Portal do Professor

Início do Conteúdo

Passa, tempo - tic-tac

Autor e Co-autor(es)

Gra?a Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo
? Reconhecer e utilizar medidas de tempo
? Realizar convers?es simples

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o destas aulas. Contudo, ? importante salientar que ? importante que os alunos j? estejam alfabetizados para participar destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

Leitura da poesia musicada O rel?gio de Vinicius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
N?o atrasa
N?o demora
Que j? estou
Muito cansado
J? perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac . . .

Obs: A poesia musicada O rel?gio, de Vinicius de Moraes pode ser encontrada em http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87218/

Explorar a poesia, encaminhando a discuss?o para que percebam o tic-tac do rel?gio.
Perguntas que podem dar sequ?ncia ? discuss?o:
Quem usa rel?gio?
Todos os rel?gios s?o iguais?
Para que usamos os rel?gios?
Ser? que o rel?gio sempre existiu?
Como as pessoas contavam o tempo antigamente?
Que tal uma pesquisa para descobrirmos mais sobre os rel?gios?

Sugest?o: http://cienciahoje.uol.com.br/view/665, onde voc? encontrar? a mat?ria O tique-taque dos velhos tempos
Resumo: Voc? conseguiria contar a passagem das horas sem o ritmo ditado pelos rel?gios? A CHC 107 mostra que isso ? poss?vel! Os povos antigos observavam a natureza para marcar o tempo: eles criaram rel?gios baseados no movimento do sol e nas estrelas. No entanto, antes de usar os astros, existiam objetos para marcar fra??es de tempo que funcionavam com areia e com ?gua. Muitos destes instrumentos v?m orientando a inven??o de novos rel?gios. Leia logo esta mat?ria para saber como os povos antigos mediam o tempo!

Aqui os alunos poder?o conhecer a diversidade de rel?gios que j? existiram e aqueles que s?o usados hoje em dia.
Esta atividade dever? ser realizada com a turma dividida em grupos, assim, cada grupo apresentar? para o outro seu registro das descobertas mais interessantes e ainda criar uma maneira de marcar o tempo e apresent?-la para a turma.
Caso seja poss?vel, pedir que tragam diferentes tipos de rel?gio para uma pequena exposi??o.


Segunda aula

Marcando o tempo, o uso do rel?gio...

A- Com o aux?lio de um rel?gio grande, observar quantos minutos cabem dentro de uma hora.
B- Com um rel?gio de pulso descobrir qual ? a unidade de tempo menor que um minuto e quantas vezes esta unidade cabe dentro de um minuto.
C- Numa folha branca, pe?a que seus alunos registrem as suas atividades durante um dia inteiro, com o registro da hora em que aconteceram.
Por exemplo:
11 horas ? Tomei banho
12 horas ? Sa? de casa para a escola
12 horas e 10 minutos ? Cheguei ? escola

Esta atividade proporciona a explora??o dos conte?dos relacionados a convers?o das horas, dos minutos e dos segundos. Elaborar problemas de acordo com as dados registrados. Brincar oralmente.
Exemplos:
a- Marcos gastou 10 minutos para vir de casa at? a escola. Se um minuto tem 60 segundos, quantos segundos Marcos gastou neste trajeto?
b- Se uma hora tem 60 minutos e n?s gastamos 40 minutos para ler e apresentar as pesquisas sobre os rel?gios, quantos minutos ainda faltam para completar uma hora?


D- Explorar com eles um rel?gio de ponteiros: ponteiro dos minutos, ponteiro das horas. Mostrar que estes rel?gios s?o divididos em doze partes que podem ser numeradas com algarismos ar?bicos ou romanos (I a XII). Mostrar que os ponteiros giram para a direita, que a cada hora, o ponteiro dos minutos d? uma volta completa no marcador e que cada uma das doze partes (n?meros) correspondem a cinco minutos para o ponteiro maior (aquele que marca os minutos)...


? importante que a cada atividade realizada, os alunos registrem suas descobertas em seus cadernos ou em qualquer outro tipo de material individual utilizado pelos alunos.

Para que a no??o de tempo seja constru?da, ? necess?rio que estas atividades se deem durante todo o decorrer do ano letivo. Assim como ? muito interessante ter na sala de aula diferentes rel?gios e marcar, sempre que poss?vel, a hora e os minutos: hora em que bate o sinal do recreio, o in?cio de uma atividade, o final de outra...

Recursos Complementares

Que tal um passeio virtual pelo museu do rel?gio?
http://www.dimep.com.br/passeio_virtual.php

Avaliação

Durante todo o processo e na intera??o com os alunos, o professor deve observar se os objetivos est?o sendo atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados e se est?o envolvidos com as atividades.
? fundamental tamb?m que alguns dos registros feitos durante o processo das aulas sejam individuais. Ler estes registros ser? uma excelente forma de avaliar a aprendizagem de seus alunos.