Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Criar falas para os quadrinhos, observando as caracter?sticas de um texto de hist?rias em quadrinhos: a pontua??o, a ortografia, os recursos de onomatop?ias etc
Compreender as diferen?as dos diversos bal?es existentes nas hist?rias em quadrinhos.
*Apresentar aos alunos v?rios bal?ezinhos no retroprojetor, recordando o significado de cada um.
*Explicar que cada bal?o representa uma determinada express?o ou sentimento, pois existem bal?es de fala, de pensamento, de raiva, de susto e assim por diante.
*Deixar que as crian?as verbalizem seus conhecimentos sobre os tipos de bal?es utilizados nas hist?rias em quadrinhos.
*Colocar no quadro-negro v?rios cart?es com diferentes tipos de bal?es.
*Em seguida, inventar algumas pequenas hist?rias orais. Os alunos dever?o descobrir qual o bal?o mais adequado para expressar os sentimentos dos personagens e criar falas para os bal?es escolhidos.
Exemplos:
- M?nica estava passeando no parque quando viu Cebolinha amarrando as orelhas de seu coelho. Qual seria o bal?o que representaria o sentimento da M?nica? (Um bal?o de raiva). O que ela pode estar falando? E o que Cebolinha vai responder?
- A m?e de Magali comprou uma caixa de bombons e deu para o seu marido. Qual seria o bal?o que voc? escolheria? O que Outras op??es de hist?rias poder?o ser sugeridas pelos pr?prios alunos.
* Apresentar outros bal?es com falas e pedir que verbalizem, oralmente, o que pode ter acontecido na hist?ria em quadrinhos de onde foram retirados os bal?es.
* Ap?s as atividades orais, pedir que observem a hist?ria abaixo (atividade 1) e, individualmente, inventem falas de acordo com o bal?o.
* Para a atividade 2 a sugest?o ? realizar a seguinte brincadeira:
Adivinhe qual ?.
A sala ser? dividida em dois grupos.
A professora sortear? um n?mero na chamada e pedir? que o aluno sorteado desenhe um bal?o solicitado e/ou responda qual ? o bal?o apresentado.
Realizar v?rias vezes a atividade e vencer? o grupo que reconhecer mais bal?es.
* Atividade 3 : ligar cada bal?o ao que ele representa.
Ser? avaliado nessa aula se os alunos demonstraram interesse em participar oralmente das atividades, envolvendo-se com o g?nero proposto.
A primeira atividade ser? corrigida individualmente pela professora e devolvida aos alunos para que fa?am uma autocorre??o.
Na segunda atividade ser? avaliado se os alunos conseguem identificar os bal?es. A professora far? uma corre??o oral, orientando-os para que confiram seus trabalhos e corrijam o que n?o acertaram.