Portal do Professor

Início do Conteúdo

O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro.

Duração das atividades

Quatro aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham vivenciados as aulas sobre a História do Teatro, antes de participar dessa aula, para que possam reconhecer as máscaras como símbolo do teatro.

Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal, intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, que faz uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Por ser o símbolo do Teatro a máscara representa esse tema, assim o professor pode sugerir para o grupo sua confecção.Para tanto, será necessário um planejamento anterior, a fim de organizar o material necessário para a confecção da máscara.

As máscaras

MATERIAL NECESSÁRIO

• Tiras de papéis (para serem reciclados)
• Cola branca
• Tesoura
• Fita adesiva
• Tinta Guache
• Pincel
• Cola colorida
• Glitter


1º MOMENTO - Primeiramente o professor solicita que os alunos recortem tiras finas de papéis ja utilizados que possam ser reaproveitados;

Recortando os papéis


2º MOMENTO – Em seguida, em dupla, uma das crianças com tiras de papeis maiores e fita adesiva contorna a cabeça da outra criança colocando uma tira de papel rodeando o rosto, outra o queixo, e uma última tira contornando toda cabeça a partir do nariz. Todas essas tiras precisam ser fixadas uma com a outra, para montar a estrutura inicial da máscara. Como apresentamos na imagem abaixo.

Confeccionando as máscaras

3º MOMENTO - Com a estrutura montada na primeira criança, a outra criança da dupla deverá preencher com tiras de papel, pincel e cola, todo o rosto da primeira, lembrando que essas tiras papel deverão ser coladas na estrutura que já se encontra montada no seu rosto, sempre seguindo esse molde.

Confeccionando as máscaras

4ª MOMENTO - Depois de colar as tiras, retiramos com cuidado a máscara do rosto e preenchemos, por dentro dela, com pequenos pedaços de papéis, pincel e cola, até que se completem todos os espaços.

Colando tiras de papel

5ª MOMENTO - Recomendamos que a máscara fique secando de um dia para o outro. Depois de seca pode enfeitá-la como quiser.

Máscaras

Enfeitando as máscaras

Avaliação

Nesta atividade o professor poderá analisar se as crianças participaram da confecção das máscaras e como elas participaram.