Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quebra-Cabe?a e Reciclagem

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doesher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poder?o aprender como a coleta seletiva do lixo deve ser feita e qual ? a sua import?ncia para a natureza. O recurso utilizado ? importante para que os alunos trabalhem com o racioc?nio l?gico e coordena??o motora.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estas aulas s?o introdut?rias aos assuntos ligados a Reciclagem e Coleta Seletiva do lixo.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.

AULA 1

Atividade 1

Inicialmente o professor apresentará o tema da aula, isto é “Reciclagem”, e perguntará aos alunos o que eles sabem sobre este assunto.
Ao apresentar o quebra-cabeça aos alunos, o professor deve dizer que ao final de sua montagem eles aprenderão onde se inicia o processo de seleção do lixo, criando um clima de mistério!

Recurso:

 

Após a atividade, em que todos os alunos tiveram tido o tempo suficiente para montar o quebra-cabeça, o professor poderá conversar com os alunos sobre a coleta seletiva e perguntar qual era a mensagem que havia após a montagem do quebra-cabeça. E então fazer uma explicação do que venha a ser coleta seletiva. 

Atividade 2

O professor poderá neste momento fazer uma enquete para saber em quais residências (dos alunos da sala) há coleta seletiva do lixo.

Esta é uma aula que pode ser trabalhada com alunos que tenham alguma deficiência, pois trabalha com diferentes competências. 


 

link do recurso no Portal do Professor: recursos/mec_3743/Puzzle%20das%20casas.swf  

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Puzzle das casas Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sugere-se que o professor disponha aos alunos materiais para a confec??o de cartazes, elaborado pelos alunos, para colocar o resultado da enquete feita na sala de aula.

Avaliação

A avalia??o para estas aulas pode ser feita nos momentos das atividades, por meio da participa??o dos alunos nas mesmas.