Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMÉTRICO – DIMENSÕES E FORMAS GEOMÉTRICAS

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar as diferentes formas geométricas e suas dimensões.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem sobre formas e dimensões. Peça a eles que procurem exemplos de formas na sala de aula.

            Especifique em cada objeto citado como exemplo o número de dimensões, diferenciando fronteira, domínio, espessura, comprimento e largura.

            Sugira que os alunos confeccionem dados, que são cubos (forma geométrica espacial), mas que para confeccionarem, terão que fazer uma figura plana para depois recortá-la e montar o dado.

            Ajude os alunos a pensar como poderiam planificar um cubo, como poderiam encaixá-lo etc.

            Esse dado pode servir também para fixar o conteúdo que o professor já tenha trabalhado em sala de aula com os alunos.

            Segue exemplo de dois modelos de dados.

undefined undefined

Figura 1 – Molde de dado convencional. Veja figura em maior tamanho no link

http://www.4shared.com/file/132937001/50f181ae/dado_molde1.html

Figura 2 – Molde de dado para fixação das diversas formas de linhas e tipos de traçado. Veja figura maior tamanho no link

http://www.4shared.com/file/132937000/27f6b138/dado_molde2.html

            Durante a realização da atividade, questione aos alunos o que é fronteira e o que é domínio no objeto que estão produzindo.

            - Sugestão de materiais a serem utilizados para a aula:

·         Papel cartão

·         Caneta hidrográfica

·         Tesoura de ponta arredondada

·         Régua

·        Cola

Avaliação

Avalie os alunos pelos objetos que produziram em aula, verificando se eles conseguem diferenciar as formas planas das fomas espaciais durante a confecção do dado.