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ESTRESSE Parte 3 ? Tipos de Stress / Adolesc?ncia

Eziquiel Menta

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

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TELEMACO BORBA - PR

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

ROSANGELA MENTA MELLO

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TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer diferentes rea??es pessoais para o estresse, identificar o os ?Tipos de Stress? e conhecer estrat?gias para super?-los.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Estudantes n?o s? falam de ESTRESSE, mas tamb?m o sentem.

Inicie a aula propondo uma din?mica que leva os alunos a refletirem sobre os sintomas presentes em situa??es de estresse.

Divida a turma em grupos e distribua para cada grupo um cartaz (de aproximadamente 30cm X 50cm) com o desenho de um contorno humano. Distribua tamb?m pequenos pap?is autocolantes e pinc?is at?micos.
Simule que nesse momento os alunos estar?o em uma situa??o de ESTRESSE, como por exemplo uma prova final que determinar? sua aprova??o.
Cada grupo dever? escrever nos pap?is autocolantes todos os sintomas que podem perceber em si pr?prios nessa situa??o, como por exemplo: m?os suadas, cora??o acelerado, dor de est?mago, tontura, falta de ar, diarr?ia, etc.
Os sintomas escritos dever?o ser colados no contorno humano.
Em seguida cada grupo apresenta para a turma seu cartaz, comentando sua produ??o. (veja foto)

A partir dos dados apresentados na pr?tica social inicial lance as seguintes quest?es:

? Todos n?s temos os mesmos sintomas quando estamos ESTRESSADOS?
? Quais os diferentes tipos de ESTRESSE nas pessoas?
? Que fen?menos biol?gicos desencadeiam os sintomas do ESTRESSE?

Ap?s a atividade anterior e a discuss?o sugerida na problematiza??o, explique para os alunos os conceitos a seguir.

Os fatores que desencadeiam o ESTRESSE serviam originalmente para preparar o organismo para uma resposta r?pida frente a uma situa??o ambiental: ataque ou fuga instintiva (isso desde o homem primitivo).
Para dar essa resposta imediata e possibilitar a sobreviv?ncia, o organismo apresenta rea??es como:

? Libera??o abrupta do horm?nio adrenalina;
? Aumento da press?o arterial pela mudan?a na atividade do cora??o;
? Dilata??o dos br?nquios e maior atividade respirat?ria;
? Aumento da glicemia por meio da gliconeog?nese (produ??o de glicose) no f?gado e m?sculos;
? Aumento da temperatura corporal;
? Diminui??o da atividade do trato digestivo.

Essas rea??es duram o tempo que os fatores estressantes durarem ou enquanto as reservas do organismo forem suficientes. Assim que for alcan?ada uma situa??o favor?vel novamente, as fun??es do organismo tendem a voltar ao normal. Mesmo as disfun??es psicossom?ticas como dor de cabe?a, de est?mago e agressividade, tendem a desaparecer.
Entretanto, se a situa??o que desencadeia o estresse permanece, a resist?ncia do organismo pode perecer. Como consequ?ncia surgem os problemas de sa?de. Esses problemas podem ser desde uma simples caspa at? uma depress?o do sistema imunol?gico.
Hoje em dia, dificilmente o homem consegue se livrar dos fatores estressantes por uma simples fuga. Mesmo assim, as rea??es do corpo permitem uma resposta r?pida e mais forte nas decis?es em situa??es de estresse ? como, por exemplo, em profiss?es como pilotos de avi?o e cirurgi?es.
Estudiosos afirmam que, em situa??o de estresse, participam dois horm?nios importantes produzidos pelas gl?ndulas supra-renais: a adrenalina e o cortisol.
Assim podem ser identificados dois ?tipos de indiv?duos? para o ESTRESSE: o tipo 1 (Tipo ADRENALINA ? ativo, impaciente, com risco de desenvolver doen?as cardiovasculares) e o tipo 2 (Tipo CORTISOL ? indefeso, sujeito a infec??es e de senvolvimento de c?n cer)

Quem consegue identificar em si pr?prio um ?tipo? de estresse, pode desenvolver formas pessoais para combat?-lo, como por exemplo: gerenciar melhor o seu tempo (para o tipo Adrenalina) ou praticar um esporte (para o tipo ? Cortisol).

(Adaptado de: Unterricht Biologie, Abril ? 2002)

Ap?s explicar os conceitos acima, apresente a tabela a seguir e descreva os dois tipos de ESTRESSE de acordo com o tipo de horm?nio produzido pelo organismo.

Aula 2

Divida a turma em dois grupos.
Oriente para que um dos grupos pesquise sobre a ADRENALINA e outro grupo sobre o CORTISOL.
Cada grupo dever? preparar uma apresenta??o para a turma destacando os pontos a seguir:

? Qual a a??o da ADRENALINA / CORTISOL no organismo?
? Qual a rela??o desse horm?nio com o ESTRESSE?

GRUPO 1 - ADRENALINA

Inicialmente dever?o navegar nos recursos imagem e anima??o do Portal do Professor, nos links e endere?os abaixo:

Adrenalina

 recursos/mec_3342/adrenalina.jpg

Dica! ? A imagem da mol?cula de adrenalina dispon?vel no portal permite uma visualiza??o em 3D. Em outro momento os alunos poder?o visualiz?-la nesse formato utilizando um ?culos de f?cil confec??o com cartolina, papel celofane vermelho e azul. Solicite que seus alunos criem em casa, ?culos 3D, tais como o modelo dispon?vel em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL25699-5603,00.html

Adrenalina 1: vis?o geral

 
recursos/10245/adrenalina.swf

Em seguida poder?o explorar os s?tios sugeridos abaixo ou outros atrav?s de navegadores de busca.

