Portal do Professor

Início do Conteúdo

Transpondo uma História em Quadrinhos para o gênero receitas culinárias

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Comparar e reconhecer as diferenças entre os dois gêneros apresentados (história em quadrinhos e receitas culinárias).

Duração das atividades

1 aula e meia (aproximadamente 80 min)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos deverão conhecer o gênero textual receitas culinárias que será objeto de comparação com a história em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula

  •       Distribuir aos alunos uma narrativa literária que contenha uma receitinha:

                 A festinha na escola

          Certa tarde, Paula chegou em casa entusiasmada com as novidades do dia na escola. Encontrou sua mãe e foi logo contando:

          __ Mamãe, depois de amanhã faremos uma festinha na sala de aula para comemorarmos os aniversariantes do mês. Cada aluno deverá levar uma receitinha pronta. Você me ensina a fazer beijinho?

          __ É claro que ajudo, filha, é muito fácil! É só misturar uma lata de leite em pó,  a mesma quantidade de açúcar e meia garrafinha de leite de coco.

          Depois de tudo bem misturado, fazemos as bolinhas, enfeitamos com chocolate granulado e colocamos nas forminhas.

          __ Dá para quantos docinhos, mamãe?

          __ Rende uns 40 beijinhos. Amanhã à tarde nós duas faremos juntas a sua receitinha.

          Paula sorriu tranquila e ficou pensando:

          __ Ai de mim se não fosse a minha mãe!

        Atividades relacionadas:

       * Leitura silenciosa do texto.

       * Leitura oral dramatizada: a professora escolherá narrador, mamãe e Paula.

       * A professora orientará a observação dos alunos para a existência de uma receitinha dentro de um texto que é uma narrativa literária.

       * A professora montará com os alunos, no quadro-negro, a receitinha, obervando a formatação do gênero receita culinária:

                              BEIJINHO 

        INGREDIENTES

        Uma lata de leite em pó

        Uma lata de açúcar

        Meia garrafa de leite de coco

        Chocolate granulado

        MODO DE FAZER

        Em uma tigela funda, misture o leite em pó e o açúcar. Depois despeje o leite de coco até dar liga. Enrole os docinhos e coloque-os em forminhas, enfeitando-os com o chocolate granulado. 

         RENDIMENTO

         Dá para 30 ou 40 docinhos.

  •      Distribuir aos alunos um xerox da história em quadrinhos.
  •      Orientar a observação para a presença de uma receitinha dentro da história em quadrinhos.
  •      Recordar, juntamente com eles, o formato e as partes de um texto de receitas:

          * Título

          * Ingredientes

          * Modo de fazer

          * Rendimento

  •    Distribuir aos alunos folhas de rascunho e incentivá-los para que escrevam a receitinha no formato de receita, destacando as partes constitutivas desse gênero. O título e o rendimento serão inventados pelas crianças.    
  •          Essa atividade é muito rica para a formação do leitor/escritor, por se tratar de um trabalho de comparação intertexual, que leva o aluno a uma reflexão crítica da língua. Pode ser utilizado, também,  para a comparação de outros gêneros textuais.

Avaliação

  • A professora fará uma correção individual dos trabalhos dos alunos, que poderão ser feitos em folhas reaproveitadas para rascunho.
  • Os alunos deverão passar a limpo as suas histórias no  caderno "Criando histórias"ou em folhas que serão expostas no mural.