Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
- Peceber a import?ncia do uso correto da voz;
- Observar como a entona??o na leitura do texto interfere na compreens?o que o p?blico faz da encena??o;
Jogos teatrais - Pantomima
A aula pode ser iniciada com o coment?rio sobre o fato de que em algumas encena??es o ator para se fazer compreender, deve associar de maneira correta a expressividade dos gestos e a clareza das palavras. Para isso ele n?o precisa subir no palco e gritar seu texto. Os alunos devem entender que o que comunica n?o ? o que se diz e sim como se diz. Para isso eles devem ser convidados a se colocarem de p? em c?rculo.
A partir da? podem ser iniciados alguns exerc?cios de aquecimento que podem ajudar o aluno a se posicionar e emitir sons de acordo com determinada inten??o. Por exemplo:
Pe?a que eles inspirem e soltem o ar contando at? 10. Em seguida, pe?a que inspirem e soltem o ar contando at? dez, mas come?ando muito baixo, quase sussurrando e gradativamente aumentando o tom de voz chegando ao limite sem gritar. Em seguida pode ser feito o contr?rio: inspirar, contar at? dez falando alto e vai diminuindo o volume da voz at? desaparecer. Esta mesma contagem pode ser feita como se todos estivessem muito alegres e depois muito tristes dentre outras possibilidades.
Ap?s este aquecimento, os alunos podem fazer a seguinte atividade citada no livro: Jogos Teatrais - Exerc?cio para Grupos e Sala de Aula e que funciona muito bem. Em duplas eles devem simular um encontro de duas pessoas. Um aluno vem de um lado e o outro vem do lado oposto, caminham at? se encontrarem, se cumprimentam e seguem seus caminhos para lados opostos. S? que eles devem substituir as palavras por n?meros, mantendo somente a entona??o da fala. Por exemplo, se um aluno de forma alegre fala: Oi, tudo bem!!!! E o outro responde: Tudo j?ia! Ao substituir as palavras por n?meros o primeiro diz: 1, 2 3!!!! E o outro responde: 4 5! Ap?s a explica??o o professor pode demonstrar com a ajuda de um aluno. Come?ando de lados opostos, cumprimentando-se apenas com n?meros e continuando caminhando at? chegar ao outro lado.
Cada dupla pode inventar uma forma diferente para fazer a situa??o. Exemplo:
Como duas crian?as;
Como b?bados;
Como pessoas apressadas;
Como inimigos;
Com sotaque;
Eles devem contar com alguns minutos (cerca de 5 a 10 minutos) para combinarem. Encerrado o tempo, todos os alunos formam grande c?rculo onde cada dupla por vez se apresentam para o restante da turma.
Novelly, Maria C. Jogos Teatrais: Exerc?cios Para Grupos e Sala de Aula ? Campinas, SP: Papirus Editora, 1996 ( Cole??o ?gere)
Revebel, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola - S?o Paulo: Editora Scipione, 1989.
Al?m disso o professor pode usar imagens de pe?as teatrais como exemplo do uso da voz. Sugiro os dois links abaixo que cont?m imagens da atua??o de dois importamtes grupos teatrais:
Ponto de partida: http://www.grupopontodepartida.com.br/ Grupo mineiro que h? 26 anos atua e criou uma marca muito particular aglutinando a interpreta??o, canto, dan?a para contar belas hist?rias.
No link: http://www.cpcd.org.br/dpl/ ? poss?vel encontrar imagens da pe?a: "Pra Nh? Terra". Este trabalho pode servir de refer?ncia pois os atores s?o preparados para
n?o s? atuar como tamb?m cantar. Os alunos podem observar as faces do exerc?cio da atua??o;
O Teatro M?gico: http://www.oteatromagico.mus.br/ Grupo formado h? 4 anos mas que re?ne em suas apresenta??es elementos do circo, dan?a, canto e atua??o.
No link: http://www.oteatromagico.mus.br/novo/videos/ h? v?rios v?deos de apresenta??es do grupo. Destaco [O Teatro M?gico em Palavras] - A Programa??o do Dia e [O Teatro M?gico em Palavras] - Menino-Varrido onde os atores fazem leituras dramatizadas de textos.
O professor pode questionar a turma sobre o uso da voz no teatro. Isso pode ser feito atrav?s da compara??o de cenas em pantomima e cenas faladas. A turma pode observar que nem sempre o uso da fala ajuda na compreens?o da cena, se o ator n?o a faz corretamente. Eles podem observar em filmes e programas de televis?o e trazerem os relatos e observa??es para a aula.
Ap?s se apresentarem, a dupla ? avaliada pela turma, percebendo os pontos positivos e negativos de sua representa??o. A turma deve observar se eles conseguiram atingir o objetivo estabelecido, ou seja se cumprimentar com n?meros sem perder a entona??o da fala.
O professor pode estabelecer que a dupla repita a a??o tentando corrigir as falhas para se aperfei?oarem a partir das observa??es e coment?rios feitos durante a avalia??o dos alunos.