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Pontos notáveis do triângulo

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Determinar o Incentro em qualquer triângulo;
• Determinar o Cicuncentro em qualquer triângulo;
• Determinar o Ortrocentro em qualquer triângulo;
• Determinar o Baricentro em qualquer triângulo;

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Ângulos
• Ponto médio
• Reta perpendicular
• Altura de um triângulo
• Segmento de reta
• Reta

Estratégias e recursos da aula

Em sala (1 aula)

               Professor, apresente um problema para que os alunos possam refletir sobre o assunto, com por exemplo:

               Professor, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.prof2000.pt/users/secjeste/modtri01/Index.htm. Neste sítio temos todo o conteúdo para o estudo sobre triângulos, mas oriente para que eles acessem a opção “Pontos notáveis do triângulo” e leiam o tópico.

               Professor, comente com seus alunos eu o baricentro é considerado o centro de equilíbrio do triângulo. Veja a seguir como isso pode ser verificado por eles:

     1) Peça a eles que desenhem em uma cartolina um triângulo com os lados medindo 26 cm, 20 cm e 24 cm. Em seguida, encontramos o ponto médio de cada lado do triângulo.
     2) Com a régua, eles devem traçar um segmento unindo o ponto médio de cada lado do triângulo ao vértice oposto, ou seja, traçar as medianas do triângulo.
     3) Recortar o triângulo. Depois, fazer um furo no ponto em que as medianas se cruzam, ou seja, no baricentro.


     4) Passar um barbante por esse furo e dar um nó em uma das extremidades. Suspendendo o triângulo pela outra extremidade do barbante, ele ficará na posição de equilíbrio, ou seja, na horizontal.

No laboratório de informática (2 aulas)

               Professor, para que os alunos possam fazer a análise dos diversos casos de redução para o primeiro quadrante, utilizaremos o GeoGebra, para consolidar os conhecimentos teóricos vistos nos links anteriores. Vamos realizar uma atividade no laboratório de informática utilizando um software de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/  o GeoGebra. Ele é para se utilizar em ambiente de sala de aula. Ele reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart).

               No caso desta atividade, tenha instalado previamente o GeoGebra em todos os computadores do laboratório de informática. Como documentação do software, temos:
                    • O manual disponível em http://www.geogebra.org/help/docupt_BR.pdf e outro http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf, este em português de Portugal, mas um pouco mais completo;
                    • Uma apostila sobre a utilização esta disponível em http://www.tinaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2008/11/apostilageogebra_2007.pdf, ne sta apostila temos várias atividades utilizando o software, e
                    • Um guia rápido de comandos, disponível em http://cattai.mat.br/site/files/geogebra/guia_rapido_geogebra.pdf.

               Professor, as atividades a serem realizadas no GeoGebra estão descritas em um documento disponível em http://www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000046.pdf.

               Professor, após realizar as atividades, questione aos seus alunos:
                    • Dos quatro pontos notáveis que construídos, quais são os que ficam sempre no interior do triângulo?
                    • Tente arranjar uma justificação para que isso aconteça.
                    • Na construção do circuncentro, traçamos as mediatrizes de cada lado do triângulo. O que acontece quando movimentamos os vértices?
                    • Na construção do incentro, traçamos as bissetrizes de cada um dos ângulos do triângulo. O que acontece quando movimentamos os vértices? Será que isso acontece em todos os triângulos ?

                    • Na construção do baricentro, unem-se cada vértice ao ponto médio do lado oposto. Quando movimentamos os vértices do triângulo, o que acontece?
                    • E no ortocentro? O que acontece quando movimentamos os pontos.

Recursos Complementares

Avaliação

• Atividades em sala.
• Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
• Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs sobre o assunto. Caso queira utilizar algum Blog já existente, sugerimos sítio http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080614092151AAvfxI7