Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
AULA 1
ATIVIDADE 1
O professor dever? exibir no quadro 0 poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade ou entreg?-lo xerocopiado:
QUADRILHA
Jo?o amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que n?o amava ningu?m.
Jo?o foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que n?o tinha entrado na hist?ria.
Fonte: Reuni?o. 10. ed. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1980. p. 191.
1- Ap?s feita a leitura do texto, o professor dever? explorar oralmente a compreens?o do texto. Em seguida, dever? perguntar aos alunos quem reconhece, no texto, algum pronome relativo. Se os alunos reconhecerem o que como pronome, perguntar se eles sabem qual a fun??o desse pronome. Na sequ?ncia, o professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica e pedir que pesquisem sobre outros pronomes relativos ? emprego e fun??o. Ainda no laborat?rio, o professor dever? solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto.
http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm
2- Para exercitar o aprendizado, que n?o deve ser feito somente com base em regras gramaticais, o professor poder? informar que nem sempre o que ? pronome relativo. S? o ser? se puder ser substitu?do por outro pronome relativo, isto ?, se estiver substituindo uma outra palavra. O professor dever? trabalhar o conte?do em trechos e textos que poder?o incentivar o aluno a refletir sobre o uso dos pronomes relativos e, com isso, perceber os efeitos de sentido desses em um texto.
Sugest?es de charges com temas atuais para explorar o assunto:
Dispon?veis em:
http://chargesprotestantes.blogspot.com/
CHARGE 1
CHARGE 2
Importante: O professor deve se preparar para explorar as charges, atentando-se para o uso do pronome e o efeito de sentido que possiblita para a interpreta??o do texto.
AULA 2
ATIVIDADE 1:
O professor poder? apresentar aos alunos atividades que os ajudem a identificar os diferentes pronomes relativos e quando eles devem ser precedidos de preposi??o. Apresentamos abaixo um exerc?cio que, embora tradicional, tem o objetivo de fazer com que o aluno veja como a frase fica melhor sem repeti??es desnecess?rias.
Exerc?cio de fixa??o:
Una as ora??es abaixo com os pronomes relativos que, o(a) qual, os(as)quais, onde, cujo, quem. Veja o modelo:
Fui a Uberl?ndia. M?nica mora em Uberl?ndia. Fui a Uberl?ndia onde M?nica mora.
Lutavam por direitos. Todos precisavam de seus direitos. Lutavam por direitos de que todos precisavam.
1. Essa ? a mulher. A amiga da mulher ? respeitada me ligou. ______________________
2. Vilma falou de sua luta. Sua luta por mim. __________ _____________________ ____
3. Era um garoto. O pai do g aroto fugiu. _______________________________________
4. Desligou a televis?o. O barulho da televis?o atrapalhava meu sono.________________
5. Referia-se ? namorada. Acreditava na integridade da namorada.__________________
6.&nbs p;O cobrador olh ava para o passageiro. O passageiro reclamava.___________________
7. A mulher comprou o sapato. Queria o sapato. ________________________________
8. Tenho saudades da Bahia. Eu vim da Bahia. _________________________________
9. Ele tinha um carro. Ele precisava do carro.___________________________________
10. Este ? o aluno. O pai do aluno me escreveu. _________________________________
ATIVIDADE 2
Atividade de produ??o de texto:
Propor aos alunos que produzam um texto explicando o humor contido na charge 2, atentando para o emprego correto do pronome relativo. Os alunos dever?o entregar o texto produzido ? professora para corre??o.
Importante: As produ??es dos alunos ser?o corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois, com a autoriza??o desses estudantes, expostas no mural da classe ou em outro local apropriado. As produ??es podem tamb?m ser selecionadas para serem divulgadas no Jornal da escola.
Os alunos ser?o avaliados pela participa??o nas aulas, na realiza??o dos exerc?cios, e, individualmente, por meio da produ??o de texto. Ao avaliar o aluno, o professor deve atentar-se para a import?ncia do uso correto dos pronomes nos textos e n?o para a decoreba de regras gramaticais.