![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Nutri??o e Diet?tica |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Analisar os fatores que levam ? obesidade e as suas consequ?ncias.
Entender como o componente gen?tico pode favorecer a obesidade.
Refletir sobre a condi??o social das pessoas obesas e sua rela??o com o modelo de beleza vigente.
Professor, esta aula tamb?m pode ser adaptada para a modalidade EJA. Neste caso, favore?a a participa??o dos alunos em contribui??es de exemplos e viv?ncias.
J? para o ensino fundamental, a adapta??o necess?ria ? a explica??o de que s?o os genes e como a gen?tica influencia na express?o das caracter?sticas corporais.
O que ? ser obeso? H? diferen?a entre obeso e gordo? Existe discrimina??o contra pessoas obesas? Quais os problemas (sociais e de sa?de) que a obesidade traz para o indiv?duo?
Voc? conhece pessoas obesas? O que tem presenciado na sua comunidade em rela??o aos obesos?
Atente para as respostas e contribui??es que os alunos far?o a partir destes questionamentos. Verifique o que est? impl?cito no discurso deles, se h? preconceito contra esta situa??o, ou se h? conceitos distorcidos, de modo a trabalhar e corrigir estes posicionamentos com o prosseguir das atividades. Como bom analista, lembre-se de anotar as coloca??es mais marcantes para ao fim das atividades, retomar o debate e colocar as falas iniciais dos alunos para an?lise dos mesmos.
H? quem divulgue que a obesidade ? uma doen?a e vem se alastrando como epidemia por v?rios pa?ses.
Toda doen?a tem seu agente etiol?gico. Sendo assim, o que causa a obesidade? S?o fatores externos (como m? alimenta??o e sedentarismo) ou internos (gen?tica)? ? correto dizer que filhos de pessoas obesas ser? obeso? Por qu??
Um recurso interessante ? o v?deo ?The Role of Genetics of Obesity?. O v?deo est? na l?ngua inglesa (tanto o ?udio quanto a legenda). Todavia, o professor poder? utiliz?-lo em parceria com o colega de L?ngua Inglesa.
.
.
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18258 Acessado dia 08/09/09) |
.
Segue uma tradu??o livre do conte?do do v?deo.
?Suponha que seja poss?vel provar que em certos pacientes n?o ? a falta de for?a de vontade que causa a obesidade, mas sim a falta de um fator qu?mico dentro do c?rebro que d? o sinal para parar de comer.
O pesquisador Friedman come?ou experimentos h? 20 anos para descobrir a gen?tica atr?s do caminho da fome, observando o porqu? de certos ratos nascerem com uma compuls?o por comida que os deixam quase t?o gordos que impossibilita de andar.
EM 1994, Friedman e colaboradores conseguiram uma inovadora descoberta.Nos ratos obesos faltava um horm?nio ainda n?o conhecido. Friedman nomeou de leptina este horm?nio. A palavra leptina vem do grego e significa magro.
Leptina ? um horm?nio que controla a fome, mandando uma mensagem para seu c?rebro, reportando quanto de gordura ? necess?rio em determinado momento. Uma vez que a leptina chega ao c?rebro, ela desliga as c?lulas que aumentam o apetite e liga c?lulas que diminuem a vontade de comer. Esta a??o dupla regula a fome.
O componente central do mecanismo da leptina ? o receptor melanocortin 4 ou MC4R, que recebe e passa a mensagem da fome. Se esses receptores s?o alterados por muta??o gen?tica, a superf?cie da c?lula fica alterada e a leptina n?o consegue penetrar. Sendo assim, o processo n?o ocorre e o ratinho con tinua comendo sem para r.?
Questione os alunos sobre o entendimento do v?deo. Se poss?vel, trabalhe em conjunto com a disciplina de Ingl?s. Qual o papel da leptina dentro do mecanismo da regula??o da fome? De que forma a gen?tica est? envolvida?
Adiante alguns s?tios podem complementar as informa??es do v?deo.
Encomende aos alunos uma pesquisa, que deve conter dados estat?sticos sobre o crescente n?mero de obesos ao redor do mundo. Em que regi?es encontram-se mais pessoas com obesidade? Que fatores s?o apontados como causas desses n?meros? Tamb?m deve contemplar a import?ncia do tecido adiposo para o organismo, e as doen?as e riscos que a obesidade pode trazer para a sa?de.
Pessoas obesas s?o frequentemente alvo de piadas. Isto ? uma foma de discrimina??o. Esta situa??o acontece tamb?m na escola, podendo caracterizar o bullying. Discuta com os alunos sobre a discrimina??o e preconceito contra os obesos. Os alunos namorariam com uma pessoa gorda? Por qu?? Conhecem situa??es ou pessoas que passaram constrangimentos pelo fato de serem obesas? O que poderia ser feito para minimizar estas situa??es?
