Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Estas aulas t?m como objetivos estimular nos alunos: a leitura cr?tica de materiais jornal?sticos; promover a leitura e a produ??o de textos; a reflex?o ecol?gica.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
- Aula interativa;
- Filmadora ou Web Can;
- Acesso ? Internet;
- Uso de artigos jornal?sticos dispon?veis na Internet.
Motiva??o
Com os alunos sentados em roda, o professor dever? iniciar a atividade mostrando o v?deo (Fig. 1) dispon?vel abaixo, explicando que ? um v?deo produzido por alunos de uma escola de Portugal sobre fontes alternativas de produ??o de energia el?trica.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=Nu7CwJNO6UU. Acessado 01 set. 2009.
Figura 1 ? Imagem do V?deo premiado em Portugal sobre as fontes de energia renov?veis.
O v?deo, que ? uma produ??o de alunos sobre as fontes de energia renov?veis, contribui para a reflex?o da turma sobre a import?ncia de se pensar em alternativas para a produ??o da energia que usamos como combust?vel.
Ap?s a apresenta??o do v?deo, diga aos alunos que a turma poder?, atrav?s destas aulas, aprender mais sobre o assunto e tamb?m produzir um v?deo para sensibilizar as pessoas sobre a quest?o das fontes renov?veis de energia.
Atividade 1
Neste momento, o professor dever? levar os alunos para o laborat?rio de inform?tica e organiz?-los em duplas ou trios. Feito isto, sugerimos que o professor pe?a para que os alunos acessem e leiam os artigos jornal?sticos dispon?veis abaixo (Figs. 2 e 3). No momento da leitura o professor poder? instigar os alunos a grifar os principais trechos e responder algumas quest?es estabelecidas no roteiro de leitura (que se encontram abaixo de cada figura).
Recurso:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65631 Acessado em: 28 ago 2009.
Figura 2 ? Imagem da Reportagem 1: Contradi??o Marca a produ??o de energia (do Valor Econ?mico e dispon?vel no Jornal da Ci?ncia da SBPC)
Roteiro de Leitura
1 ? Qual o grande desafio dos pa?ses para a pr?xima d?cada?
2 ? E o desafio brasileiro?
3 ? Qual o grande problema da explora??o das reservas localizadas no pr?-sal?
Recurso:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65693. Acessado em: 28 ago 2009.
Figura 3 ? Imagem da Reportagem 2: Energia: esperan?a vem at? de dejetos (Artigo de Washington Novaes, publicado no Jornal O Estado de SP e dispon?vel no Jornal da Ci?ncia da SBPC ).
Roteiro de Leitura 2:
1 - Qual ? o compromisso assumido pelo governo brasileiro?
2 - Porque a tecnologia pode contribuir para a redu??o de emiss?es de poluentes?
3 - Qual a import?ncia das fontes de energia renov?veis na diminui??o de emiss?es de gases poluentes?
Ap?s a finaliza??o da atividade de leitura sugerimos que o professor pe?a para as duplas, com todos os alunos em roda, ler pelo menos uma resposta dada ao roteiro de leitura. A partir das respostas apresentadas pelos alunos o professor poder? promover um deb a te estimulando a reflex?o dos alunos. Esta atividade ? importante para que o professor possa analisar a compreens?o da turma sobre a leitura feita ao mesmo tempo que sistematiza as informa??es passadas pelos alunos conduzindo a constru??o do conhecimento.
Atividade 2
Ainda no laborat?rio de inform?tica, disponibilize para os alunos o recurso (Fig.4) dispon?vel abaixo.
Recurso:
http://www.tomeciencia.com.br/sinopse.htm. Acessado em:01 set. 2009.
Figura 4 ? Imagem do V?deo sobre alternativas energ?ticas.
O recurso ? um v?deo de um programa de televis?o produzido pelo Portal Tome Ci?ncia e que re?ne uma s?rie de especialistas para debater a quest?o da produ??o energ?tica. Os alunos poder?o assistir o primeiro bloco do programa, que tem cerca de 13 minutos de dura??o, e d? mais ?nfase a produ??o de biodisel e sua rela??o com a queda na produ??o de alimentos e sua amea?a ? biodiversidade, gerando como conseq??ncia o aumento dos pre?os dos produtos aliment?cios.
Sugest?o ao professor: Se o professor preferir ele poder? gravar em DVD e projetar para a turma em sala de aula. O professor tamb?m poder? projetar os outros blocos dispon?veis no mesmo endere?o, caso tenha tempo dispon?vel para isso.
Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor poder? estimular um debate sobre o que foi visto. O debate dever? servir para que os alunos opinem sobre o que foi visto e que, concomitantemente, o professor possa criar uma sistematiza??o do que est? sendo dito pelos alunos. O professor poder? usar algumas quest?es pontuadas abaixo para ajudar na condu??o do debate:
1 - O que ? biodisel?
2 - Qual ? a cr?tica feita ao biodisel?
3 - Quais s?o os principais cr?ticos do biodisel?
4 - Porque no Brasil a produ??o de biodisel ? diferenciada?
5 - Qual o papel da ci?ncia na produ??o de biodisel?
Essa reflex?o poder? ajudar os alunos a compreender a import?ncia das fontes renov?veis de energia e o papel do biodisel neste processo.
Atividade 3
Com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, o professor dever? pedir que escrevam um texto, baseado no que foi debatido, para ser transformado em uma apresenta??o, como se fosse um programa jornal?stico. Se o professor tiver dispon?vel na escola uma filmadora ou a webcan poder? finalizar a atividade filmando a apresenta??o produzida pelos alunos.
Sugest?o ao professor: Se for poss?vel produzir o v?deo o professor poder? port?-lo na internet por meio do site Youtube (Fig. 5). A inscri??o ? livre, basta acessar e se inscrever.
Recurso:
http://www.youtube.com/create_account. Acessado em 07 set. 2009.
Figura 5 ? Imagem da ?rea de inscri??o no Youtube.
Observamos que, se este recurso (filmadora ou webcan) n?o estiver dispon?vel a apresenta??o ser?, ainda assim, produzida de forma criativa como um telejornal (Fig. 6) ou debate de televis?o. O professor poder? sugerir para os alunos a cria??o de um cen?rio e ainda que eles convidem algum entrevistado, que poder? ser o professor da ?rea de ci?ncias ou algum pai que estuda ou trabalhe com essa tem?tic a.
Figura 6 ? Alunos fazendo uma apresenta??o nos moldes de um telejornal. Dispon?vel em: http://radiobloem.nafoto.net/images/photo20071031065052.jpg Acessado 02 set 2009.
O professor poder? sugerir uma pesquisa na Internet nos endere?os:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia#Formas_de_produ.C3.A7.C3.A3o_de_energia
A avalia??o dever? recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, come?ando pelo debate, explora??o do recurso, leitura dos textos at? o envolvimento nas produ??es textos e da apresenta??o para a turma. O professor dever? avaliar n?o s? a apropria??o no conte?do, referente as fontes renov?veis de energia, como tamb?m a capacidade individual e coletiva de apresentar sugest?es e alternativas para o problema.