela dormisse cedo?

3)   O que fez Mônica para chamar o sono?

4)   De quem são as falas do quadrinho 12?

5)   Copie uma fala usando parágrafo e travessão

6)   a) Leia a frase:

                Mônica dá uma coelhada no boi

    b) Agora, escreva A para o que aconteceu antes e D para o que aconteceu depois.

(   )  O Boi não quer dormir.

(   )  Mônica pega o livro.

(  )  A mãe vai ao quarto de Mônica.

( &nbs p; )  Mônica acha que está sonhando.

7)   O que indicam os barulhos:

Puf! (quadrinho 9)_______________________________

Ronc! (quadrinho 11)_____________________________

8)   Quais são ao quadrinhos que mostram:

a)    Que a Mônica estava sem sono:__________ _______

b)    Que a Mônica estava com sono:_________________

Avaliação

     A professora fará uma correção oral conjunta com a turma, colhendo opiniões de cada um, esclarecendo as dúvidas, anotando no quadro as respostas corretas para que todos possam fazer suas comparações e corrigir seus próprios trabalhos.