Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Objetivos: introduzir os alunos do 9? ano do Ensino Fundamental, Ensino M?dio e EJA nas categorias do tipo ?argumentar?, como estabelecer rela??o entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent?-la.
Habilidades b?sicas de leitura e escrita.
Etapa 1:
Ler com o alunos o texto abaixo, retirado da Revista Veja, de 06/02/2008.
Professor: o texto pode ser lido individualmente. Sugere-se, entretanto, que cada aluno leia um trecho (par?grafo, por exemplo) em voz alta, para que todos possam
ouvir.
Se??o: Ponto de vista
Lya Luft
O medo do diferente causa conflitos por toda parte, em circunst?ncias as mais variadas. Alguns s?o embates espantosos, outros s?o mal-entendidos sutis, mas em tudo existe sofrimento, maldade expl?cita ou silenciosa, m?goa, frustra??o e injusti?a.
Cresci numa cidadezinha onde as pessoas (as fam?lias, sobretudo) se dividiam entre cat?licos e protestantes. Muita dor nasceu disso. Casamentos foram proibidos, conv?vios prejudicados, vidas podadas. Hoje, essa diferen?a nem entra em cogita??o quando se formam pares amorosos ou c?rculos de amigos. Mas, como o mundo anda em c?rculos ou elipses, neste momento, neste nosso pa?s, muito se fala em uma quest?o que estimula tristemente a diferen?a racial e social: as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou sa?dos de escolas p?blicas. O tema libera muita verborragia populista e burra, produz frustra??o e hostilidade. Instiga o preconceito racial e social. Todas as "bondades" dirigidas aos integrantes de alguma minoria, seja de g?nero, ra?a ou condi??o social, real?am o fato de que eles est?o em desvantagem, precisam desse destaque especial porque, devido a algum fator que pode ser de ra?a, g?nero, escolaridade ou outros, n?o est?o no desejado patamar de autonomia e valoriza??o. Que pena.
Nas universidades inicia-se a batalha pelas cotas. Alunos que se sa?ram bem no vestibular ? s? quem j? teve filhos e netos nessa situa??o conhece o sacrif?cio, a disciplina, o estudo e os gastos implicados nisso ? s?o rejeitados em troca de quem se saiu menos bem mas ? de origem africana ou vem de escola p?blica. E os outros? Os pobres brancos, os remediados de origem portuguesa, italiana, polonesa, alem?, ou o que for, cujos pais lutaram duramente para lhes dar casa, sa?de, educa??o?
A id?ia das cotas refor?a dois conceitos nefastos: o de que negros s?o menos capazes, e por isso precisam desse empurr?o, e o de que a escola p?blica ? p?ssima e n?o tem salva??o. ? uma id?ia esquisita, mal pensada e mal executada. Teremos agora fam?lias brancas e pobres para as quais perder? o sentido lutar para que seus filhos tenham boa escolaridade e consigam entrar numa universidade, porque o lugar deles ser? concedido a outro. Mais uma vez, relega-se o estudo a qualquer coisa de menor import?ncia.
Lembro-me da fase, h? talvez vinte anos ou mais, em que filhos de agricultores que quisessem entrar nas faculdades de agronomia (e veterin?ria?) ali chegavam atrav?s de cotas, pela chamada "lei do boi". Constatou-se, por?m, que verdadeiros filhos de agricultores eram em n?mero reduzido. Os beneficiados eram em geral filhos de pais ricos, donos de algum s?tio pr?ximo, que com esse recurso acabaram ocupando o lugar de alunos que mereciam, pelo esfor?o, aplica??o, estudo e nota, aquela oportunidade. Muita injusti?a assim se cometeu, at? que os pais, entrando na Justi?a, conseguiram por liminares que seus filhos recebessem o lugar que lhes era devido por direito. Finalmente a lei do boi foi para o brejo.
Nem todos os envolvidos nessa nova lei discriminat?ria e injusta s?o respons?veis por esse desmando. Os alunos beneficiados t?m todo o direito de reivindicar uma possibilidade que se lhes oferece. Mas o triste ? serem massa de manobra para um populismo interesseiro, v?timas de desinforma??o e de uma vis?o estreita, que os deixa em m? posi??o. N?o entram na universidade por m?rito pessoal e pelo apoio da fam?lia, mas pelo que o governo, melancolicamen te, considera defici ?ncia: a ra?a ou a escola de onde vieram ? esta, ali?s, oferecida pelo pr?prio governo.
