Portal do Professor

Início do Conteúdo

História em Quadrinhos: o que se pode avaliar

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Avaliar os conhecimentos adquiridos de leitura e escrita de histórias em quadrinhos: recursos coesivos e gráficos, estrutura lexical.

Duração das atividades

2 aulas (100 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve possuir familiaridade com o gênero história em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula

     Os alunos lerão uma historia em quadrinhos e realizarão as atividades relacionadas, individualmente, sem a intervenção do professor ou colegas de sala.

1) Dê respostas bem completas, de acordo com a história em quadrinhos:
a) Observe o 2º quadrinho:
• Como se chamam os dois personagens?
_____________________________________________________
• Onde a moça está?___________________________________
• O que ela está fazendo neste lugar?______________________

b)
• O rapaz está abaixado no 1º quadrinho. O que ele está fazendo?

• Onde ele está?

• O que ele está pensando em fazer?

c) Qual o nome do personagem que chega de carro no 4º quadrinho?


d) O rapaz que surgiu no 4º quadrinho trouxe três presentes para a sua namorada.
Os presentes foram:_____________,________________ e _____________. Esses presentes aparecem nos quadrinhos ___,___e ___.

e) Explique bem o que está acontecendo com os três personagens do último quadrinho.

f) Quem você gostaria que namorasse a moça?______________
Por quê?________________

2) Copie as falas do 5º quadrinho usando parágrafos e travessões
3) Escreva os números dos quadrinhos que possuem:
• Balão de pensamento: quadrinho___________
• Balão de grito: quadrinho___________
• Balão de fala: quadrinho__________

4) Copie da história os sinais que representam:

• Amor:______________________
• Barulho:____________________
• Raiva:______________________

5) Escreva as falas abaixo usando balões:

- Eu não quero namorar você!
- Oh! Como estou infeliz!

6) Na história apareceu algum travessão?____________Por quê?


7)Qual é o autor da história?

Avaliação

      O professor avaliará os trabalhos dos alunos para mudanças da rota didática ou atribuição de notas ou conceitos para o boletim, utilizando os seguintes critérios:

  • Compreendeu as questões propostas?
  • Entendeu a história na sua totalidade?
  • Identificou os personagens da história?
  • Diferencia os diferentes tipos de balões?
  • Reconhece os recursos semióticos?
  • Diferencia as falas?