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DESENHO GEOMÉTRICO – RELAÇÃO DE PERTINÊNCIA E INCLUSÃO

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a diferenciar as relações de pertinência e inclusão e utilizá-las adequadamente.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.

Estratégias e recursos da aula

- Introdução ao tema

Professor, antes de iniciar a atividade proposta, converse brevemente com os alunos sobre elementos e conjuntos, citando como exemplo pontos, linhas e planos.

- Atividade

            Leve os alunos para o pátio da escola ou um espaço mais amplo. Como a atividade é fora do ambiente de aula convencional, é importante que o professor faça um acordo com a turma, para que os alunos não se dispersem. Para isso, divida a turma em três grupos antes de sair da sala de aula e nomeie dois alunos responsáveis por cada grupo. Combine com a turma que os alunos escolhidos serão responsáveis pelo bom comportamento do grupo.

Se não for possível a locomoção da turma para um lugar do tipo, arrume a sala de aula  de forma que haja um bom espaço livre para a realização da atividade.

            Solicite aos grupos definidos previamente delimitem um lugar para utilizarem como plano e desenhe esse espaço no chão com giz.

            Determine que cada aluno seja um ponto e em seguida instrua para que se arrumem como linhas (dando as mãos entre eles) e pontos soltos no plano escolhido.

            Peça para que os alunos se denominem como pontos e linhas (exemplo: João é o ponto J que está compondo a linha f, Maria é um ponto M do plano).

            Esclareça para os alunos que ao se arrumarem como linhas, estão formando um grupo, composto por pontos.

            Depois que todos se arrumarem da maneira solicitada, faça perguntas do tipo:

- Lucas, o ponto L, pertence a que linha?

- A linha c está contida em que plano?

- O ponto T, que é o Thiago, pertence a que plano?

            Após realizar a atividade, explique para os alunos a diferença na utilização dos sinais de pertinência e inclusão, que um utilizamos para elementos (pontos) e outro para conjuntos (linhas).

            Mostre para os alunos os símbolos correspondentes a cada relação e dê e xemplos de como utilizá-los através de exercícios.

Avaliação

Avalie  se, durante a realização da atividade, os alunos conseguem utilizar as diferentes relações da maneira correta