Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bichos de artista

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA MATOS PEREIRA imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão desenvolver uma visão de como os animais, desde a época das primeiras pinturas rupestres, vem sendo representados pelo homem na arte. A proposta é mostrar animais variados, feitos por muitos artistas em épocas e técnicas diferentes, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos deverão desenvolver trabalhos neste sentido, bucando representar animais de seu convívio, estima e/ou interesse, mediante a técnica do desenho e da colagem, inspirados no livro "Bicho de artista", de Katia Canton.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de apresentar o livro aos alunos com a temática - Bichos - o professor poderá passar préviamente uma pesquisa para que os alunos tragam para a sala de aula no mínimo 4 figuras de animais de que eles mais gostam, como tarefa de casa. Assim, pode-se estabelecer um envolvimento e aquecimento no imaginário do aluno. Geralmente eles chegam para a aula já querendo mostrar os animais e contar algo sobre eles, o que enriquecerá mais a aula.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula verificando as pesquisas e imagens trazidas pelos alunos, observando seus comentários e animais de sua escolha, para estabelecer um vínculo com a proposta a ser trabalhada.

Aula 01:

• Primeiramente apresentar o livro aos alunos "Bicho de artista", de Katia Canton, que preferencialmente fará parte da lista de material de artes para utilização durante o ano letivo. O livro incentiva o pequeno leitor a observar os animais de acordo com o estilo de representação de cada época. A autora busca desde animais selvagens até os mais domesticados e revela como a natureza integrou-se no cenário da civilização.
O texto explica as técnicas utilizadas pelos artistas, por exemplo a modelagem em cera, passo a passo.

• Iniciar a temática da aula contando um pouco da história da representação dos animais na arte e distribuir os livros aos alunos.

• Fazer uma leitura em conjunto com eles, motivando-os a perceber os diferentes tipos de expressão dos artistas na arte, em suas diferentes obras (pinturas, esculturas, instalações, etc). Neste momento é possível seguir com a leitura e percepção das obras até a página 15. Refletir com eles a respeito e responder as perguntas que surgirem.

• Incentivar os alunos a observar as demais obras do livro e realizarem comentários sobre as de maior interesse.

• Entregar uma folha de jornal para cada aluno, um pincel atômico ou hidrocor e orientá-los a desenhar um animal de sua escolha, diretamente sobre o jornal.

• Recolher os desenhos e os livros ao final da aula.

Aula 02:


• Entregar os desenhos do jornal a cada aluno, juntamente com folhas de papel colorido, tamanho A4.

• Orientá-los a recortar os desenhos e realizar a colagem sobre a folha colorida.

• Depois que todos terminarem seus trabalhos, o professor poderá realizar um círculo e incentivar os alunos a apresentarem seus trabalhos individualmente, relatando o motivo da escolha de seu animal representado, tecendo comentários e/ou curiosidades sobre ele, além da relação existente com seu cotidiano. Será interessante perceber também se o aluno estabelece alguma relação entre o seu trabalho e a obra de algum artista do livro.

• Logo a seguir, estão algumas fotos de trabalhos dos alunos. Alguns alunos pedem para representar insetos como borboletas, libélulas, abelhas, etc.

ESQUILO1

GATO VERDE

BORBOLETA

PEIXE

GATO LARANJA

PORCO

Recursos Complementares

Sugestões bibliográficas:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

CANTON, Kátia. Bicho de artista. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Avaliação

  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de seus animais, verificando as idéias elaboradas. Deverá observar a capacidade de percepção no desenho de memória sobre o jornal, como também a habilidade em realizar a colagem. Analisar atenciosamente a apresentação dos alunos diante da turma, ao comentarem sobre os animais escolhidos e representados por eles.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.