Uma sugest?o que ilustra este tema ? o filme ?O amor ? cego?, onde um rapaz que s? se preocupa com a beleza exterior ? hipnotizado e passa a ver as pessoas pelas qualidades interiores. Com isso, acaba se apaixonando por uma mo?a obesa.
Trabalhe com os alunos as dificuldades e constrangimentos que pessoas mais gordas passam. Al?m da parte relativa ? sa?de, que malef?cios a obesidade traz? ? correto discriminar as pessoas pelo excesso de peso?
Professor, sempre lembre seus alunos de anotarem as discuss?es em seu caderno.
A obesidade acaba interferindo na est?tica. Mas j? houve tempo que o padr?o de beleza vigente era os quilinhos a mais. A disciplina de Artes pode enriquecer o conhecimento desta ?rea com imagens de obras de pintores que retratavam as gordinhas.
Botticeli Botero em
http://claudiaflores.files.wordpress.com/2008/08/boteromonalisa.jpg
Qual era o padr?o de beleza vigente na ?poca destes artistas?
Os alunos devem se organizar em equipes de 4 a 5 integrantes para apresentar uma campanha publicit?ria que aborde a obesidade. A abordagem deve ao mesmo tempo informar sobre os riscos ? sa?de como tamb?m valorizar o ser humano, criticando o preconceito contra os obesos.
Um exemplo de campanha publicit?ria que foge do padr?o de beleza vigente ? o da Dove. Est? dispon?vel no endere?o a seguir (Acessado dia 08/09/09).
A campanha dever? ser apresentada em sala de aula. ? interessante filmar as apresenta??es, tanto para registro como tamb?m para os alunos se auto-avaliarem posteriormente.
Os alunos poder?o apresentar suas campanhas no formato que preferirem, incentive que eles usem da criatividade, fazendo par?dias de m?sicas (gravando o ?udio para apresentar e publicar futuramente ou enviar para a r?dio local), anima??es simples, sequ?ncia de slides, cartazes ou teatraliza??o, podendo ser publicado no site da escola ou em uma p?gina na internet da turma.
A catarse pode ser avaliada nas produ??es escritas pelos estudantes, assim como na leitura do registro das atividades no caderno. Pode ser solicitado aos estudantes do Ensino M?dio que produzam um texto que subsidiar? a elabora??o da campanha publicit?ria a ser avaliado neste momento.
Retome a discuss?o inicial com os alunos. De que maneira eles v?em a obesidade agora? Quais os fatores que podem levar a esta doen?a? E as pessoas que sofrem com isso, merecem ser discriminadas? Verifique se houve modifica??o dos coment?rios iniciais para agora?
Os alunos poder?o tamb?m analisar a qualidade da merenda escolar e lanches vendidos nas cantinas escolares. Estes alimentos favorecem o surgimento da obesidade? De que maneira as escolas poderiam adaptar o card?pio para melhoria da sa?de? Que h?bitos de vida devem ser adotados para evitar a obesidade?
E quanto ? gen?tica, ela ? preponderante no que se trata da obesidade?
Nome | Tipo |
---|---|
The Role of Genetics in Obesity | V?deo |
S?tio Anatomia e Fisiologia Humana ? Obesidade - http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp
Acessado em 28/08/2009.
S?tio do Brasil Escola ? 5 par?metros da obesidade - http://www.brasilescola.com/saude/cinco-parametros-obesidade.htm . Acessado em 28/08/09
AULAS DO PORTAL
O obeso e a discrimina??o social - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5416
OUTRAS AULAS
A obesidade ? culpa do fast-food ou do fregu?s? http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/obesidade-culpa-fast-food-ou-fregues-431290.shtml Acessado em 28/08/09
WEBQUEST
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=1405&id_pagina=3 Acessado em 28/08/09
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=8321&id_pagina=5 Acessado em 28/08/09
A avalia??o poder? ser feita a partir da produ??o e participa??o dos alunos. Elenque crit?rios que gostaria que os alunos observassem em seus trabalhos (por exemplo, profundidade do conte?do apresentado, criatividade, postura de apresenta??o, entre outros quesitos). Avise com anteced?ncia os alunos, e se desejar utilize da ferramenta rubrica para organizar uma avalia??o aut?ntica.
Outra sugest?o ? utilizar da auto-avalia??o, mostrando aos alunos a filmagem de suas apresenta??es e pedindo que eles apontem os pontos fortes e o que poderia ser melhorado.