Revista eletr?nica do Departamento de Qu?mica ? UFSC (acessada em 12.09.09)
ADRENALINA - a mol?cula da a??o
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html

Infoescola ? ADRENALINA (acessada em 12.09.09)
http://www.infoescola.com/hormonios/adrenalina/

Superinteressante online ? Abril (acessada em 12.09.09)
Adrenalina: Lutar ou amarelar
http://super.abril.com.br/saude/adrenalina-lutar-ou-amarelar-442996.shtml


GRUPO 2 - CORTISOL

Inicialmente dever?o navegar nos recursos de anima??o do Portal do Professor, nos links e endere?os abaixo:

Cortisol 2: a??o no m?sculo

 recursos/10452/cortisol_musculo.swf

Cortisol 1: a??o no f?gado

 recursos/10453/cortisol_figado_musculo.swf


Em seguida poder?o explorar os s?tios sugeridos abaixo ou outros atrav?s de navegadores de busca.

Estad?o online (acessado em 12.09.09)
Deu branco? A culpa ? do cortisol
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,deu-branco-a-culpa-e-do-cortisol,423930,0.shtm

Not?cia Online (acessado em 12.09.09)
O STRESS E O CORTISOL! CUIDADO
http://www.noticiadamanha.com.br/capa/lecoluna.asp?ID=44840

CORTISOL COMO VARI?VEL EM PSICOLOGIA DA SA?DE (acessado em 12.09.09)
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/psd/v7n2/v7n2a02.pdf

Cl?nica Masci (acessada em 12.09.09)
O estresse e seu c?rebro
http://www.masci.com.br/si/site/0307


Aula 3

Organize a turma para a realiza??o das apresenta??es sobre os temas pesquisados.

Proponha que os alunos realizem um teste semanal de estresse.
Para cada dia da semana os alunos consideram 15 itens de uma lista e marcam ?X? em uma tabela para aqueles que estiverem sentindo. Cada marca vale um ponto. Ao final de uma semana dever?o somar todos os pontos e verificar o resultado.

Quando chega o fim do dia voc? conclui que
1. sente que dormiu pouco de noite.
2. se aborreceu no caminho da escola.
3. se aborreceu na escola.
4. precisou trabalhar sob press?o.
5. teve que suportar barulho.
6. teve pouco tempo para fazer as tarefas e outras atividades.
7. praticamente n?o se movimentou.
8. comeu alimentos gordurosos e doces.
9. teve problemas com seus colegas de classe.
10. teve que trabalhar muito.
11. se aborreceu com pais, irm?os ou outros familiares.
12. duvidaram das suas habilidades.
13. sentiu dor de est?mago ou de cabe?a.
14. teve que apresentar um trabalho e responder uma prova.
15. se sentiu respons?vel pelos outros.

Modelo da tabela:

Resultados:

1 ? 20 pontos: Parab?ns! Mas em que planeta voc? vive para ter t?o pouco estresse? Ou talvez voc? nem percebe que est? em uma situa??o de estresse. Talvez ainda um pouco de estresse possa melhorar seu desempenho.
21 ? 44 pontos: Comparando com muitas outras pessoas voc? desenvolve relativamente pouco estresse. Cuidado para essa situa??o n?o piorar.
45 ? 64 pontos: Aten??o! Voc? j? deve procurar reduzir o estresse, sen?o h? grande chance de ficar doente.
Mais de 65 pontos: Cuidado! Voc? j? est? bem afetado pelo estresse. Mude logo seu estilo de vida. Com certez a existem fatores de estresse na tabela que voc? deve conseguir reduzir ou eliminar. Se voc? j? se sente doente deveria buscar ajuda m?dica logo.

(Adapta??o de: Unterricht Biologie ? abril de 2002)

A partir dos resultados do teste promova uma breve discuss?o:

? Quantos alunos tiveram um resultado que indica alto estresse?
? Por que reagimos de maneira distinta frente a situa??es de estresse?
? O que podemos fazer para reagir positivamente evitando o estresse?


IMPORTANTE: na verdade n?o ? objetivo principal desta aula identificar ?seu tipo de estresse?, considerando que existem tipos intermedi?rios dos que foram apresentados. Importante ? que o aluno reconhe?a em si ?sintomas? do estresse ou que podem desencadear o estresse, buscando assim, meios de evit?-lo ou super?-lo.

Solicite que os grupos elaborem um MAPA CONCEITUAL a partir da palavra ESTRESSE, relacionado os tipos de estresse, os horm?nios envolvidos, as suas consequ?ncias e preven??o.

Veja mais em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais  (acessado em 12/08/2009)

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Adrenalina 1: vis?o geral Anima??o/simula??o
Adrenalina Imagem
Cortisol 2: a??o no m?sculo Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Estresse diminui resist?ncia a infec??es e reduz criatividade
http://www.cecm.usp.br/~lburatto/Folha/Estresse/estresse.html

Avaliação

As apresenta??es realizadas na aula 3 sobre os temas pesquisados permitir?o avaliar o grau de compreens?o sobre os conhecimentos adquiridos. Combine antecipadamente com os alunos os crit?rios que ser?o avaliados nessa apresenta??o, como por exemplo: dom?nio do conte?do, clareza no desenvolvimento do tema, objetividade, adequa??o ao tempo, entre outros que podem ser estabelecidos antes das apresenta??es.
O mapa conceitual produzido pelos grupos com os conceitos trabalhados tamb?m poder? ser ?til para demonstrar o desempenho dos alunos na realiza??o das atividades propostas.