Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMÉTRICO - RETAS, SEMIRRETAS E SEGMENTOS DE RETA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a distinguir retas, semirretas e segmentos de reta e perceber conceitos sobre esses elementos enquanto realiza a atividade sugerida.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.

Estratégias e recursos da aula

- Introdução ao tema

Professor, antes de dar início à principal atividade da aula, converse com os alunos sobre as retas e seus subconjuntos (semirretas e segmentos de reta).

            Peça para que os alunos citem exemplos sobre cada um desses elementos e mostre imagens, solicitando que identifiquem nas mesmas os elementos em questão. Sugestões de imagens que podem ser exibidas durante a aula:

undefined undefined undefined

undefined

Figura 1: Torre Vasco da Gama, Lisboa – Portugal. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lisboa_-_Torre_Vasco_da_Gama.jpg.jpg

Figura 2: Autobahnkreuz Breitscheid Ratingen, auto estrada de Los Angeles - EUA. Linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Autobahnkreuz_Breitscheid_Ratingen.jpg

Figura 3: Marginal Tietê, São Paulo – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marg_tiete.jpg

Figura 4: Linha Vermelha, Rio de Janeiro – Brasil. Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linha_vermelha.jpg

- Atividade

A atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola, utilizando o software livre Régua e Compasso, que está disponível para download no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html.

             Segue abaixo a imagem da janela inicial do programa.

undefined

Esse software disponibiliza várias ferramentas na parte superior da janela. Dentre elas encontramos retas, semirretas e segmentos de reta, que o aluno poderá desenhar com a orientação do professor. Há um tutorial no link http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x.html com animações e textos explicativos sobre o programa.

            É interessante trabalhar com o aplicativo em questão porque o aluno poderá perceber ao desenhar uma reta, que ele precisará indicar dois pontos no plano para que a imagem seja obtida. Isso possibilita ao professor que trabalhe conceitos do tipo ‘dois p ontos distintos determinam uma reta’ enquanto o aluno faz essas ‘descobertas’.

            Na parte inferior da tela do Régua e Compasso há uma ‘caixa de diálogos’ que vai indicando os passos que devem s er dados a medida que o desenho é feito.

            Veja a seguir o exemplo do desenho de uma reta sendo feita e os c omandos na ‘caixa de diálogo s’.

undefined

Abaixo, imagem do segundo ponto determinado e a finalização do desenho da reta.

undefined

            Assim como desenho de retas, o professor pode solicitar aos alunos que experimentem as ferramentas de semirretas e segmentos de reta, explicitando que para fazer a semirreta, o aluno deverá primeiro determinar sua origem e depois o outro ponto pelo qual passa o elemento, determinando então sua orientação.

            Na ferramenta segmento de reta, o professor deve esclarecer que o aluno determinará suas duas extremidades.

Avaliação

O aluno poderá ser avaliado durante o desenvolvimento da atividade proposta, observe se ao final da atividade ele consegue diferenciar os elementos trabalhados.