Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Compreender a import?ncia da sequ?ncia l?gica dos quadrinhos como pr?-requisito para o entendimento da hist?ria.
Possibilitar ao aluno perceber a aula tamb?m como um espa?o l?dico, despertando nele o interesse, a necessidade e o gosto pela leitura.
O aluno deve possuir familiaridade com o g?nero hist?ria em quadrinhos.
ANTES DESSA ATIVIDADE PODEM SER DISTRIBU?DAS PARTES DE UMA HIST?RIA EM QUADRINHOS PELA SALA E, COLETIVAMENTE, SER? FEITA A MONTAGEM DA HIST?RIA COM A TURMA.
OUTRA VARIA??O:TRABALHO EM GRUPOS DE 4 , MONTAGEM DE SEQU?NCIAS DE HIST?RIA E APRESENTA??O ORAL ? FRENTE DA SALA.
ASSIM A ATIVIDADE ABAIXO PODE SER INDIVIDUAL PARA AN?LISE DE CONHECIMENTOS:
Esta aula poder? ser realizada com os alunos trabalhando em duplas. Os alunos se auxiliar?o nas dificuldades e ter?o mais prazer em realizar a atividade.
A) Distribuir aos alunos uma hist?ria em que os quadrinhos estejam completamente fora de ordem.
B) Pedir aos alunos que fa?am uma leitura silenciosa de todos os quadrinhos.
C) Solicitar que recortem os quadrinhos e os ordenem.
D) Fornecer aos alunos uma folha colorida pra que montem suas hist?rias.
Essa e outras hist?rias da Turma da M?nica em http://monica.com.br/index.htm
E) Distribuir a figura dos dois personagens da hist?ria e pedir que inventem um outro final ,substituindo as a??es e as falas dos personagens.
A professora verificar?, individualmente, a organiza??o da sequ?ncia l?gica de cada aluno, antes que colem na definitivamente na folha colorida.
? Pesquisa oral: Voc? gostou do trabalho? Por qu?? Teve dificuldades? Quem o ajudou? Etc.
? Leitura oral dos finais produzidos pelos alunos, comparando informa??es e situa??es diferentes.