Lamento essa trapalhada que prejudica a todos: os que s?o oficialmente considerados menos capacitados, e por isso recebem o piru lito do favorecimento, e os que ficam chup ando o dedo da frustra??o, n?o importando os anos de estudo, a batalha dos pais e seu m?rito pessoal. Meus p?sames, mais uma vez, ? educa??o brasileira.
Vocabul?rio:Nefasto: sinistro, funesto, tr?gico.
Verborragia (ou verborr?ia): uso de uma quantidade excessiva de palavra e de enorme flu?ncia para dizer coisa de pouco contudo ou import?ncia;
Texto dispon?vel em:
http://veja.abril.com.br/060208/ponto_de_vista.shtml
Etapa 2 : A partir da leitura do texto, desenvolver com os alunos por escrito as seguintes quest?es.
1) Qual ? o ponto de vista defendido pela autora em rela??o ?s cotas?
2) Retire do texto dois argumentos usados pela autora para defender sua tese.
3) No quinto par?grafo, a autora faz uma compara??o para defender seu ponto de vista. Explique essa compara??o e mostre como ela refor?a a id?ia que ela combate nesse texto.
4) O que aconteceu com a lei do boi? Por qu??
5) Ap?s a resolu??o dos exerc?cios anteriores, podemos afirmar que o texto ? predominantemente:
a) narrativo
b) argumentativo
c) expositivo
d) instrucional
6) Releia o trecho abaixo:
N?o entram na universidade por m?rito pessoal e pelo apoio da fam?lia, mas pelo que o governo, melancolicamente, considera defici?ncia: a ra?a ou a escola de onde vieram ? esta, ali?s, oferecida pelo pr?prio governo.
A palavra esta ? um elemento anaf?rico, ou seja, retoma uma palavra ou id?ia anterior. A palavra retomada ?:
a) ra?a
b) escola
c) defici?ncia
d) governo
7) Por qual palavra podemos substituir a palavra grifada no trecho abaixo, sem altera??o de sentido?
O tema libera muita verborragia populista e burra, produz frustra??o e hostilidade. Instiga o preconceito racial e social.
a) falsidade
b) simpatia
c) inimizade
d) problema
8) Leia o trecho abaixo:
Lamento essa trapalhada que prejudica a todos: os que s?o oficialmente considerados menos capacitados, e por isso recebem o pirulito do favorecimento, e os que ficam chupando o dedo da frustra??o, n?o importando os anos de estudo, a batalha dos pais e seu m?rito pessoal.
- O termo grifado refere-se a :
Sugest?es de leitura sobre argumenta??o:
GARCIA, O. M. Aprender a escrever ? aprender a pensar. In: _______. Comunica??o em prosa moderna. 13 ed. S?o Paulo: FGV, 2000.
NICOLA, J.; TERRA, E. Pr?ticas de linguagem: leitura e produ??o de textos. S?o Paulo: Scipione, 2001.
RIBEIRO, R. M. A constru??o da argumenta??o oral no contexto de ensino. S?o Paulo: Cortez, 2009.
Pedir aos alunos que escrevam um texto argumentativo para defender seu ponto de vista sobre o pol?mico tema das COTAS. Seguir as instru??es abaixo:
- seu texto ser? escrito para responder ? seguinte pergunta: ?voc? ? a favor ou contra COTAS nas universidades p?blicas??;
- d? um t?tulo e fa?a uma breve introdu??o;
- d? dois ou tr?s argumentos para defender seu ponto de vista;
- termine seu texto com uma boa conclus?o;
- lembre-se de utilizar a norma padr?o, tendo aten??o com ortografia, acentua??o e estrutura??o de par?grafos !!!
Na corre??o dos textos, verificar se o aluno:
- escreveu na norma padr?o da l?ngua portuguesa;
- colocou t?tulo;
- fez introdu??o;
- introduziu ponto de vista sustentado por dois argumentos;
- fez conclus?o.
OBS: Professor: o texto acima pode ser enviado a algum ve?culo como um jornal ou revista da escola. Caso n?o haja, seria interessante fazer uma exposi??o dos textos num mural ou, mesmo, realizar uma troca de textos em turmas diferentes, para que as opin?es dos colegas possam circular na escola.
Etapa 3: essa ? uma excelente oportunidade para fazer REESCRITA coletiva.
- Ap?s a corre??o pelo professor, selecionar dos textos produzidos 10 trechos de variados alunos para reescrita em sala de aula (pode-se enfocar uso da v?rgula, a ortografia, a estrutura das frases, divis?o de par?grafos, acentua??o etc). Digitar ou passar no quadro os trechos e corrigir coletivamente. Os alunos v?o dando sugest?es e o professor vai conduzindo a atividade e adaptando os trechos de acordo com a norma padr?o.